quinta-feira, 4 de abril de 2013

UM DOS MAIORES ASSASSINOS DA HISTÓRIA DO MUNDO: HERODES, UM DOS MAIORES DÉSPOTA, O REI QUE REINOU, EM NOME DO IMPÉRIO ROMANO, UM DOS MAIS SANGRENTOS DA HUMANIDADE, TODA A TERRA SANTA!, POR QUATRO DÉCADAS!


De 37 A.C. (antes de Cristo) e 4 D.C. (Depois de Cristo), que se denominava o "GRANDE", fez de tudo para manter a Coroa num dos momentos mais turbulentos pelos quais passou a região, como a insatisfação da população pela dominação romana, principalmente, pelos Judeus, e, pela presença de um certo pregador chamado JESUS CRISTO!
 
Em uma passagem da Bíblia Sagrada, Evangelho de Mateus, descreve  Herodes como sedento de sangue e paranoico, principalmente, pelo episódio chamado na época de "MASSACRE DOS INOCENTES", onde esse cão ordenou o assassinato de todas as crianças de Belém com menos de dois anos depois que descobriu, atavés dos Reis Magos, que o MESSIAS ESTARIA PARA NASCER NAQUELA CIDADE. Como esse sanguinário desconfiou que os Reis Magos estavam o traindo, resolveu massacrar todas as crianças nascidas e nessa faixa de idade! (Mateus, 2:16: capítulo 2, versículo 16, leiam!). Há controvérsias entre historiadores sobre esse sangrento episódio, mesmo descrito, claramente, na Bíblia Sagrada, até hoje nunca desmentida, em qualquer dos seus Livros, Velho e Novo Testamentos,  base das três religiões únicas do Mundo: JUDAISMO, CATOLICISMO E ISLAMISMO, mas, na opinião de todos o Rei Herodes foi um dos maiores assassinos de todos os tempos, talvez, o mais cruel de todos, ou seja, Hther, Mao, Stalin, Lenin e outros menos famosos foram 'péssimos alunos' desse professor do crime! Não há dúvidas que foi um grande tirano!
 
Mas, não há dúvida que foi um dos maiores construtores de obras públicas dessa região! Nas suas quatro décadas do seu governo, tirano, ele ergueu palácios suntuosos em Jericó e em Massada, no Mar Morto, além de portos colossais como Cesareia. Entre seus projetos mais grandisos se destaca a expansão do segundo Templo de Salomão, em Jerusalém, destruído em 70 D.C. A obra foi considerada tão sofisticada e bem sucedida que o complexo mais importante para o Judaísmo -  do qual só resta!
 
Portanto, a pergunta que não se calar: QUEM ERA, ENTÃO, O FAMOSO MONARCA? LOUCO OU GÊNIO? DESTRUIDOR OU EMPREENDEDOR? As faces da vida e da morte dele são justamente o tema da mostra "HERODES, O GRANDE: A JORNADA FINAL DO REI", que, segundo a crítica em geral, é a mais ambiciosa exibição sobre a controversa figura histórica já realizada em Jerusalém. São quase 30 toneladas de artefatos originais encontrados por toda a Terra Santa, além da reprodução de partes de seus principais palácios: OS ARTEFATOS PROJETAM NOVA LUZ SOBRE A INFLUÊNCIA POLÍTICA, ARQUITETÔNICA E ESTÉTICA DO GOVERNO DE HERODES. ELE ERA CRUEL E TIRÂNICO, MAS TAMBÉM UM EMPREENDEDOR", segundo o Curador Dudi Movorach, de Israel.
 
Em 2007, foi descoberto o seu Mausoléu, todo fragmentado, onde, segundo historiadores, foi o povo, revoltado pelas suas atrocidades, após sua morte, quase o destruiu, a doze km de Jerusalém. Ela foi construida no alto de um monte, arredondado, que, segundo historiadores, esse morro foi construído por esse Rei, onde no tôpo mandou instalar, além de palácios, seu mausoléu, também, uma gigantesca piscina para amenizar o forte calor e tempestades de areia.
 
Além de reescrever essa história, também, essa mostra é uma homenagem ao arqueólogo israelense Ehud Netzer, que conseguiu finalmente encontrar o túmulo depois de quatro décadas de buscas constantes e obcecadas!
 
A área onde foi descoberta esse Mausoléu e outras obras, aqui descritas, fica na região disputada entre Palestinos e Israelenses, gerando novos atritos, pois, os Palestinos alegam que toda essa área pertencente ao Povo Palestino, ou seja, área de invasão dos israelenses, além do patrimônio histórico encontrado! É mais uma das centenas pendências para que esses Povos se entendam e aceitem os dois Estados, independentes, como todos nós desejamos! Mas, como bem informam os historiadores, essa região NASCEU SOBRE O SANGUE, POR MILHARES DE ANOS, CONTINUA SOBRE O SANGUE, parecendo um fenômeno inexplicável! Os Cristãos afirmam que tudo isto foi pelo que fizeram com JESUS CRISTO!
 
Há registros que a morte de Herodes foi dolorousa e demorada (quem bom!). Ele sofreu com algum tipo de infecção que afetou os rins, causou grangrena nas partes genitais. O rei enfrentou convulsões, falta de ar e problemas intestinais até o dia que faleceu.  Depois da sua morte, a área em que governava foi dividida entre tres partes, governadas por três dos seus dez filhos que tivera, três deles ele mandou assassiná-los, como centenas de opositores e uma das suas inúmeras mulheres, alegando que eram seus opositores, onde colecionou centenas de inimigos, principalmente, quando se tratava de manter o seu poder político (vejam que as arbitrariedades que vemos hoje é antiga!), onde, sem qualquer escrúpulo ou misericórdia, se transforma em um déspota cruel e com ímpetos de loucura!
 
Este texto, rico em informações históricas, foi pesquisado na internet, inclusive, do site do museu israelense, em espanhol, além de reportagens pelas redes de televisão globo, bandeirantes, record e sbt, como, também, pelo jornal O Globo, de 2.3.2013.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário