quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

QUEM É ETTY HILLESUM?



Na missa do último domingo, iniciando o periodo da páscoa, o Papa Bento XVI fêz referência a essa Holandesa, Judia, massacrada com os seus familiares pelo Nazismo quando invadiram esse País, também, terra da heroína Anne Frank! Por sinal, em outubro de 2012, estive visitando o seu Museu, onde era a sua residência, juntamente com os seus familiares, seu Pai, um contador de empresas! O refúgio era onde funcionava o escritório de trabalho, uma área de, no máximo, 8 m2, onde viveram, por mais de dois anos, escondidos, na escuridão total, quase sem pronunciarem uma só palavra para não serem descobertos pela policia ou vizinhos: ela, seu irmão, seus pais e mais um casal de amigos, cuja porta era falsa, substituida por um armário que se abria! Um dia, um vizinho, ao ouvi um ruído provocado por um deles, os denunciou à Gestapo, onde todos foram para o CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE AUSCHWTZ e todos assassinados!
Mas, vamos continuar com outra vítima do nazismo: ETTY HILLESUM, outra extraordinária heroína: "A MINHA VIDA É UMA SUCESSÃO DE MILAGRES INTERIORES! E continua: "QUALQUER SITUAÇÃO, POR MUITO MISERÁVEL QUE SEJA, É ABSOLUTA E CONTÉM EM SI O BEM E O MAL". E continua com as suas extraordinárias memórias: "DEUS MEU, FIZESTE-ME TÃO RICA, DEIXA-ME POR FAVOR, PARTILHAR GENEROSAMENTE ESSA RIQUEZA. A MINHA VIDA TORNOU-SE UM DIÁLOGO ININTERRUPTO CONTIGO, MEU DEUS, UM GRANDE DIÁLOGO" Quando já estava chegando o seu dia final, próxima a data da sua saída do campo de glimmen, UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO PROVISÓRIO, NA DIVISA DA HOLANDA COM A AÚSTRIA, que era uma espécie de depósito de seres humanos para serem selecionados, uns, em melhores condições, para trabalhos escravos, e outros, mulheres , crianças e velhos para o CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DE AUSCHWTZ, um verdadeiro inferno, fábrica de assassinatos, ela meditou mais uma vez: "abro a bíblia ao acaso e eis o que encontro: o senhor é o meu alto refúgio. estou sentada em cima da minha mochila, no meio do vagão cheio. o pai, a mãe e o mischa estão nos vagões mais á frente. a partida acabou por chegar inesperadamente. de ordens repentinas de haia, especialmente para nós. deixamos o campo a cantar, o pai, a mãe firmes e calmos, tal como o mischa. viajaremos durante três dias. Obrigada pelos vossos cuidados. Amigos que ficaram para trás hão de escrevr para Amisterdã; talvez venhas a recebr notícias por eles. E pela minha última carta longa. Até à vista, de nós os quatdro. Etty" (Ela jogou tudo que tinha escrito, por uma brecha no vagão do trem que a transportava, e, alguém, meses depois, os encontrou!). Mas, há mais relatos: "Nessa tarde fiz uma vez mais a ronda pelo meu barracão-hospital, indo de cama em cama. Quais as que ficariam vazias no dia seguinte? As listas de transporte nunca são reveladas senão no último momento; ainda assim, alguns sabem antecipadamente que terão de partir. Uma menina chama-me. Está sentada na cama, muito direita, de olhos arregalados. A menina tem pulsos finos e um rostinho estreito e transparente. Está parcialmente paralisada, começava justamente a reaprender a andar, apoiando-se a duas enfermeiras, passso a passo. Já sabe^Tenho que ir?, diz-me, sussurando. Como^Tu tens de ir? Olhamos por momentos uma para a outra, incapazes de falar. O seu rosto como que desapareceu; ela é apenas olhos. Então, volta a falar, com uma vozinha moncórdica e abafada: QUE PENA QUE TUDO O QUE APRENDEMOS NA VIDA TENHA SIDO EM VÃO, NÃO ACHA? E, É TÃO DIFÍCIL MORRER, NÃO É?

Etty ainda nos diz; "AFIRMEI UMA VEZ PARA MIM MESMA , EM VOZ ALTA, A MEIO DA NOITE, CONSTATANDO COM CERTA SOBRIEDADE: POIS, AGORA ESTOU NO INFERNO", e continuou: "DEUS NOSSO SENHOR COMPREENDERÁ, CERTAMENTE AS MINHAS DÚVIDAS NUM MUNDO COMO ESTE, NÃO ACHA?". Ao caminhar perdida entre os barracões, Etty olha a humanidade, não como realidade vaga e abstrata, mas como um lugar de exigência de amor, de compreensão, de cuidado e de entrega. Mas não se trata apenas de olhar, e nos manda outra mensagem: "OLHAMOS PARA DIANTE, MAS NÃO SERIA MELHOR, POR VEZES, OLHARMOS MAIS PARA TRÁS E PARA DENTRO DE NÓS?". E, já entrando no trem que a levaria para a morte, outra linda mensagem encontrada , também, jogada nessa ferrovia da morte, escrita por um anônimo: "CONVERSANDO ALEGREMENTE, RINDO, COM UMA PALAVRA AMÁVEL PARA TODOS OS QUE ENCONTROU PELO CAMINHO, CHEIA DE HUMOR VIBRANTE, TALVEZ COM APENAS UM PEQUENO TOQUE DE MELANCOLIA, MAS ERA MESMO A NOSSA ETTY, COMO TODOS VOCÊS A CONHECEM", E, para concluir este triste e lindo texto, ela nos fêz outra extraordinária frase, lembrada pelo Papa Bento XVI: "POR QUE NÓS, NOS MOMENTOS DE FELICIDADES, COM GANHOS MATERIAIS, PROCURAMOS ESCONDER DEUS, MAS, NOS MOMENTOS DE DIFICULDADES, PROCURAMOS DESENTERRÁ-LO? OH, DEUS, PERDÔE-ME, AGORA ESTOU O PROCURANDO E O ENCONTRANDO, QUASE SOTERRADO EM UM TÚNEL, PROPORCIONANDO-ME UM ALÍVIO QUE SÓMENTE A MINHA ALMA E O MEU CORAÇÃO SABEM VALORIZÁ-LO"!

O PAPA NOS PEDIU QUE PROCURÁSSEMOS  DESENTERRAR DEUS DAS NOSSAS ALMAS E DOS NOSSOS CORAÇÕES, SUGERINDO QUE NESTA PÁSCOA, DURANTE DEZ DIAS, A CONTAR DE DOMINGO PASSADO, FICÁSSEMOS PRÓXIMOS A DEUS!  E, de forma preocupada, disse-nos: "A SOCIEDADE MODERNA, COM TANTA TECNOLOGIA, ACHA QUE DEUS SE ENTERROU, SE ESQUECENDO QUE SEM ELE NADA DISSO ACONTECERIA"!
 
Leiam dois livros dessa heroína: "Diário" e o complemento desse "Cartas", onde foram retiradas essas frases!

Nenhum comentário:

Postar um comentário