quarta-feira, 14 de agosto de 2013

EU QUERO ACOSTUMAR COM OS NOVOS TEMPOS, MAS....., E NÃO SOU TÃO VELHO ASSIM!


Lembro-me que, em 1971, ao sair de Feira de Santana para Salvador, distante 110 km, aproximadamente, os meus pais exigiram-me, e, também, dos meus irmãos, que tomássemos curso de datilografia, vejam o que estou falando, de datilografia, onde eles nos diziam: "quem não aprender datilografar terá mais um obstáculo para crescer na vida profissional"! E nós ficávamos, uma hora por dia, três dias na semana, teclando, sem parar, com as pontas dos dedos em estados de miséria, quase feridos e doloridos! E , fomos para Salvador, depois de quase quatro meses de treinamento, e, já com o segundo grau completo, pronto para fazermos o vestibular, um funil para entrar em uma universidade federal era uma dificuldade, imensa, principalmente, pelo pequeno número de vagas! A Universidade Federal que eu estudei, onde fiz administração pública (já extinto, há quase dez anos, onde misturaram pública e privada, totalmente, diferentes, pois, a primeira visa o LUCRO SOCIAL, E, A SEGUNDA, O LUCRO FINANCEIRO, como, também, a PRIMEIRA VISA AOS SEUS 'ACIONISTAS', O POVO, E, A SEGUNDA OS SEUS ACIONISTAS, OS SEUS DONOS , PROPRIETÁRIOS DE ATIVOS FANTÁSTICOS, a única pública existente em Salvador, e, também, na Bahia, por sinal, logo depois foi criada a UNEB - Universidade Estadual da Bahia, com ela se expandindo para o interior do Estado, inclusive, a minha cidade, Feira de Santana, onde lá se encontra a maior concentração de faculdades dessa Universidade, por sinal, o curso de odontologia é considerado um dos três melhores do Brasil, concorríamos com alunos vindos da ESCOLA PÚBLICA, de excelente qualidade naquela época, onde os alunos oriundos das ESCOLAS PARTICULARES eram apelidados de "PAGOU , PASSOU", "ONDE ESTUDARAM NAS FÁBRICAS DE ENSINO"! No meu caso e de um irmão, vimos da excelente ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL SEVERINO VIEIRA, localizada no bairro de Nazaré. Resumindo, naquela época, além da duríssima competição com alunos de primeira qualidade, também, o pequeno número de vagas, cujo vestibular era uma vez por ano, como se fosse um TIRO SÓ, e, quem perdesse, o jeito era chorar no pé do caboclo, como nós, baianos, adoramos falar para quem se lamenta da vida! Mas, por que estou escrevendo isto? Para me lembrar da EXCELÊNCIA DA ESCOLA PÚBLICA, HOJE, DESTRUIDA, TUDO PARA AJUDAR AO RAMO PRIVADO! Mas, estou sentindo, após os governos de Lula, que essa realidade estar mudando, de forma homeopática, mas, sim, estar mudando!
 
Mas, ainda seguindo o título, ainda estou saudosista dos tempos que ouvíamos música em fitas cassetes, principalmente, na infância! Como ficávamos irritados quando ela se descarrilhava, embolando-se toda no aparelho CASSETE! E, nos sons dos veículos? Colocávamos uma fita, ansiosos para ouvi músicas, quando a zorra da fita se embolava e criava um problema danado! Como me orgulhava do meu primeiro carro, UMA BRASÍLIA, PASMEM, AMARELA, IGUAL AOS DOS MAMONAS ASSASSINAS, esse saudoso conjunto musical, que tanto nos deu alegria, e,também, aos nossos filhos! A minha não tinha aqueles apetrechos das dos MAMONAS, mas, era um show! Como todo carro nacional, QUE O COLLOR ESCULHAMBOU, E BEM, COM A INDÚSTRIA NACIONAL, CHAMANDO-O DE 'CARROÇA', e, com isto dando um ponta-pé nesse cartel, que levava dez a quinze anos com o mesmo modelo, claro, todos saídos de linha das suas matrizes no exterior, NÃO TINHA O ENCOSTO DOS PESCOÇOS DO MOTORISTA E CARONAS, ONDE ACHÁVAMOS QUE ERA COISA DE PLAYBOY! CUSTAVA UMA NOTA PARA COLOCÁ-LOS! E O RETROVISOR DO CARONA, TAMBÉM, COISA DE PLAYBOY! E CINTO DE SEGURANÇA, ONDE ACHÁVAMOS UM PORRE QUANDO FOI OBRIGADO A USÁRMOS, INCLUSIVE, MUITOS SOMENTE O USAVA QUANDO O GUARDA APARECIA, pois, não tínhamos noção da sua importância, como agora, quando uns colocam 150 km por hora em uma avenida, onde acha que não estar sendo vigiada, para, ao se aproximar da câmara, baixar para o limite desejado, achando que estar sendo esperto! E outros e outros acessórios, invenções, etc., como o aparelho de televisão, preto e branco, que, quando os meus pais compraram uma, na década de 60, em Feira de Santana, mais de CINQUENTA JOVENS, COM SEUS PAIS, FORAM PARA A MINHA CASA ASSISTIREM PROGRAMAS, ATÉ ÁS 22 HORAS, UM PORRE, INSUPORTÁVEL, MAS, NA ÉPOCA, ADORÁVAMOS!
 
Depois das fitas, vieram mais desenvolvimento tecnológico, como os CDs e DVDs, quase um em cima do outro! Como demoramos em acreditar neles! Caríssimos! Somente ricos possuíam! Mas, vieram os salvadores camelôs, todos dirigidos por chineses e coreanos do sul, e, ai, os especuladores nacionais das produtoras e produtores de artistas e de cds, e dvds, protestando como nunca, tiveram que baixar os seus preços, quase ao nível do camelô! E ai nos diziam: O PREÇO É ALTO PORQUE TEMOS QUE PAGAR PROPINA PARA O LOCUTOR DO RÁDIO, O PRODUTOR DO PROGRAMA, O DONO DA RÁDIO, O APRESENTADOR DE TV, ETC., ETC., e o povo os respondendo: O QUE TENHO NADA COM ISTO? Resultado: os preços baixaram! Depois vieram os disquetes de computadores, substituídos por cartões de memória, depois pen drives, mp3, player, câmeras digitais, Iphone, tablete, ou seja, uma loucura infernal, onde não temos tempo nem de aprender, que, logo já inventaram outras tecnologias! Hoje, eu e minha mulher, SOMOS REFÉNS DE NOSSAS FILHAS! ELAS SABEM, COMO NUNCA, USÁ-LAS, E, NÓS, dependendo de tudo!  E ainda passamos pelo constrangimento quando nos dizem: "PAI, COMPRAMOS PARA VOCÊ UM TABLET, MAS, ESTAMOS COM RECEIO DO SENHOR NÃO SABER USÁ-LO"! E o mais grave, já estou com um, há dois anos, e quase que não utilizo dez por cento da sua capacidade!
 
Já estão decretando o fim do mouse! Já estão decretando o fim do controle remoto para tv, onde o cara chegará em casa e dirá: BOA NOITE, TV, E ELA LIGARÁ! PASSE PARA O CANAL....E ELA PASSARÁ! E não pensem que é sonho: já estão vendendo na Europa, Japão e EUA! Estive em São Paulo, em 2010, em um shopping na avenida paulista, quando paramos para vê um MALUCO, EM UM PEQUENO STANDER, PULANDO, DANÇANDO, TROCANDO DE ROUPA, EM FRENTE A UM TELÃO, ONDE NELA RETRANSMITIA A SUA IMAGEM, DO MESMO JEITO QUE ELE ESTAVA E SE COMPORTAVA, INCLUSIVE, TIRANDO E BOTANDO ROUPA, TUDO SAINDO NA IMAGEM DA TV, e demos muita rizada! Não entendíamos aquela maluquice! Meses se passaram, assistindo um programa da Globonews realizado nos EUA, onde entrevistaram um dos cabeças de ouro do Vale do Silício (o berço da tecnologia de informática), quando esse cientista mostrou uma tecnologia visando a criação da LOJA VIRTUAL, ou seja, o cliente fará a sua programação na loja de sua preferencia, gravando sua imagem, peso, medidas, etc., e, em casa, colocará o chip que ficará interligado à loja, onde o cliente escolherá a roupa, o sapato, etc., onde o seu corpo aparecerá na loja, com roupa ou nu, e esse cliente faz as suas escolhas, colocando as peças que desejar, e, ai, as que ficarem melhor, no seu corpo que aparecerá na imagem, ele escolherá, pagando em cartão, ou, em dinheiro, etc. quando o DELIVERY LEVAR AS MERCADORIAS EM SUA CASA, ou seja, segundo ele, em menos de dez anos, não haverá mais lojas físicas nos EUA, e, talvez, na Europa. Ao passar exemplos, tomei um susto: AQUELE MALUCO DE SÃO PAULO, ACIMA CITADO, ESTAVA FAZENDO PROPAGANDA DESSA TECNOLOGIA!
 
A rapidez de desenvolvimento tecnológico é tão significante que, hoje, não podemos investir alto em um equipamento, por mais moderno que seja, pois, em poucos meses, ele estará obsoleto como a minha finada máquina de datilografia, da marca Olivetti, que, naquela época, não sabia que o dono era o louco do BERLUSCONI, ex-premiê da ITÁLIA, condenado a ficar preso por 5 anos, mas, com já é um senhor com idade acima de 70 anos, ficará em prisão domiciliar, aqui, ele poderia matar quem desejasse, estaria solto porque, coitadinho, já é um senhor de idade, e, o que morreu, assassinado por esse 'idoso', no cemitério!

Um comentário:

  1. SR Redator
    Nunca uma saudade foi tão recheada de verdades e risadas, pela forma jocosa e faceira que vc escreve! É uma pena eu não ter nascido nesta época..rsrs..mas lendo o seu texto é como se tivesse vivenciado. A tecnologia a cada ano vem se aperfeiçoando e fazendo com que procuremos desenvolvermos atrás dela, para que não nos sintamos perdidos no espaço. Todavia, não posso deixar de lembrar-lhe um episódio que aconteceu comigo, e vc foi o acalentador da minha lamentação à época: Vejamos: Na década de 90,quando os telefones fixos, eram "riqueza" para muita gente, que os compravam para revende-los a preços exorbitantes, eu estava sem telefone, e resolvi comprar em mãos de um destes atravessadores em longas prestações. Ao queixar-me deste cartel ,vc disse-me: Está bem perto disto se acabar. D'aqui a poucos anos telefone será vendido como banana em final de feira. Não haverá uma só pessoa que não irá possuí-lo. Aí está. Não tem quem não quer. Vc sempre foi um homem de visão, estudioso e atento aos rumos do futuro. Seu curso da Administração foi mesclado (Pública X Empresa),mas as bases que ele lhe deu continuam alicerçando os seus conhecimentos. Parabéns pelo belo texto. Aliás, como todos. Abraços.Cleuza

    ResponderExcluir