domingo, 1 de março de 2015

QUEM NASCE EM SÃO PAULO, ESTADO, É PAULISTA; QUEM NASCE NA BAHIA, É BAIANO; QUEM NASCE EM PERNAMBUCO É PERNAMBUCANO; QUEM NASCE EM SERGIPE É SERGIPANO, E, ASSIM SUCESSIVAMENTE, MAS....



.....por que quem nasce no Rio de Janeiro é carioca? Pesquisei, e vi que os povos indígenas que habitavam nessa região, muito antes do Império português invadi-lo, denominava o POVO BRANCO DE CARI, ou seja, cari significava para eles BRANCO; e, casa onde morava de OCA, portanto, carioca!
 
Há um rio que joga a sua água para a linda baia de Guanabara, que, na divisa dele para com o mar da baia, em um pequeno elevado, existia uma casinha, de um pescador, BRANCO. Foi ai que os índios começaram a chamar o rio 'do carioca', claro, o dono era branco e morava em uma casa!
 
Mas, será que naquela época no Rio de Janeiro não existiam negros? Claro, mas, pequena minoria, pois, os negros estavam escravizados nas fazendas, vivendo como 'gente de segunda', uma chaga terrível da nossa história, onde, jamais será curada! E o que mais temo: essa chaga estar aumentando contra nós, brancos, que nada tivemos culpa, pois, os escravocratas, todos, foram brancos portugueses! Pois é, para os índios, ver um branco era como se fosse uma 'grande novidade'!

Nenhum comentário:

Postar um comentário