terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

"ENCÍCLICA" PAPAL: CARTAS DIRIGIDAS AOS BISPOS DE TODO O MUNDO!



E, por meio deles, para todos os fiés! É como se fôsse um aconselhamento Papal! Por coincidência esse documento foi introduzido na Igreja Católica Apostólica Romana pelo PAPA BENTO IV, no período de 1740 a 1758. Ele foi um dos Papas forçados a renunciar por pressão do Império Romano! Por sinal, dos nove Papas que renunciaram, cinco por pressão e exigência do Império Romano, e, dois por problemas de desunião na Cúria,  três tinham o nome papal de BENTO!

As Encíclicas é usada pelo Papa para exercer o seu magistério ordinário, ou seja, é o prumo que ele deseja dar a Igreja, com seus fiéis, durante a sua gestão! Ela é baseada na fé, costumes, culto, doutrina social, etc.!

O Papa Bento XVI escreveu três Encíclicas: "DEUS CARITAS EST", "SPE SALVI" e "CARITAS IN VERITATE", e, a quarta, ainda sem conclusão, sobre a FÉ, onde, em 2014, será o ano escolhido para meditação sobre esse ato cristão! É bom frisar que teve participação, direta, nas mais de TRINTA ENCÍCLICAS DO PAPA JOÃO PAULO II, onde era seu fiel assessor e Amigo até a sua morte!

A seguir, um pequeno resumo sobre as três Encíclicas:

. DEUS CARITAS EST

 " DEUS É AMOR: O próprio Ser de Deus é Amor ao enviar, na plenitude dos tempos, seu Filho Único e o Espírito de Amor, Deus revela seu segredo mais íntimo: Ele mesmo é eternamente intercâmbio de amor: Pai, Filho e Espírito Santo, e, destina-se a participar deste intercâmbio", assim o Papa Bento XVI resumiu essa CARTA APOSTÓLICA!




. SPE SALVI

  É sobre a ESPERANÇA CRISTÃ publicada pelo Papa Bento XVI em 30 de novembro de 2007. Gira em torno de mais uma das virtudes teologais a saber a ESPERANÇA, depois de ele ter tratado sobre a CARIDADE OU O AMOR DE DEUS, em sua primeira Encíclica. Ela é baseada sobre a carta de São Paulo aos Romanos (8,24) onde é dito: POIS NOSSA SALVAÇÃO É OBJETO DE ESPERANÇA; E VER O QUE SE ESPERA, NÃO É ESPERAR. ACASO ALGUÉM ESPERA O QUE VÊ? Resumindo, como bem enfatisou São Paulo aos Romanos "NA ESPERANÇA FOMOS SALVOS".

Ressalta a importancia da união onde nos pergunta: "É INDIVIDUALISTA A ESPERANÇA CRISTÃ?" E nos cita alguns lugares de aprendizagem e do exercício da ESPERANÇA:

- A oração como escola da esperança; o ATUAR e SOFRER como lugares de aprendizagem da ESPERANÇA; O JUÍZO como lugar de aprendizagem e exercício da ESPERANÇA.

Finalizando, o PAPA BENTO XVI ENFATIZA A SANTA MARIA, COMO ESTRELA DA ESPERANÇA!

E nos oferece essa pequena e grandiosa mensagem: "A REDENÇÃO é-nos oferecida no sentido que nos foi dada a ESPERANÇA, uma ESPERANÇA FIDEDIGNA, graças à qual podemos enfrentar o nosso tempo presente: o presente, ainda que custoso, pode ser vivido e aceite, se levar a uma meta e se pudermos estar seguros desta meta, se esta meta for tão grande que justifique a canseira do caminho"!


. CARITAS IN VERITATE

Essa sua terceira Encíclica, CARIDADE EM VERDADE, datada de 29 de juho de 2009. Versava sobre vários temas socio-econômicos, principalmente, em um mundo cada vez mais globalizado, além de devastado por uma crise econômica, financeira e social, considerada como uma das mais devastadoras do Mundo!

O que ele nos diz: "Da Economia à cultura, os seis capitulos da encíclica aprofudam as questões do desenvolvimento no contexto social, urídico, cultural, político e econômico". Analisa na articulação entre CARIDADE e VERDADE, que são "as forças principais para um autêntico desenvolvimento orientado pela justiça e pelo bem comum".

Ele enfatisa que a FRATERNIDADE ENTRE OS HOMENS NÃO PODE SER SUBSTITUIDA PELO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIEDADE CIVIL, ou seja, ambos caminham juntos! Também, faz referencia a importancia da FAMÍLIA HUMANA, como fator primordial para o desenvolvimento do mundo! Fala que a TÉCNICA NÃO PODE SE DISSORCIAR DOS POVOS, ou seja, ela não pode ser desenvolvida sem colocar o HOMEM no seu centro de estudos!





.

Nenhum comentário:

Postar um comentário