quarta-feira, 4 de março de 2015

AINDA VIBRANDO COM O ARTIGO DO PROFESSOR EM ECONOMIA DA USP, SÃO PAULO, PELA FOLHA DE SÃO PAULO DO ÚLTIMO DOMINGO, E, RESUMIDAMENTE, NESTE BLOGDOPOVÃO, ABAIXO, VAMOS A OUTRO, FANTÁSTICO, DO PROFESSOR RENATO JANINE, DA DISCIPLINA ÉTICA, AO SER CONVIDADO PELO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA, NA SEMANA PASSADA:




...falou sobre a difícil situação política atravessada pelo País, com as dificuldades enfrentadas nesse inicio de segunda gestão pela Presidente Dilma Rousseff. Por outro lado, a oposição centra sua ação nos ataques ao governo sem apresentar um programa alternativo para o Brasil. Janine prega renovação das lideranças políticas, que os governos dirijam seus programas para o combate à corrupção e o fim da miséria do pais. E sugere que DILMA comece a dialogar com a sociedade para superar as dificuldades, segundo resumo feito jornal A Tarde, de Salvador, em reportagem publicada na edição de 2 deste mês, segunda-feira.
 
A TARDE: Como a Presidente Dilma Rousseff pode sair da crise política?
 
PROFESSOR RENATO JANINE: Estamos numa situação politica muito complicada, pois é muito difícil  saber o que efetivamente está acontecendo nos bastidores. No Brasil o discurso padrão sobre a politica é o do ataque ao adversário como corrupto. O golpe de 64 foi fruto de vinte anos desse tipo de discurso, que é muito parecido ao de hoje contra o PT. Por outro lado, o PT também usou esse discurso na oposição. E uma das criticas que faço ao PT é que ele, uma vez no governo, ter deixado de lado o discurso ético. Ele entregou o discurso ético de bandeja para o PSDB. O slogan de Geraldo Alckmin em 2006: 'POR UM BRASIL DESCENTE, ALCKMIN PRESIDNETE' jamais poderia ser usado contra o PT antes disso. Então, houve uma inversão de posições pelo qual o PT, que é um partido ético por excelência (tão ético que as pessoas achavam que ele não tinha condições de governar, pois era um bando de lunáticos), se tornou um partido, na opinião de muitos, que se aproximou da corrupção e da desonestidade.
 
A.T.: São muitos fatores negativos contra o governo..
 
R.J.: Estamos num momento de duas grandes críticas ao governo federal. Uma política e outra policial. A política é: o governo levou a economia a uma situação não sei se critica, mas complicada. Para fazer a própria politica de distribuição  do PT, tem que mudar a situação, o que não é uma tarefa fácil. Muita gente considera o governo incompetente pois não soube fazer escolhas e a presidente não dialoga nem delega, ou seja, concentrou demais as coisas nela. A critica policial é a acusação de desonestidade, sendo que passados quatro meses da eleição, não tem nenhuma acusação precisa contra a presidente DILMA (essa é minha: ela, ontem, teve reunião com vários 'lideres' do pmdb, inclusive, o vice-presidente do Brasil, que é presidente desse par-ti-do, e, mesmo assim, a mídia politiqueira, parcial, hoje, em vários segmentos criticou esse encontro!).
 
A.T.: Que ela estaria envolvida com a corrupção...
 
R.J.: NADA. Você só tem um monte de rumores que você não sabe o que são. Estamos na dependência do que o Procurador-Geral da República vai dizer. Espera-se que ele seja correto, que não faça manipulação de nada (essa é minha: como fez o JOAQUIM BARBOSA, com a raiva contra os seus 'patrões' que o indicaram para o STF, portanto, um ingrato, aceitou todas as mentiras do MPF, por sinal, órgão de origem desse 'ator' J.B, ex-ministro que, para a felicidade da democracia brasileira, foi embora, 'precocemente', com um salário no teto do funcionalismo, deixando lá um legado terrível de quase 100 mil processos sem julgamento, inclusive, os mensalões do psdb mineiro e o do ex-PFL, hoje DEM, onde o seu líder maior, pasmem, o AGRIPINO MAIA, já sendo acionado pelo STF por corrupção no seu Estado, RN, por  um empresário, corruptor, afirmou e provou que o deu 1,2 milhão de reais para a sua campanha em 2010 para senador, esse cara que foi o coordenador da campanha do Aécio Aeroporto Nepotismo Neves!). Voltando a resposta de R.J.: Então, é uma situação complicada até porque a oposição está escolhendo um caminho fácil, preguiçoso, que é fazer uma acusação policial. O difícil é a oposição fazer um projeto politico porque a oposição perdeu quatro eleições sucessivas (para presidente) por falta de um projeto político bom, não foi capaz de conquistar a maior parte da população brasileira, mesmo com um gigantesco apoio da MIDIA, UMA CAMPANHA ENORME DE DESCONSTRUÇÃO DO GOVERNO PETISTA. Não ganhou as eleições, mas está se comportando como se tivesse vencido, como se não precisasse fazer uma auto-revisão. A PREGUIÇA significa 'não vamos tentar mudar nada, vamos deixar tudo como está que o poder vai CAIR NA NOSSA MÃO'.(essa é minha: ratificando esse grande pensador ético, como o psdb com o mensalão mineiro ainda para ser julgado, com as denúncias de corrupção nos 21 anos dos seus governadores em São Paulo, denunciados pelas justiças da Suíça e Alemanha, ainda em fase processual, com o Sivan que consumiu milhões de dólares na instalação de satélites na Amazônia sem licitação, no fechamento dos ralos do dinheiro público da sudene e sudan, sem apurar, e, o escândalo do PROER, com 85 bilhões de reais, há mais de 15 anos, dados para 4 banqueiros, que, em troca, nos deram um real cada, agora, o escândalo da 'RESTRIÇÃO HIDRICA', essa tapeação para não dizer safadeza de incompetência em não fazerem nada por São Paulo, com uma população de quase 30 milhões de habitantes, sendo que a Cantareira foi feita para 15 milhões, há 40 anos?)
 
A.T.: Quer o vácuo de poder para entrar...
 
R.J.: Hoje o Aécio Neves ganharia. Agora, se o Aécio tivesse vencido a eleição e houvesse novo pleito agora talvez DILMA ganhasse. Ou seja, quem tem o poder tem um desgaste no inicio do ano. O curioso é que o PSDB na campanha para tirar a DILMA quer tirar já. Ora, ela tem um MANDATO DE QUATRO ANOS. E ela ou (Michel) Temer, OU pior, o (deputado) Eduardo Cunha (presidente da Câmara dos Deputados, o terceiro na linha de sucessão. Há uma ordem constitucional, então não adiante gritar muito. Indo muito longe na denúncia policial, a oposição ao mesmo tempo se dispensa de fazer autocrítica, de fazer um projeto para o Brasil e coloca um risco muito grande, de lançar o Brasil numa aventura. QUAL É A AVENTURA? À meta é colocar TEMER como uma espécie de ITAMAR FRANCO contra o PT? Mas o Itamar foi contra o Fernando Collor que não existia, era uma bolha de ar que tinha acusações sérias de crimes. Será que o PSDB só chega ao poder pelo impeachment? (essa é minha: quem não se lembra do FHC, que sonhava em ser prefeito de São Paulo, e nunca foi, por duas vezes, a última, pensando que estava eleito, um dia após a votação, invadiu o gabinete de Jânio Quadros, que era o prefeito, de direito e de fato, e que era o seu adversário, sentou-se na cadeira do prefeito, tirou fotos, fez discursos, etc., para 48 horas depois, os resultados das urnas o derrotou, com uma grande diferença de votos, onde o Prefeito Jânio Quadros, irritado como sempre, já vitorioso, mandou pregar na porta do gabinete um PAR DE CHUTEIRAS QUE É USADO POR JOGADORES DE FUTEBOL, toda velha, e, na presença da imprensa, pegou uma lata de creolina, com água, e lavou a cadeira, a mesa e todo o chão do gabinete, avisando: 'PARA DESINFETAR DO ODOR QUE O FHC DEIXOU AQUI. Pois é, minha gente, esse é o 'democrata' fhc!
 
A.T.: Os tucanos também tem contas a prestar::
 
R.J.: O PSDB como partido ético, do Mário Covas, do Franco Montoro acabou. O PSDB tem o FHC como um líder só de fachada, com visibilidade, mas pouca efetividade. Fora isso, há a briga das velhas lideranças. Alckmin e Aécio são conservadores de origem e o Serra tornou-se conservador. O PSDB dos direitos humanos, do José Gregori, foi sendo passado pra trás. Na melhor das hipóteses você tem Serra falando de direitos humanos  para os humanos direitos. Ou do Aécio  que quer reduzir a idade penal(essa é minha: que moral esse cara possui depois de ter usado o dinheiro do povo mineiro, 14 milhões de reais, em 2006, para construir um aeroporto dentro da fazenda do titio, bem como, a 5 km da sua fazendinha, até a chave do aeroporto ficava com o titio? E mais: esse titio, ingrato, estar cobrando do governo de minas gerais mais de 2 milhões de indenização por não ter concordado com o valor pago pelo sobrinho queridinho! E o nepotismo infernal, onde irmã, tios, primos , todos empregados no governo do estado de mg? E ainda querem saber por quê perdeu , os dois turnos, as eleições presidenciais em MG!).
 
Portanto, companheiros deste blogdopovão, eu já , em vários textos, mostrei esse lado do PSDB, dessa oposição, que se apresentam como 'salvadores da nação', como se não fossem  responsáveis por toda a miséria que Lula encontrou neste País, com inflação de quase 400% ao ano: com déficit em contas correntes de mais de 45 milhões de dólares; sem crédito na praça, onde LULA teve que ir pedir socorro, ainda como candidato eleito para presidente, ao ex-presidente Bush, que não gostava do caráter do fhc, inclusive, um dia o repreendeu assim: 'toda vez que o Senhor conversa comigo vem com outra conversa', que gerou uma antipatia mútua, mas, elogiava, e como o Lula, chamando-o de amigo, e vice-versa, até hoje, gerando aquela CARTA Á NAÇÃO, ESCRITA POR LULA E APROVADO PELO PT, ONDE AFIRMAVA QUE NÃO CANCELARIA CONTRATOS, QUE OS RESPEITARIA, e, ai, o dólar, com as mentiras do fhc, já derrotado, subiu de 3,30 reais para quase 3,99 reais, e ai, com essa carta, o dólar caiu para quase 3,00 reais! Por exemplo, vejam o caos do Estado do Paraná, o único, gerido por esse partido há mais de 20 anos, cujo governador foi reeleito, claro, pelo caos, com mentiras, mostrando que eles não são esses 'gestores espetaculares das coisas públicas' como querem mentir para sacanear a DILMA, vítima da recessão econômica mundial, desde 2008! Vejam o Estado de São Paulo, com mais de 21 anos gerido por esse partido, o caos da falta de água, que querem jogar a culpa em São Pedro, quando, na verdade foi pura incompetência, onde nada fizeram para ampliar a Cantareira, construída na década de 50 para uma população desse Estado para 20 milhões de habitantes, onde, há dez anos, somente a capital paulistana estar com quase 20 milhões, e, o estado totalizando mais de 22 milhões de habitantes, e, repetindo, nesses 21 anos, não colocaram um só cano de água para expansão! Agora, estão fazendo obras imediatas, e, outras para acabar com esse sofrimento, com 80% de recursos do governo federal! Por sinal, companheiros, pasmem, com toda essa crise hídrica (para não falarem seca por incompetência) ainda distribuíram dividendos aos acionistas da distribuidora de água desse estado em torno de 400 milhões de reais! Ou seja, como bem nos diz o Lula: PARA O PSDB, PRIMEIRO O BOLO, E, SOBRANDO MIGALHAS, PARA O POVO!.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário