domingo, 16 de setembro de 2012

AINDA NA ONDA ARGENTINA: CARLOS GARDEL!

 
 
 
CHARLES ROMUALD GANDÉS, nascimento em 11 de dezembro de 1890, em Toulouse, França, morrendo em 24 de junho de 1935, em Medellín, Colômbia. Compositor; violonista e ator. Na Argentina era apelidado, carinhosamente, de "EL FRANCESITO". Morreu aos 44 anos de idade, em um acidente aéreo, em frente a uma multidão de expectadores que o esperavam para um show!
 
"Mi Noche Triste", a primeira música no estilo tango cantado por Gardel, deixando os Argentinos maravilhados! Dizem que foi o seu primeiro degrau da fama, pois, nunca tinha cantado um tango, e, sim , músicas do estilo denominadas "criolla", inspirada no folclore da região (Argentina; Uruguai; Perú; Colômbia; Venezuela). Dizem que o tango, com essa música cantada por Gardel, recebeu o seu atestado de nascimento, conforme expressão usada pela "Coleção Folha de São Paulo", lançada há dias com grandes cantores e intérpretes mundiais! Carlos Gardel, com vários dos seus sucessos, foi o primeiro CD dessa fantástica Coleção! A partir daí o TANGO PASSOU A SER A MÚSICA DOS ARGENTINOS!
 
Foi e é tão endeusado pelos Argentinos (uns acham que empata com Evita Perón!), até hoje, um ídolo inesquecível! Era tratado pelo Povo Argentino  de forma familiar, como se fosse um dos seus membros! Vejam alguns apelidos que recebera desse Povo que tanto o amou e o ama, eternamente!
 
- "El Morocho del Abasto", referência a um mercado (abasto = abastecimento), onde ele gostava de cantar com amigos e conhecidos: com o tempo, a fama, a multidão era tanta que esse lugar ficou inviável para ele e seus amigos (hoje, um shopping center);
 
- "El Maximo Zorzal": zorzal é o nome portenho do sabiá, ou seja, era considerado um cantador do tipo pardal!
 
- "Criollo": (creole), originalmente, quer dizer filho de europeu nascido na América , mas, por causa do amor desse Povo ao Gardel, essa conotação era como se fôsse FILHO LEGÍTIMO DA ARGENTINA!
 
- "El Troesma": a gíria da malandragem tangueira é o lunfardo. Um de seus maiores hermetismos é o vesre. Ves-re - Re-vés, ou seja,  uma espécie de maestro!
 
- E o mais famoso: "EL FRANCESITO": anos e anos de discussões sobre o País onde nascera, tudo causado por ele mesmo, Gardel, que, sem ninguem saber até hoje, comparecera a uma cidadezinha uruguaia, chamada Tacuarembó, em 11 de dezembro de 1887, e se registrou como tivesse nascido lá! O seu passaporte, com esse registro, foi encontrado nos escombros do avião onde se encontrava o seu corpo; mais, os seus biógrafos, anos e anos de pesquisa, descobriram a verdade: CHARLES ROMUALD GARDÉS, nasceu em Toulouse, na França, em 11 de dezembro de 1890, onde nascera no hospital Saint Joseph de la Grave, às duas da manhã de uma quinta-feira. Filho de Berthe Gardés e de "um pai desconhecido", depois, esclarecido que o seu pai foi Paul Lasserre, casado, que vinte anos depois, então viúvo, atravesso o Atlântico para pedir a mão de sua "paixão de juventude" - obviamente, Berthe não deu. Gardel não quis nem ao menos conhecê-lo). Ela, como mãe "solteira", largou à França, em um ambiente terrivel, de muitas cobranças sociais, para ir morar em Buenos Aires, com o seu filho, viajando mais de 9.000 km, para se juntarem a mais de 94 mil franceses que moravam lá, a segunda maior comunidade estrangeira desse País, perdendo, apenas , para os Estados Unidos da América! Naquela época, de cada 4 habitantes, tres eram estrangeiros! Mas, por que ele escondia a sua nacionalidade francesa? Dizem seus biógrafos que ele temia ser convocado para inúmeras guerras que a França participava, e, como morava em Buenos Aires, onde a segunda maior comunidade era da França, ele temia ser convocado e ter que deixar a "sua" Argentina!
 
Aos sete anos de idade, completou o primário, uma façanha para aquela época, pois, existiam 232.000 crianças em idade escolar em Buenos Aires, apenas dois mil concluiam os estudos. A partir dai, fazia bicos para se manter e a sua mãe, como um "menino de rua" que hoje conhecemos, infelizmente, muito bem em nosso País, catando papeis; etc.. A sua mãe se preocupava, e muito, porque ele era muito conhecido na cidade, com o seu apelido mais famoso: "El Francesito"! Um dia, andando em portas de teatros e de Óperas, foi convidado para ser "claque (é um grupo de pessoas contratado para puxar palmas e apupos emum espetáculo). E a incumbência de "Carlitos", outro dos seus famosos apelidos, era acompanhar todos os melhores espetáculos de Ópera, que tanto o fascinava!
 
Em 1911, depois de participar de várias duplas, encontrou o seu parceiro ideal que o levou para a fama: José Razzano - "El Orientalito". Um tipo três anos mais velho, consideravalmente mais conhecido e nascido em Montevidéu (daí o orientalito: vinha da República Oriental del Rio Uruguay).
 
Dizem que era impossível não se encantar com Gardel. Logo, essa dupla virou um sucesso Nacional e Internacional.
 
O seu sucesso era tanto que foi convidado para cantar nos EUA, mas, no início não emplacou, pois, os americanos queriam que ele cantasse em inglês!. A Paramount o convidou para dois filmes, de longas filmagens: o drama "Cuesta Abajo" e a comédia "El Tango em Broadway", ambos em 1934. Os sucessos foram espetaculares em todo o mundo latino! Estouro de bilheterias! E Carlos Gardel é convidado para outros longas: "El Dia Que Me Quieras", outro drama, talvez o seu melhor e mais famoso filme) e "Tango Bar", outra comédia, sem muito sucesso! Virou, definitivamente, um GALÃ LATINO!
 
Algumas das suas famosas citações:
 
".....o tango não existia a não ser como dança";
 
"Ganhei e ganho muito, mas gasto tudo. Eu gosto de viver bem. Gosto da boemia dourada, do ser generoso, do cabaré, das mulheres bonitas...E das carreiras de cavalos....Ah, as carreiras de cavalos são a minha grande paixão! O DINHEIRO QUE ME FIZERAM PERDER"!
 
"Como é que eu vou cantar palavras que eu não entendo, frases que eu não sinto? (protestando porque os americanos queriam que ele cantasse em inglês).......O idioma, senhores, é o espanhol....ou, melhor ainda, o porteño.....que pena, amigos (da direção da NBC) que não possa satisfazer seus desejos!"
 
"Vi uma letra "Mi Noche Triste", e imaginei que poderia ir muito bem com uma música lenta e triste de tango. Havia tanta emoção, tanta melacolia naqueles versos!  Um comarada da orquestra, Castriota, fez a música. Estreei a canção , que chegou à alma do público. E assim começou toda essa 'cachaçada' (borrachera) de tango."
 
Vejam o que Gardel fez: recusou-se a cantar em inglês! Aqui, um bando de imbecis fazem questão de esculhambar com o português! Perguntei a um diretor de uma construtora por quê colocarem nomes em inglês; francês em edificios residenciais, e, ele, prontamente, me responde: "SE COLOCAR EM PORTUGUÊS AS VENDAS FICAM DIFICEIS"! Quando estive em Paris, visitando alguns museus, não haviam dizeres em outras línguas a não ser o francês! Se não tomármos cuidados, em breve tempo, o português será a segunda língua deste País! Aqui, na Bahia, até dicionário chamado "BAIONÊS" um carioca já inventou, sucesso de vendas, pois, segundo ele, quando veio morar na Bahia, quase não entendia o que falavam, principalmente, os jovens! E, eu, trinta anos em Salvador, baiano do interior do Estado, simplesmente, tenho dificuldades com algumas palavras. Por exemplo: ARMA DE FOGO: mulher ou homem feio! VOADOR: cheque sem fundo! BATE E VOLTA: cheque sem fundo que voltou pela segunda vez! PROBLEMÁTICO: pessoa de dificil convivência! LOUCÃO: cheio de drogas! MULHERENGO: boêmio; namorador! CHIFRUDO: traído pela mulher! ARMENGUE: mal vestido! TIO ou TIA: Corôa; DURÃO: sem dinheiro; MEU REI: pessoa amiga; idolo! NERVOSO: gay! TRAIDOR DA PÁTRIA: também, gay; SAPATÃO: lésbica! AMASSO: namorar agarradinho! CARNIÇA: homem ou mulher feios! PASSANDO Á CHUVA: em uma festa (balada) pega qualquer um(a) para não ficar sozinho(a), E ai, o português vai sendo substituido por uma gírias que somente emporcalham a nossa língua! É bom frisar que 95% das gírias baianas são usadas por pessoas com níveis educacionais e culturais baixissimos! Mas, a turma gosta........, eu, não, tenho horror!
 
Agora, história: como lemos, acima, de cada quatro moradores de Buenos Aires, no fim do século XIX e início do XX, de cada quatro pessoas em Buenos Aires, um era Argentino. Estar ai porque os Argentinos se julgavam mais Europeus e Americanos do que latinos! Dizem que se gabavam de serem "europeus e americanos", e, vergonha de serem latinos! Quase não conheciam os seus vizinhos! Os brasileiros eram chamados de "macaquitos", principalmente, por serem negros! Veio a chacina dos militares quando criaram a ditadura desse País, onde o Brasil virou o principal bêrço para esses argentinos que fugiam dessa ditadura! Veio a Guerra contra a Inglaterra, onde todos os Países da Europa; Estados Unidos da América; e, na América do Sul, o Chile, mas, o Brasil ficou contra a Inglaterra, dando todo apoio à Argentina, inclusive, fornecendo apoio logístico, como, por exemplo, proibindo que aviões e navios de guerra da inglaterra usassem o nosso território e o mar para atacar esse País! Protestou, violentamente, contra a Inglaterra, exigindo que devolvesse as Ilhas Malvinas para à Argentina, tomada desse País no século XVIII, junto à O.N.U.! Após a Guerra, durante dez anos, todas as Embaixadas do Brasil viraram, também, representações diplomáticas dessa Nação! Resultado: hoje, o POVO ARGENTINO, NA SUA GRANDE MAIORIA, ADORA O BRASIL E OS BRASILEIROS! Fui testemunha desse fato, pois, em 2009, passei cinco dias em Buenos Aires, e senti o tratamento, carinhoso, desse Povo quando descobria que eu era Brasileiro, e faziam referência a esses dois episódios históricos!
 
Outro fato histórico: com o fim da segunda guerra mundial, os assassinos de Hither, de forma clandestina, a grande maioria dos seus assessores, foram morar , clandestinamente, com nomes e aspectos físicos trocados, foram morar nesse País, tudo pela amizade, fraternal, entre esse monstro e Perón, além da grande presença de europeus !
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário