terça-feira, 27 de agosto de 2013

O MONOPÓLIO DA REDE GLOBO NO FUTEBOL BRASILEIRO JÁ CHEIRA MAL!



Ontem, no Jornal Nacional, das 20,30 horas, a Rede Globo informou que assinou com a CBF, FIFA a 'renovação' do contrato para transmissão de todos os campeonatos nacionais deste ano e do próximo ano, inclusive, com a COPA DO MUNDO DE 2014! Eu não sei por quê eles noticiaram essa piada, repetida, há anos! Lembro-me que em 2010 a Rede Record desejou pagar o dobro que essa rede pagava e paga ao futebol brasileiro, por EXCLUSIVIDADE, TOTAL, COM UM MONOPÓLIO INADIMISSIVEL, onde nos sujeita uma grade de futebol que somente interessa aos interesses dessa televisão, dos patrocinadores, da CBF e da Fifa, como, por exemplo, transmitir jogos do Flamengo, mesmo caindo aos pedaços, como há anos, ou, do Corinthians, mesmo sendo um campeão do mundo, também, os demais times merecem considerações! Já assistimos, aqui, na Bahia, jogos do flamengo contra o Maracás, pelo campeonato carioca, e, não assistirmos a um jogo do Bahia contra um time do interior do Estado, jogando nessa região, inclusive, importante na sua classificação! Já tivemos jogos transmitindo Flamengo x Atlético de Goiás, e, ao mesmo tempo, o Bahia jogando no Rio Grande do Sul contra o Inter! E ai, como podemos aguentar esse monopólio infernal, onde poucos ganham, fortunas, e, a grande maioria do povo brasileiro sai perdendo? Já registramos neste Blogdopovão, há meses, mas, repetirei: o CAMPEONATO INGLÊS, MUITO MENOS IMPORTANTE DO QUE O CAMPEONATO BRASILEIRO, ESSE O MAIOR E MELHOR DO MUNDO, FACE termos uns dez a doze clubes lutando para serem campeões nacionais, e, os demais incomodando para chegar entre os dez, e, os demais, lutando para não caírem para a série B, enquanto no inglês temos uns quatro times importantes, e, o resto não joga nem na série D do Brasileiro, mas, lá a tv inglesa paga QUATRO VEZES MAIS DO QUE A REDE GLOBO! Além dessa gravidade, juntando-se os preços altíssimos dos ingressos para jogos, principalmente agora com essas novas arenas, verdadeiras PEÇAS DE MUSEUS, pois, o público estar, cada vez mais, ausente, também, a concorrência dessa televisão, com a sua cooptada rede bandeirantes, passando jogos importantes, ao vivo, simplesmente, os estádios estão ficando vazios! Não demorará para termos a MAIOR TORCIDA DE FUTEBOL DO MUNDO, SENTADA NO SOFÁ OU NAS MESAS DOS BARES, TOMANDO TODAS, COMENDO TIRA-GOSTOS, CUJO PREÇO NÃO CUSTARÁ UM TERÇO DO QUE ELE GASTARIA NO ESTÁDIO!
 
Ontem, um dos locutores da Globo, no Jornal da Globo, como se fosse uma festa, noticiou, novamente, a renovação desse MONOPÓLIO, relacionando os patrocinadores, grandes multinacionais, e, respondendo ao grande William Watt, talvez, o melhor apresentador da Rede Globo, inclusive, pelos seus conhecimentos de política internacional, economia, além da sua elegância, que o perguntou o que fazer para o povo voltar aos estádios, ele, concordando, declarou: BAIXAR OS PREÇOS DOS INGRESSOS! ESTÃO MUITO CAROS (CLARO, TAMBÉM, MAS O MAIOR FATOR DA AUSENCIA DO POVO NOS ESTÁDIOS É A REDE GLOBO, PASSANDO JOGOS AO VIVO, VENDENDO ASSINATURAS DE TV PAGA, POR 40,00 MENSAIS, ONDE O TORCEDOR ASSISTE DIVERSOS JOGOS, GANHANDO UMA FORTUNA!). E ai, para a nossa surpresa, vários já estão fazendo, como aqui, na Bahia, onde diminuíram os preços da parte popular(a partir do jogo contra o Cruzeiro), aquela que fica próximo ao gramado, que substituiu à antiga geral, humilhante como era, inclusive, no maracanã, os pobres viam os jogadores de baixo para cima, de tão baixo que ficavam, em pé, e, dificilmente viam o gol, excetuando-se quando pulavam ou pelo telão do estádio! A FIFA, em poucas coisas que fez de bom neste Brasil, exigiu o fim dessa humilhante situação, que, os cariocas, 'tão bonzinhos', 'tão péssimos eleitores', achavam lindo, inclusive, os apelidaram de "GERALDINOS"! Aqui na Bahia, era menos sofredor, mas, tinha uma pitada do nazismo, ou seja, os "GERALDINOS" FICAVAM EM UM LOCAL DO ESTÁDIO ONDE SOL E CHUVA OS CASTIGAVAM ANTES, DURANTE E DEPOIS DO JOGO! E ainda saiam rindo mesmo com os miolos pegando fogo!
 
Mas, ainda discordo de somente baixarem os preços na parte popular, aquela que fica, em todas as arenas, próximo ao gramado, mas, sim, em toda à arena, pois, por mais que o cara seja rico, podendo pagar qualquer preço, será que ele, com familiares e amigos, vivendo em mansões, com piscinas, churrascos, caviar, cerveja, etc. irá se deslocar para um estádio? Portanto, temos que baixar os preços, em todas as partes dessas arenas, e, mais, os preços devem variar de acordo com o espetáculo, pois, se no teatro se faz assim, se em um show se faz assim, dependendo da qualidade do mesmo, por que no futebol, independentemente da importância dos clubes, todos os ingressos são os mesmos? Como é que Bahia x Corinthians é o mesmo preço de Bahia x Arapiraca? Corinthians x São Paulo é o mesmo preço de Corinthians x Piracicaba? Fla x Flu é o mesmo que Fla x Cariacica? Realmente, temos que reformular tudo neste futebol brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário