segunda-feira, 30 de março de 2015

SALVADOR, A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL, 466 ANOS DE IDADE (O BRASIL É UM 'JOVEM' DE 515 ANOS), CHEIA DE MISTÉRIOS, CHEIA DE ALEGRIA, BANHADA PELA LINDA E IMENSA 'BAIA DE TODOS OS SANTOS'! NA ÉPOCA DO DESCOBRIMENTO, POR CAUSA DESSA 'BAIA' SALVADOR FOI BATIZADA DE 'BAIA', DEPOIS BAHIA!






Eu, como todos os baianos, e, por quê não, todos os brasileiros que a conhecem, adoram o seu jeito de ser, a sua arquitetura fantástica, herdada da milenar Europa, especialmente, Portugal com muita influência romana, turca-otomana, espanhola, francesa, inglesa, e, já com toques dos baianos, e, ilustres 'baianos' estrangeiros, como os italianos , LINA BOMBARDI E SEU PAI,                                     , que vieram de São Paulo conhecer a 'baia' e aqui ficaram para sempre! O argentino Carybé, um dos maiores artistas plásticos do mundo; e outros maravilhosos 'brasileiros'!
 
 
Já escrevi neste BLOGDOPOVÃO, DESDE A SUA FUNDAÇÃO, EM 23 DE SETEMBRO DE 2010, SOBRE A MINHA, NOSSA E DE TODOS BRASILEIROS, SALVADOR, ONDE TUDO DO BRASIL COMEÇOU! Como adoro certos lugares desta linda e acolhedora cidade! Citarei alguns:
 
1) descer a ladeira da barra, saindo do largo da vitória, até chegar ao pé do farol desse bairro! Claro, olhando para o lado direito e vendo a linda baia de todos os santos, e, do lado de lá, a ilha de Itaparica, que foi uma das barreiras marítimas contra invasões 'estrangeiras'! Como o João Ubaldo Ribeiro adorava lá, tomando todas, com seus amigos conterrâneos, apesar de NUNCA TER DOADO UM PREGO PARA TODOS ELES, E , NEM PARA A SUA ITAPARICA! E como recebia de presentes desse povo humilde, como: peixe pescado na hora; peixe preparado pelas 'comadres' , com muita farra; cestos de frutas; e outros presentes, e, ele , com aquela gargalhada, assim que passava o verão, rumava-se para o seu Rio de janeiro! Acho, até, que não quis ser enterrado nesse local, preferindo o Rio de Janeiro, a sua 'nova terra'! Também, Cayme, que tanto a Bahia o deu, pediu que fosse enterrado na sua 'nova terra', Rio das Ostras! E mais: o governador da Bahia, na época, com pena da sua situação financeira falimentar, doou uma casa, no bairro do rio vermelho, com a promessa dele de continuar em Salvador; poucos meses após, rapidamente, ele a vendeu, e, com o dinheiro , comprou aquela casa nessa localidade, e deu uma 'sonora' banana para os baianos! E não devolveu, com seus 'filhões', essa doação!
 
2) Curtir a praia da barra, linda, cheia mas aconchegante!
 
3) Curtir as praias de ondina, rio vermelho, pituba, boca-do-rio (era conhecida como 'praia dos artistas) na década de 70, por sinal, muito usada pelos hippey do mundo todo!
 
4) Curtir Itapuã, com toda a sua energia. Foi lá que o Juca Chaves, Vinicius de Moraes, Juvená, o rei da noite, Firmino de Itapuã, grande sambista; muitos imigrantes italianos, com um mar fantástico, parecendo mais uma cidadezinha do interior. Agora, com a sua reforma, que linda mais ficou!
 
5) Curtir a praia de Stella Maris, do 'Flamengo', lindas e maravilhosas! Dai vamos até o Estado de Sergipe, pela Estrada do Côco, passando por lindos lugares, verdadeiros 'paraisos', como: Arembepe, o maior paraiso hippe do Brasil, e, talvez, do mundo! Itacimirim, Imbassai, Praia do Forte, Subauma (linda, cujo nome, nasceu de uma lenda, onde em cima de um monte havia um SEMINÁRIO DE PADRES, e de lá, eles chamavam as meninas e meninos, gritando: 'SUBA UMA', e ...pau; 'SUBA UMA', e pau, .......; até chegarmos a linda Aracajú, dai Maceió´maravilhosa; Recife, também, linda, João Pessoa, na Paraíba, Fortaleza, lindíssima, no Ceará!
 
6) Curtir os barzinhos de Salvador, porém, 'longe' da praia: Os 'soteropolitanos' adoram beber, comer, mas, em bares distantes do mar, da praia, localizados em ruas transversais! Na beira da praia somente durante o dia, sem dúvida!
 
7) Curtir Museus, Igrejas, '365' delas (a maior mentira!), lugares históricos, etc., etc.
 
8) Para quem não sabe, SALVADOR FOI PLANEJADA PELO IMPÉRIO PORTUGUÊS, CUJA PLANTA ARQUITETÔNICA FOI ELABORADA EM LISBOA, SENDO EXECUTADA AQUI. A cidade era, exclusivamente, onde se encontra hoje o PELOURINHO, ATÉ A BAIXA DO SAPATEIRO, HOJE, UMA GRANDE ARTÉRIA, onde sob ela, passa um dos maiores rios da cidade, o da TRIPA (todos que matavam bois, porcos, carneiros, frangos, faziam na beira desse rio, lavando-os para vende-los nas feiras que ficavam no Pelourinho, por isto, com esse nome); do outro lado da 'cidade', na entrada da Praça da Sé, e ai, esses lados eram cercados por GRANDES PORTÕES DE MADEIRA, onde para sair ou entrar tinham que se identificar! A cidade cresceu para o lado da 'Sé', e ai um dos portões foram deslocados para a praça que hoje se homenageia o grande poeta CASTRO ALVES;
 
8) Por causa desse planejamento arquitetônico, Salvador foi um exemplo para toda à América do Sul, e, das próprias grandes cidades do Brasil. Aqui nasceu o segundo maior elevador do mundo, o Lacerda, somente perdendo para o da Inglaterra; aqui nasceu o primeiro meio de transporte movido à eletricidade (todas as cidades eram através de carroças puxadas por animais), o famoso BONDE; Aqui nasceu o primeiro carro movido à vapor, construído por um baiano que tinha morado e estudado em Londres, e lá, vendo já as pesquisas nas universidades, trouxe a ideia para aqui, onde, ao colocar a sua invenção para circular nas ruas, era chamado de o 'doido que anda sobre rodas' (o carro estar até hoje em um museu); aqui nasceu o primeiro sistema de água encanada e tratada, via FONTES DE ÁGUA, CONSTRUIDA EM CADA BAIRRO POPULOSO. UMA DAS MAIS FAMOSAS, foi a da FONTE NOVA, ao lado do estádio do futebol que levou o seu nome! (até hoje a fonte existe, totalmente, destruída!), e outras invenções fantásticas! Também, o PORTO DA BAIA DE TODOS OS SANTOS FOI O MAIOR DAS AMÉRICAS, construído pelo Império Português para levar suas riquezas do Brasil (todas roubadas) e trazer de lá quase nada, ou melhor tudo de luxo que a família imperial e seus assessores precisavam. Por sinal, uma historinha: em quase todas as igrejas da Bahia, há uma placa: construída sobre 'pedras vindas de Portugal', como se fosse grande coisa! Pesquisei e li a verdade: os navios, para ficarem pesados nas viagens de Lisboa para a Bahia, colocavam essas pedras, e, quando chegavam aqui, despejavam nas praias, trocando-as por mercadorias valorizadas, como: açúcar, fumo, pau-brasil, etc., e ai, se construíam os alicerces das Igrejas e outras obras com essas pedras! Até isto nos enganaram!
 
Portanto, venham a Salvador, é muito gostoso conhece-la, e até morar nela, para o resto da vida! Qual a cidade do mundo que possui mais de 80 km de praias ao seu redor, onde andamos poucos metros e já estamos com os pés dentro da água? Ou pegarmos um transporte coletivo, um dos piores do mundo, e, com muita sorte, chegarmos em uma linda praia se gastando 3 reais? E, com pouco dinheiro, comer dois acarajés, por 4 reais cada, enchendo a barriga com água de coco, gelada, a um reais (nas festas populares, verão e carnaval, os ladrões dobram de preço!).
 
E por que somos chamados de SOTEROPOLITANO, QUEM NASCE AQUI? Porque os seus descobridores, já sabendo que existia o país EL SALVADOR, e lá os seus filhos são chamados de 'salvadorenhos', pegaram essa palavra, da língua grega, que significa: 'nascido em cidade grande'! E os que não nasceram aqui, são 'baianos' e, os que nasceram fora da Bahia, mas que adoram esta cidade, são chamados pelos baianos de 'irmão', 'amigo', 'meu chapa', 'meu rei', etc., etc.
 
MAS, COMO DEMOS SORTE PARA TERMOS ESTA BAHIA COMO ADORAMOS, E , ESTE BRASIL, TAMBÉM, QUE ADORAMOS, pois, se não fossem as guerras 'santas', entre: 'católicos', com apoio do Império e os padres JESUÍTAS, COMO O PAPA FRANCISCO; os que vieram, como escravos, do país africano MALÊ, aqui chamado de 'malês'; que tinham a religião ISLAMITA; outros escravos vindos de países africanos, de várias aldeias, com línguas e costumes diferentes; esse 'caldeirão' religioso, cultural, virou uma guerra, com muito sangue derramado! Mas, quis Deus, que por mais de cem anos de guerra entre eles, todos se unissem em um só povo: BAIANO, BRASILEIRO, onde todos se respeitam, com suas culturas, suas religiões, muitas misturadas, como ficaram conhecidas como 'A RELIGIOSIDADE BAIANA', com um catolicismo diferente em todo o mundo, inclusive, o VATICANO, POR DEZENAS DE ANOS, A CONDENOU, mas, passados os tempos, ela foi reconhecida e hoje todos somos 'católicos', 'candoblezeiros', 'ubanistas', 'pais de santo' e outras e outras seitas. Mas, sem dúvida, como CORREMOS O RISCO DE VERMOS UMA BAHIA DIVIDIDA, POR 'ALDEIAS', COM MUITA INTOLERANCIA, COMO VEMOS HOJE EM TODO O ORIENTE MÉDIO E NA ÁFRICA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário