quinta-feira, 8 de agosto de 2013

"SÓ 41 CIDADES BAIANAS TERÃO MÉDICOS, DE 317 INSCRITAS EM PROGRAMA FEDERAL"!



Essa foi a manchete saída em uma reportagem do jornal A TARDE, DE ONTEM, 7 de agosto deste ano! É uma vergonha! E ainda essa classe, corporativista, que não está ligando para o sofrimento do povo da Bahia, e, do Brasil, morrendo as centenas por falta de médicos, mesmo incompetentes como as suas classes querem taxar os médicos vindos do exterior! Eu já perguntei, em texto anterior, o que é melhor para o POVO: CHEGAR EM UM POSTO MÉDICO, COM SEU PARENTE DOENTE, PRECISANDO DE UM ATENDIMENTO, MÍNIMO, POR UM MÉDICO, MESMO DE CUBA, OU NÃO ENCONTRAR UM SÓ MÉDICO, como é em quase 90% dos municípios brasileiros, inclusive, nas periferias das capitais e grandes municípios?
 
VEJAM O QUE NOS DISSE O EX-PRESIDENTE DO SINDIMED, O MÉDICO CELSO COTRIM:
 
. "TEM QUE TRAZER MESMO. NOSSOS MÉDICOS NÃO QUEREM NEM OUVIR FALAR DE TRAALHAR NA PERIFERIA, MUITO MENOS NO INTERIOR"!
 
Isto é que é um grande homem! Um humanista!
 
Há dias, o presidente do sindmed, na bahia, de forma paliativa, informou que mais de 70% dos médicos que se formam, por ano, não desejam sai da capital e das grandes cidades próximas a ela! Portanto, como podemos ficar contra ao governo federal para trazer médicos do exterior, como: da Espanha, Portugal, Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia e de Cuba?
 
O que não posso concordar com esse programa é colocar um só médico, normalmente, um clinico geral, em uma cidade dessa, por exemplo, a menor delas possui mais de 30 mil pessoas! Ouvi, pela bandnewsfm, Salvador, um excelente médico da Bahia, que, na sua juventude, optou pelo interior do Estado, por muitos e muitos anos, onde ele se declarou concordar com esse programa, porém, fazendo ressalvas, como:
 
. em cada município pequeno seria formada uma equipe médica com: um clinico geral, um ortopedista; um ginecologista , um oftalmologista, um psicólogo e dois enfermeiros, para atendimentos imediatos e , se precisar, encaminhar o paciente, já medicado, para uma cidade mais adiantada! Segundo ele essas especialidades atenderiam a mais de 90% dos problemas de uma cidade, porém, jamais um só médico!
 
. dar total liberdade aos médicos e auxiliares, livrando-os das pressões políticas, inclusive, com acompanhamento pelo Ministério Público, pois, segundo ele, o que prefeitos, vereadores , lideres fazem com eles como se fossem seus empregados, não havendo horas de descanso, lazer, etc.!
 
E, para apoiá--los, uma ou duas ambulâncias, equipadas; mais o posto médico com os mínimos equipamentos para atendimentos de emergência.
 
Nesses casos ele concordaria, totalmente, com o governo federal, e, para ele, não haveria médico que não desejasse trabalhar no interior, principalmente, os jovens ganhando um salário bom, e , garantido pelo governo federal, pois, como na época dele, deixando para o Prefeito, dificilmente, eles receberiam em dia, ou, como ele conhecia e conhece, médicos que levam meses sem receber salários, e, quando cobra, é demitido e somente receberão na justiça do trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário