terça-feira, 27 de agosto de 2013

QUEM DISSE QUE O PRIMOGÊNITO POSSUI O SIGNIFICADO, SOMENTE, DE SER O PRIMEIRO DE UMA FAMILIA?



Eu pensava assim, e, acho que a grande maioria, mas, o PAPA EMÉRITO BENTO XVI, esse extraordinário pensador da Igreja Católica Apostólica Romana nos explicou, em seu fabuloso livro "A INFÂNCIA DE JESUS":

"O primogênito não é necessariamente o primeiro de uma série em sucessão. O termo 'primogênito' não alude a uma numeração em ato, mas indica uma qualidade teológica expressa nas mais antigas coleções de leis de Israel . Nas prescrições relativas à Páscoa, aparece esta frase: 'O SENHOR FALOU A MOISÉS, DIZENDO: CONSAGRA-ME TODO O PRIMOGÊNITO, TODO O QUE ABRE O ÚTERO MATERNO, ENTRE OS FILHOS DE ISRAEL. HOMEM OU ANIMAL SERÁ MEU (Ex 13, 1-2), e, completou: TODO O PRIMOGÊNITO DO HOMEM, ENTRE OS TEUS FILHOS, TUO RESGATARÁS (Ex 13,13).  JESUS FOI O PRIMOGÊNITO DE DEUS VINDO EM SEGUIDA TODOS NÓS!
 
A teologia paulina, na Carta Romana, Paulo designa JESUS como o 'o primogênito entre muitos irmãos' (8,29).
 
O Papa complementa dizendo-nos que JESUS FOI O PRIMOGÊNITO DE TODAS AS CRIATURAS!
 
E Ele, o Papa, dar uma dimensão, fantástica, quase Santa , a uma mulher: "QUANDO ELA CONCEBE O SEU PRIMEIRO FILHO ESTAR RECEBENDO A BÊNÇÃO DE DEUS QUE PODE SER MÃE"! Eu, também, acrescentaria a do PAI, pois, como Deus deve ter ficado feliz com o seu filho, JESUS CRISTO, quando nasceu, e, até hoje cumprindo tudo o que o "PAI" o destinou! Eu me lembro do dia que nasceram as minhas filhas! Que alegria, até hoje, imensa! Que sinais Divinos maravilhosos, principalmente, afirmando a minha condição de PAI, tão sublime!

Por sinal, hoje, mais um dia de alegria, pois, completa mais um ano de vida a minha amada filha, a PRIMOGÊNITA, QUE TANTOS NOS ENCHE DE ALEGRIA, onde sempre pedimos à Deus que a única coisa que desejávamos era que Ela e a irmã fossem sadias, estudiosas e trabalhadoras, e "ELE" nos deu esses presentes!
 
E quantas por ai não sabem desse valor! Engraçado que em nossa Sociedade, para alguns, dizem que o amor dos pais é mais para o caçula dos irmãos, quando, na verdade, para a Igreja Católica o PRIMEIRINHO É O SINAL DIVINO DO INÍCIO DE UMA FAMILIA! O certo, o maravilhoso, é darmos o mesmo peso a todos Eles, pois, além de nos darem a bênção de sermos pais, são nossos presentes e futuros!

Mas, somente uma perguntinha: COMO UM "CASAL HOMO", SE TODOS DA HUMANIDADE FOSSEM ASSIM,  teriam o PRIMOGÊNITO, O SEGUNDINHO, O TERCEIRINHO, etc..., e ai fico pensando: como a humanidade teria nascido e crescido?

Um comentário:

  1. Linda Homenagem!
    Ainda não tenho filhos mas imagino a emoção e a felicidade de te-los!

    Filhos são bençãos de Deus!

    ResponderExcluir