quarta-feira, 4 de março de 2015

'LEI DO DESCANSO', UMA LEI FANTÁSTICA, HUMANA, QUE VEIO MUITO TARDE, ONDE CENTENAS E CENTENAS DE MILHARES DE PESSOAS MORRERAM NAS ESTRADAS POR VÁRIOS FATORES, DOIS DELES, PRINCIPAIS, A EXPLORAÇÃO DA MÃO-DE-OBRA, ONDE MOTORISTAS TRABALHAVAM 24 HORAS SEM DORMIR, PORTANTO, SEM DESCANSAR, COM SEUS VEÍCULOS ULTRAPASSANDO, EM VÁRIAS TONELADAS, AS SUAS CAPACIDADES TÉCNICAS, ALÉM DOS PÉSSIMOS SALÁRIOS, COM CONDIÇÕES DESUMANAS, COMO DORMIREM NAS CABINES DESSES VEÍCULOS, EM LUGARES INSALUBRES, COMO, TAMBÉM, O ESTADO MISERÁVEL DAS ESTRADAS! TUDO ISTO VIRAVA UMA BOMBA PARA TODOS NÓS!



Há mais de trinta anos já instalada na Europa e nos EUA, com paradas técnicas em cada UMA HORA DE VIAGEM, onde os veículos com seus condutores, inclusive, acompanhantes, são obrigados a pararem, em um posto de combustível, com todas as condições, e mais UMA HORA PARA REFEIÇÕES, O ALMOÇO, MAIS UMA PARA O JANTAR, totalizando, em um dia, uma jornada de OITO HORAS DIRIGINDO!
 
Quando fui à Europa, duas vezes, uma em 2010, na chamada 'Europa Latina' (Itália, Portugal, Espanha, França, etc.), e, em 2012, na chamada 'Europa Imperial' (Londres, Bruxelas, Checos, Amisterdan, Buda Peste, Viena e Berlim, presenciei a mordomia dos motoristas de caminhões e ônibus, a qualquer hora do dia, parados nas estradas, em estacionamentos gigantescos, uns em postos de gasolina, com capacidade para , no mínimo, cem carretas e ônibus além de veículos pequenos, com restaurantes e lanchonetes gigantescas para mais de 300 pessoas, aparelhos de televisão em vários lugares, baterias de sanitários masculinos e femininos, etc., etc.! Presenciei vários motoristas deitados nas cabines dos seus veículos, com televisores ligados ou ouvindo músicas, outros dormindo naquelas longas cabines! Fiquei encantado, e, ao mesmo tempo, triste quando eu me lembrava do desespero dos nossos caminhoneiros, com estradas miseráveis, postos de combustíveis em péssimas situações, verdadeiras pocilgas, além de uma carga horária abusiva, sem nenhuma proteção, e, com salários achatados! Um deles, motorista da SADIA, onde me disse que o carro era dele , mas, alugado a essa MULTINACIONAL, simplesmente viajava do interior do Rio Grande do Sul, de uma das sedes dessa indústria, saindo de lá de madrugada e tendo que chegar, por exemplo, em Recife, mais de 2.800 km, sem parar, sozinho, 24 horas depois! Perguntei-lhe como aguentava, e ele me disse, triste, com os olhos vermelhos: 'tomo estimulante para aguentar, como: café, mais de um litro por noite; um litro de Coca-Cola; e completou: conheço colegas que fumam maconha'! Ah, que tristeza! Disse-me que no final do mês não recebia 2 mil reais livres! Que levava de 30 a 50 dias sem ver a família! E, quando chegava em Recife, dormia uma noite, e, no dia seguinte, tinha que viajar, novamente, de regresso ao RS!
 
Lembro-me do Presidente do Sindicato de Caminhoneiros do Brasil, em 2010, quando começou a sua campanha para o projeto 'LEI DO DESCANSO', com as grandes empresas proprietárias de carretas trabalhando contra, através de péssimos parlamentares em todo o Brasil, que nos deu uma declaração, mais ou menos assim: 'eu trabalhei 30 anos como caminhoneiro particular; nunca sobrou nada para eu comprar um novo; um dia, vindo pela BR-116, no Estado do Paraná, vi uma 'boiada' de mais de mil bois sobre o asfalto; tentei evitar o pior, e ai, cair em uma ribanceira, onde quase morri, destruindo o meu carro. Quando a rodoviária chegou, perguntando-me o que foi que aconteceu, eu expliquei da presença da boiada sobre a pista, quando os policiais me disseram: não, nunca existiu, você estava dormindo'. Mas, eles estavam certo, apenas erraram porque não sabiam que eu estava drogado para aguentar viajar 24 horas sem parar'!
 
Pois é, companheiros, esse era o quadro. A Presidente Dilma, enfrentando a todos, inclusive a esse Congresso, quase todo, dominado por bancadas, onde o povo é que não possui bancada, conseguiu aprovar essa lei, com tudo que os caminhoneiros particulares desejavam, apenas não podendo baixar o preço do óleo combustível, pois, a CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA NÃO PERMITE QUE SE BENEFICIE UMA PARTE E OUTRA NÃO, inclusive, estaria beneficiando 95% dos caminhões, todos pertencentes as frotas dessas grandes transportadoras, mas, o que vimos foram maus brasileiros dentre esses caminhoneiros, muitos levados por essa mídia parcial, sacana e politiqueira, ajudada por essa oposição safada, que nunca fizeram nada por essa gente, inclusive, quem não se lembra dos 8 anos do fhc que deixou as estradas brasileiras em estado lastimável, uma buraqueira infernal, ainda querendo parar o Brasil, mesmo com essa lei sendo sancionada sem nenhum corte, com tudo que pediram, indo de encontro aos interesses dos poderosos!
 
E quais foram esses interesses concedidos? Não é igual a lei europeia e americana, mas já é um avanço fantástico:
 
. caminhão vazio não mais pagará pedágio (quem criou pedágio no Brasil foi a privataria do fhc, onde o que se visava era o lucro das concessionárias, inclusive, não importava se o caminhão estivesse cheio ou não!);
. 4,5 horas, no máximo, dirigindo o veículo, tendo que parar uma hora;
. 9 horas de jornada, total, durante o dia;
. excesso de carga, permitido até 5 toneladas, e, se passar desse limite, quem pagará a conta é o dono da carga, antes, era o pobre do motorista que, muitas vezes, sem querer, era obrigado à aceitar;
. financiamento de novos veículos, pelo BNDES, com um ano de carência (somente começa a pagar a primeira parcela doze meses após). É bom frisar que até Lula assumir o seu primeiro ano de governo, o BNDES SOMENTE POSSUIA LINHA DE FINANCIAMENTO PARA CAMINHÕES QUE FOSSEM PARA FROTAS, JAMAIS PARA CAMINHONEIROS! Quem não se lembra de ver nas estradas caminhões novos das transportadoras, e caminhões velhos, caindo aos pedaços, dos proprietários individuais! Hoje, todos possuem novos, com juros de quase zero!
. anistia de todas as multas por excessos de cargas, até o dia da sanção da lei, dia 2.3.2015, que já se apresentava como impagável, onde muitos caminhoneiros já estavam sendo acionados na justiça.
 
Portanto, foi uma vitória dessa gente contra esses poderosos. É O JEITO DO LULA GOVERNAR, SEGUIDO NA INTEGRA POR DILMA, e ai, concordo com o grande pensador BRESSER-PEREIRA, toda essa guerra contra Lula e Dilma é causada pelo ÓDIO, TERRIVEL, DESSA BURGUESIA, conforme artigo neste blogdopovão,a baixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário