terça-feira, 27 de agosto de 2013

COMO EU NÃO ENTENDIA O DESCASO DE MARIA E JOSÉ COM O SEU FILHO JESUS CRISTO!



Lendo o extraordinário livro 'A INFÂNCIA DE JESUS', escrito pelo Papa Emérito Bento XVI (Joseph Ratzinger), onde nem a Bíblia Sagrada a retrata para nós, quase leigos, ele nos trás passagens maravilhosas da sua infância! Uma delas, a seguir:

"JESUS AOS 12 ANOS NO TEMPLO"

Além da narração do nascimento de Jesus, São Lucas deixou-nos ainda um precioso fragmento da tradição sobre a infância: fragmento este no qual transparece de modo singular o mistério de Jesus. Narra ele que todos os anos pela Páscoa, os pais de Jesus iam em peregrinação a Jerusalém. A família de Jesus era piedosa, observava a Lei.
 
"....A liberdade de Jesus não é a liberdade do liberal, mas a do Filho, ou seja, a liberdade daquele que é verdadeiramente piedoso. ........é a liberdade d'Aquele que está totalmente unido à vontade do Pai e ajuda os homens a alcançarem a liberdade da união interior com Deus".
 
"Na viagem de regresso, sucede um imprevisto. Jesus não parte com os outros, mas fica em Jerusalém. Os seus pais só percebem isso no fim do primeiro dia do regresso da peregrinação; para eles, evidentemente, era normal supor que o filho estivesse em qualquer parte na grande comitiva: esta é designada por Lucas com a palavra synodia = comunidade de caminho' -, o termo técnico para dizer caravana. Com base na nossa imagem talvez demasiada reduzida da sagrada família, esse fato surpreende; e todavia o mesmo mostra, de maneira muito bela, como na Sagrada Família estavam bem conciliadas a liberdade e a obediência. O adolescente de 12 anos era deixado livre para decidir se queria justar-se aos coetâneos e amigos, e ficar na sua companhia ao longo do caminho. Mas, à noite, esperavam-no os país.
 
O fato de Jesus não se apresentar não tem nada a ver com a liberdade dos jovens, mas, como se verá, remete para outro nível: a missão particular do Filho. Para os país, começaram assim dias cheios de ansiedade e preocupação. O evangelista conta que só depois de três dias é que eles encontram Jesus no Templo, sentado no meio dos doutores, enquanto os ouvia e interrogava (cf.Lc 2,46).
 
....."MEU FILHO, POR QUE AGISTE ASSIM CONOSCO? OLHA QUE TEU PAI E EU, AFLITOS, TE PROCURÁVAMOS!" (Lc 2,48). Assim, da primeira Páscoa de Jesus, entende-se um arco até a sua última Páscoa, a da Cruz.
 
A resposta de JESUS a sua Mãe, Maria: "COMO? ANDASTES À MINHA PROCURA? NÃO SABIEIS ONDE DEVE ESTAR UM FILHO? NÃO SABIEIS QUE DEVE ESTAR NA CASA DO PAI, NAS COISAS DO PAI(Lc 2,49)? E Jesus continua: "ESTOU PRECISAMENTE ONDE É O MEU LUGAR: COM O PAI, NA  SUA CASA". E completou: "O MEU PAI NÃO É JOSÉ, MAS UM OUTRO. A ELE PERTENÇO, COM ELE ESTOU". PORVENTURA SE PODE EXPIMIR DE FORMA MAIS CLARA, A FILIAÇÃO DIVINA DE JESUS, pergunta o nosso Papa Emérito!
 
Realmente , eu não entendia a IRRESPONSABILIDADE DE MARIA E JOSÉ COM UMA CRIANÇA DE 12 ANOS DEIXADA EM JERUSALÉM, E, SOMENTE UM DIA APÓS, FORAM SENTIR A SUA FALTA, mas, agora, estou satisfeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário