terça-feira, 3 de março de 2015

'RICOS NUTREM ÓDIO AO PT, DIZ EX-MINISTRO', BRESSER PEREIRA, QUE FOI MINISTRO DE ITAMAR FRANCO, CONTINUADO COM O FHC, TRES MESES, DEPOIS SUBSTITUIDO PELO INTRAGÁVEL E AMICISSIMO DA BANCA, NACIONAL E INTERNACIONAL, PEDRO MALAN, E, DEPOIS QUASE OITO ANOS COMO MINISTRO DO PLANEJAMENTO DESSA FIGURAÇA FHC!



Pois é, uma entrevista do professor catedrático da USP, São Paulo, um dos melhores economistas do Brasil, da chamada 'tradicional escola de economia brasileira', escritor, há dias lançou um livro sobre esse tema intitulado 'A CONSTRUÇÃO POLITICA DO BRASIL', 'livro que percorre a história do país desde a independência do Brasil', segundo a Jornalista Eldeonora de Lucena, jornalista da Folha de São Paulo.
 
'O pacto nacional-popular articulado pelos governos do PT desmoronou pela falta de crescimento.  Surgiu um fenômeno novo: O ÓDIO POLÍTICO, O ESPÍRITO GOLPISTA DOS RICOS. Para o desenvolvimento, o país precisa de um novo pacto, reunindo empresários, trabalhadores, setores da baixa classe média. Uma união contra RENTISTAS, SETOR FINANCEIRO E ESTRANGEIROS.
 
A visão é do economista Luiz Carlos Bresser-Pereira, 80 anos, que está lançando 'A CONSTRUÇÃO POLÍTICA DO BRASIL', livro que percorre a história do país desde a independência. .....ELE AVALIA QUE O ÓDIO DA BURGUESIA AO PT DECORRE DO FATO DE O GOVERNO DEFENDER OS POBRES'.
 
FOLHA: Seu livro trata de coalizões de classe. O sr. diz que atualmente a coalização não é LIBERAL-DEPENDENTE', como nos anos 90, nem 'NACIONAL-POPULAR, como no tempo de Getúlio Vargas. Qual é, então?
 
BRESSER-PEREIRA: Não há. Desde 1930 houve cinco pactos políticos. O NACIONAL-POPULAR DE GETÚLIO, de 1930 a 1960. De 1964 ou 1967 até 1977, há um PACTO AUTORITÁRIO, modernizante e concentrador de renda, de Roberto Campos e dos militares.
 
Depois, há o pacto DEMOCRÁTICO-POPULAR de 77, que vai promover a transição. Esse chega ao governo, tenta resolver o problema da inflação e fracassa. Com Collor e, especialmente com FHC, há um PACTO LIBERAL-DEPENDENTE, que FRACASSA NOVAMENTE.
 
Ai, VEM O LULA, que se propõe a formar novamente um pacto NACIONAL-POPULAR, com empresários industriais, trabalhadores, setores da burocracia pública e da classe média baixa. O governo terminou de forma quase TRIUNFAL, com crescimento de 7,4%, e PRESTIGIO INTERNACIONAL muito grande. Mas esse pacto desmoronou nos dois últimos anos do governo DILMA.
 
FOLHA: Por quê?
 
O motivo principal foi o desenvolvimento não veio. De repente, voltamos a crescer 1%. Houve erros nos preços da Petrobras e na energia elétrica. E o mensalão. Aí os ECONOMISTAS LIBERAIS (essa é minha: A TRUPE DO MALAN E CIA., TODOS DOS 8 ANOS DO FHC!) começaram a falar forte e bravos novamente, pregar abertura comercial absoluta, dizer que os empresários brasileiros são todos incompetentes e altamente protegidos, quando  eles têm uma desvantagem competitiva imensa (essa é minha: respeitando esse fantástico pensador, também, gostaria de acrescentar a CRISE ECONÔMICA MUNDIAL, DE 2008, ONDE TODA A EUROPA E EUA QUASE QUEBRARAM, ainda hoje com pisbs negativos, excetuando-se os EUA, pela descoberta da imensidão do gás de xisto, com ela, cada ano se apresentando com mais gravidade, se consolidando no período 2010 a 2014, estando ai a grande decisão da presidente Dilma, com seus assessores, especialmente, o HUMANISTA GUIDO MANTEGA, que decidiram pegar a POUPANÇA GUARDADA, INTOCÁVEL, DOS BANQUEIROS, CHAMADA 'SUPERÁVIT FISCAL' para que bolsa família, prouni, minha casa, minha vida, achatamento do salário mínimo, obras não fossem paralisadas, etc. fosse usada, criando um ÓDIO, como bem nos diz o B.P., infernal contra Dilma , Lula e o Bresser Pereira)..
 
É o que explica o desparecimento de centenas de milhares de empresas. O pacto político NACIONAL-POPULAR......vupt! Evaporou-se.. A BURGUESIA VOLTOU A SE UNIFICAR.
 
FOLHA: E ACHOU QUE PODIA GANHAR A ELEIÇÃO DO ANO PASSADO?
 
B.P.: Sim. Aí surgiu um fenômeno que eu nunca tinha visto no Brasil. De repente, VI UM ÓDIO NUNCA VISTO CONTRA UM PRESIDENTE E UM PARTIDO. Não era preocupação ou medo, ERA ÓDIO.
 
Esse ÓDIO decorreu do fato de se ter um governo, pela primeira vez, que é de CENTRO-ESQUERDA, e que se conservou de esquerda. Fez compromissos, mas não se ENTREGOU.CONTINUOU DEFENDENDO OS POBRES CONTRA OS RICOS. O ÓDIO decorre do fato de que o governo revelou uma preferência forte e clara pelos TRABALHADORES E PELOS POBRES. NÃO DEU À CLASSE RICA, AOS RENTISTAS(essa é minha: vejam a frase do Lula como ele governava: 'O BOLO ECONÔMICO DEVE SER CORTADO, COM A MAIOR PARTE PARA O POVO, O RESTO PARA Á ECONOMIA. NA ÉPOCA DELES (fhc e cia.) ELES COMIAM QUASE TODO O BOLO, FICANDO AS MIGALHAS, SE SOBRASSEM, PARA O POVO").
 
FOLHA: B.P.: Não. Com Dilma, a taxa de juros tinha caído para 2%. Isso, mais o mau resultado econômico, a inflação e o mensalão, articularam a direita. Nos dois últimos anos da Dilma, a luta de classes voltou com força. Não por parte dos trabalhadores, mas por parte da BURGUESIA QUE ESTÁ INFELIZ.
 
FOLHA: AO GANHAR, DILMA ADOTOU O PROGRAMA DOS CONSERVADORES?
 
B.P.: Isso é uma confusão muito grande. Quando se precisa fazer o ajuste fiscal vira ortodoxo? Não faz sentido. Quando Dilma faz ajuste ela não está sendo ortodoxa. Está fazendo o que tem que fazer.  Havia abusos nas vantagens da previdência. Subsídios e isenções foram equivocos. Nada mais desenvolvimentista do que tirar isso e reestabelecer as finanças. Em vez de dar incentivo, tem que dar é câmbio. E de forma sustentada.
 
DILMA chamou Joaquim Levy por uma questão de sobrevivência. Ela tinha perdido o apoio na sociedade, formada por quem tem poder. A divisão que ocorreu nos dois últimos anos foi violenta. Quando os liberais e os ricos perderam a eleição, muito antidemocraticamente não aceitaram isso e continuaram de armas em punho. De repente, voltávamos ao udenismo e ao golpismo. Não há chance disso funcionar.
 
FOLHA:DILMA está na direção certa?
 
B.P.: Claro. Mas ão vai se resolver nada enquanto os brasileiros não se derem conta de que há um problema estrutural, a doença holandesa. Enquanto houver política de controle da inflação por meio de câmbio e política de crescimento com poupança externa e âncora cambial, não há santo que faça o país crescer. Juros altos só se justificam pelo poder dos RENTISTAS (os ricos) e do SISTEMA FINANCEIRO. Falar em taxa alta para controlar inflação não tem sentido.
 
FOLHA: Qual pacto seria necessário?
 
B.P.: Um pacto DESENVOLVIMENTISTA que uma TRABALHADORES, EMPRESÁRIOS DO SETOR PRODUTIVO, BUROCRACIA PÚBLICA E AMMPLOS SETORES DA BAIXA CLASSE MÉDIA. Contra quem? OS CAPITALISTAS RENTISTAS (os ricos, a burguesia), os FINANCISTAS QUE ADMINISTRAM SEUS NEGÓCIOS, os 80% dos ECONOMISTAS PAGOS PELO SETOR FINANCEIRO E OS ESTRANGEIROS (essa é minha: tantas vezes eu chamei essa raça de 'vassalos dos banqueiros, dos demais especuladores, todos no CASSINO BOVESPA, em vários textos neste BLOGDOPOVÃO?). Por sinal, ainda é minha: EU QUERIA VER AQUELA CARA, QUE ME PARECE QUE LEVA VÁRIOS DIAS SEM LAVAR, DA MIRIAM LEITÃO, que, em todos os seus péssimos e copiados artigos, no jornal o Globo, Globonews, o tal Renato Sandenberg, redator-chefe de vários programas de economia da Globonews; do tal Merval Pereira, que escreve artigos quase ilegíveis no GLOBO, também, da rede globo e Globonews, e outros deles, não se cansam de falar mal do Lula, de Dilma, de qualquer ação governamental, essa trupe, juntamente com seus idealizadores, esses tais consultores econômicos, botam pra quebrar!).
 
FOLHA: Um pacto assim não fere interesses consolidados?
 
B.P.: Em primeiro lugar, fere interesses do capitalismo. Não há nada que o capitalismo internacional queira mais em relação aos países em desenvolvimento do que eles apresentem déficit em conta-corrente. Porque esses déficits vão justificar a ocupação do mercado interno nosso pelas multinacionais deles e pelos empréstimos deles.....
 
FOLHA: No livro o sr. trata das dubiedades da burguesia. Diz que muitos industriais são hoje quase 'maquiladores'. viraram rentistas. Como compor esse pacto com empresários?
 
B.P.: A BURGUESIA tem sido ambígua, contraditória. Em alguns momentos se uniu a trabalhadores e ao governo para uma política de desenvolvimento nacional, como com Vargas e Juscelino. Em outros, não foi nacional, como entre 60 e 64. Ali, a BURGUESIA se sentiu ameaçada. No contexto da Guerra Fria e da Revolução Cubana, se uniu e viabilizou o regime militar....A BURGUESIA voltou a se unir sob o comando liberal. Há esse clima de ódio, essa insistência de falar de impeachment
 
Mas esse espírito não vai florescer. A democracia está consolidada e todos ganham com ela, RICOS e POBRES. O Brasil só se desenvolve quando tem uma estratégia nacional de desenvolvimento.
 
FOLHA: Como define a burguesia hoje?
 
B.P.: É muito mais fraca do que nos anos 1950 (essa é minha: em um outro meu texto neste blogdopovão, há meses, escrevi que a BURGUESIA PAULISTA tinha se acabado quando do fim do café, onde até hoje vive como se ainda fosse rica!). Tudo foi comprado pelas multinacionais. O processo de desnacionalização é profundo. Todos que venderam suas empresas viraram RENTISTAS (RICOS, SEM NADA CONTRIBUIREM PARA O DESENVOLVIMENTO DO BRASIL, querem um exemplo: o tal CHIQUINHO SCARPA, um cara de quase 70 anos de idade que nunca fez nada, vivendo da riqueza patrimonial do pai, ou seja, alugando velhos sobrados no centro de São Paulo, apesar de se apresentar como um 'ricaço'!) estão do outro lado. Mas continuam existindo empresários nacionais e jovens com ideias. Mas não há oportunidade de investir com esse câmbio e esse juro. É uma violência que se está fazendo contra o país....
 
Minha gente, a reportagem é fantástica. Ainda irei ler esse livro, histórico, sobre a nossa história econômica. Mas, como caiu bem para a saúde da nossa democracia, ainda se consolidando, com tantas agressões, conforme nos disse esse grande Pensador, com 'tanto ódio' de uma classe, A BURGUESIA contra os trabalhadores. Não há dúvidas dos objetivos dessa raça golpista, raivosa, que foram derrotados, democraticamente, mas, estar inconformada com a derrota  presidencial, onde se achavam já vitoriosos, principalmente, depois da morte do Eduardo Campos, esse sim, o que poderia ser presidente do Brasil seguindo uma linha social mais para o povo! Nunca é tarde afirmar que, faltando dez dias para o primeiro turno, o ídolo da BURGUESIA, o AÉCIO AEROPORTO NEPOTISMO NEVES, que teve nota ZERO NO RANKING DA REVISTINHA VEJINHA, QUE TANTO O APOIOU E O APOIA, JUNTO COM ESSA BURGUESIA, no desempenho parlamentar no senado em 2014, sendo um dos piores dos 63 deles, mas, a mídia 'amiga', tucanada, parcial, não deram uma só linha sobre essa vergonha, e, se não fosse pesquisa do PT, no site da empresa que fez o trabalho para a VEJINHA, ninguém saberia dessa vergonha. Por sinal, ontem, dia 2 de março, o PASTELÃO FOLHA DE SÃO PAULO, um das mídias inimigas do governo, recontratou o Aécio para escrever, semanalmente, uma coluna, ou seja, vejam que 'coincidência', na véspera da caminhada para 'O GOLPE', ele é 'convidado', mas, o PASTELÃO, querendo dar uma da sua conhecida história, que na Bahia chamamos de 'VAZILINAS' , ou 'MORDE E ASSOPRA', NOS TROUXE ESSA FANTÁSTICA REPORTAGEM DESSE GRANDE HOMEM, PASMEM, UM DOS FUNDADORES DO PSDB EM SÃO PAULO, PROFESSOR EMÉRITO DA MAIOR UNIVERSIDADE DO BRASIL, ex-ministro da fazenda e do planejamento do fhc, também, do Itamar Franco, desmoralizando todos esses GOLPISTAS!
 
Eu fico imaginando, na campanha eleitoral de 2018, com Lula candidato, no programa eleitoral, mostrarem essa reportagem! Será um estrago nessa BURGUESIA BRASILEIRA, 90% encastelada em São Paulo!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário