quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

JÁ ULTRAPASSAMOS CEM ACESSOS, ORIGINADOS DOS PAÍSES UCRÂNIA E SINGAPURA, CADA! FANTÁSTICOS!



É a fôrça, extraordinária, dessas redes de comunicações sociais! Eu não tenho noções de como são esses países, excetuando-se que um fica na Europa, antiga comunista, onde pertencia à antiga e sanguinária União Soviética, e, a outra, no continente asiático, próximo a um caldeirão, fervendo, como: China, Japão; Indonésia; Vietnan do Norte e Sul; Filipinas; Coreias do Sul e do Norte, além de sofrer, terrivelmente, os efeitos climáticos, principalmente, maremotos, terremotos e tsinami!
 
No sábado passado ficamos livre de mais uma das incompetências desse País, ou seja, o HORÁRIO DE VERÃO, maravilhoso para a elite, horrivel para a classe trabalhadora! Como sempre, fizeram um balanço dizendo da economia de R$200 milhões de reais em economia, bem como, aproximadamente, mais de 2% do total! Mas, como sempre, não registram o sofrimento da classe trabalhadora, passando pela insegurança, noites mal dormidas, juntamente com os seus familiares, além de sairem das suas casas, de madrugada, com tudo no escuro, caminhando a pé até a estação ou ponto de ônibus mais próximos, e, ai, esperar horas e horas pela chegada desse meio de transporte, como sempre, lotados, onde viajam de pé, como se fossem sardinhas enlatadas! Aqui em Salvador, através de uma pesquisa com a população trabalhadora, vários afirmaram que levam de duas a três horas para chegarem ao trabalho, e, na volta, a mesma quantidade! É coisa de holocausto! Mas, por que tanto sacrifício? Pela incompetência, histórica, do Govêrno Federal em suprir o Brasil em quantidades, ideais, superavitárias, para abastecer residências e indústrias! A seguir, uma reportagem saida no jornal VALOR ECONÔMICO, pasmem, de 22 de julho de 2012, quase há um ano, sobre a deficiência da energia neste País, onde quase nada fizeram para diminuí-la, ou, como deveria ser, acabar com essa vergonha:
 
"PERDAS EM TODA A REDE ELÉTRICA CHEGAM A 17,5"!
 
Por Roberto Rockmann, para o jornal VALOR, de São Paulo:
 
As perdas totais no sistema elétrico nacional chegam a 17,5%, sendo que desse total, 4,2% se situam no setor de transmissão de energia e 13,3% na área de distribuição. Com mais de 220 mil quilômetros de linhas de transmissão, o país tem um nível de perdas considerado baixo pelos especialistas na transmissão. Dos 13,3% de perdas na distribuição, 40% se originam de questões técnicas e os 60% restantes de perdas comerciais - como furtos de energia ou má medição do consumo de clientes residenciais, comerciais e industriais.
 
As perdas técnicas na distribuição envolvem uma questão inerente ao sistema elétrico nacional, em que há necessidade de se levar luz para cidades distantes uma das outras. Segundo o presidente da EPE (empresa do govêrno federal que cuida dessa área, Mauricio Tolmasquim, "os medidores eletrõnicos e a maior automação dos sistemas podem inibir os furtos de energia"
 
E ai continua essa reportagem, excelente, mas, infelizmente, tudo continua como agora, quase nada foi feito! Na segunda-feira, na bandnewsfm, um especialista em energia elétrica acrescentou mais uma das falhas do sistema: AS GRANDES EXTENSÕES DAS LINHAS DE TRANSMISSÃO, que chegam a mais de um milhão de metros de distancia, gerando perdas de energia extraordinárias, diferentemente das redes europeias e americanas, onde, em cada CEM KM, há uma central de recebimento dessa energia, que, automaticamente, repassa para outra extensão de linha, e, assim, sucessivamente, até chegar nas micros médias e grandes energias, onde, segundo esse especialista, a perda não passa de 5% ! Esse mesmo técnico nos informou que não existem os famosos "gatos", primeiro pelo fato de técnicamente ser inviável, como, também, pelas altas punições contra os responsáveis, inclusive, pegando penas de reclusão por anos! Aqui, não, nada ocorre, apenas a empresa vai na casa do cidadão, que, mesmo sabendo da sua ilegalidade, mas, pelo salário de miséria que ganha, normalmente, morando em favelas, onde esse dinheiro não sobra nem para as mínimas necessidades, como irá pagar essa energia, a mais cara do mundo, apesar deste mes a presidente Dilma que nos aliviado, com toda a pressão contra da elite, com apoio do FHC, AÉCIO NEVES E AS DEMAIS OPOSIÇÕES, SAFADAS, DESTE PAIS, cortando o seu fornecimento, CUJA CONTA RECAIRÁ EM NOSSOS BOLSOS, jamais ficando como prejuízo desses exploradores, e ai se encontra a resposta de não se preocuparem em acabar com essa perda de energia, colocando medidores modernos e outras providências! O caos é tão grave, em todo o Brasil, como agora, no interior do Ceará, em uma pequena cidade litorânea, cuja rêde de energia está embaixo das dunas, pasmem, senhores, postes de altura na faixa de 6 metros, como são tradicionais, estavam enterrados nas dunas, quando dois infelizes turistas, franceses, passeando nas dunas, pisaram na fiação que se encontrava embaixo do areial, um deles veio a falecer, por ter recebido uma altissima carga elétrica de um fio de alta tensão, em péssimo estado de conservação, e, o outro teve uma das suas pernas amputada! É ou não é uma catástrofe humana e de imagem para o Brasil? Como a França, os franceses e demais países aceitarão tamanho descaso? E ainda querem transformar o Brasil em país na rota do turismo! E o que me revolta é o fato de não dar nada para os responsáveis!
 
O outro problema, gravissimo, que esse especialista nos disse é o tipo de engenharia usada para a construção das barragens para gerar energia elétrica, totalmente ultrapassada, excetuando-se as mais recentes, pois, elas retém toda a água dos rios, e, quando em épocas de enchentes, as soltam gerando enchentes e transtornos para toda a região e ao seu povo! Na época das secas, principalmente, no norte e nordeste, elas estão com as suas capacidades de armazenamento de água baixa, quase se inviabilizando, e, o mais grave, FABRICANDO SÊCA E MISÉRIA EM TODO O POVO QUE VIVE APÓS ESSAS BARRAGENS! E o que esse técnico defende? Que essas barragens sejam remodeladas, criando-se uma passagem de água para que o povo não passe sede e fome, e, o restante, seja armazenada, com critérios, principalmente, para que não falte na época das secas! Mas, segundo ele, isto custará bilhões de reais, ai, o POVO QUE SE F.......! É bom fazer justiça ao Ciro Gomes, que era Miistro da Integração Social no primeiro govêrno do Estadista Lula, naquela disputa pela transposição do Rio São Francisco, ao dizer que os maiores responsáveis pela falta de água no norte e nordeste do Brasil eram os péssimos projetos de engenharia e arquitetura de todas as barragens construidas no Brasil!
 
Um exemplo: estive conhecendo a barragem de xingó, em 2011, que fica a 158 km de Aracajú, Sergipe, um das quatro maiores do Brasil, e lá presenciei o crime que as mesmas cometem contra a região e o povo! Antes da barragem um mar de águas! Nas suas margens tudo verde e rico, com muito peixe e criações de gados, etc.. Após a barragem, onde existe a cidade de Canindé do São Francisco (onde o grupo de cangaceiros foi extinto, existindo lá um museu contando a sua história), tudo sêco, com muita fome e miséria, onde nem peixe há para comermos, excetuando-se o bacalhau vindo da Noruega! Conversando com um morador, pescador "aposentado" após a construção da barragem, com um salário mínimo, vivendo com a sua família dessa renda e da ajuda do bolsa família, e, da plantação do quiabo, pasmem, senhores, a região maior produtora desse alimento, onde, diariamente, mais de dez caminhões partem, carregados , para Salvador, Recife, Fortaleza, etc., face esse item agrícola não precisar de quase nenhuma água para ser plantado e ser colhido, disse-me que do outro lado da barragem tudo é riqueza, com muitos peixes, inclusive, no lago da barragem existem tanta produção de pescados que os funcionários da barragem saem pescando, com redes, milhares de kg são jogados fora, mortos, porque não podem dar a população ribeirinha face ao grande número de pedintes! Dise-me mais: muitos se arriscam, pela madrugada, para pescar dentro do lado, onde são recebidos à tiros de revólveres, alguns já foram feridos e até mortos! É ai que me lembrei da entrevista do especialista em engenharia, que condena o tipo de construção das barragens, onde ele defende essa passagem de água, inclusive, para os peixes continuarem as suas viagens e o povo , também, ser beneficiado com a água e o animal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário