terça-feira, 4 de setembro de 2012

"NOVO PROCESSO PEDE PROIBIÇÃO DE JEGUES EM FESTAS", saiu esta nota no Correio, de Salvador, do início deste mês!



Para quem não é da Bahia, há uma tradição, histórica, desde antes do Império Português, dos baianos festejarem festas populares, como a mais importante, a LAVAGEM DO BONFIM, montados em jegues ou eles puxando carroças, carregadas de bebidas e mulheres bonitas! Há uns tres anos, a justiça proibiu o uso desses pobres animais, inclusive, pelos maltratos que faziam aos mesmos, como, pasmem, até doses e mais doses de cachaças; cervejas; etc., etc., além de terem que caminhar, vários quilômetros sobre asfaltos quentissimos! Tudo a pedido das Associações de protetores dos animais!

Mas, alguns animais, ah, desculpem-me, pessoas insistem que essa tradição da Bahia volte, ou seja, naquela época que começou essa mania, não havia asfalto; a população era, no máximo, de 50 mil, hoje, são mais de 2.900.000, portanto, a época é outra, onde os animais eram mais respeitados!

Segundo a nota, representantes das ONGs Terra Verde Viva, Célula Mãe e Animal Viva, junto à OAB, DERAM ENTRADA DE UMA NOVA AÇÃO CIVIL PÚBLICA com pedido liminar, no Fórum Ruy Barbosa, para tentar, desta vez, impedir o desfile de jegues e cavalos em todas as festas populares de Salvador, além da Lavagem do Bonfim. Uma das autoras do processo, a avogada Ana Rita Tavares, coordenadora da Terra Verde Viva, está confiante de que, este ano, a justiça irá deferir a liminar. O Juíz do Plantão Judiciário tem prazo de 24 horas para apreciar e deidir se os animais seguem ou não nas festas. Caso a liminar seja deferida, a Prefeitura terá que impedir o uso dos animais, sob pena de multa, cujo valor ainda não foi definido: "É público e notório que se cometem atrocidades com os animais nestas festas", avaliou a advogada. "Desta vez, temos provas irrefutáveis dos crimes praticados, e só não verá o juiz que não quiser ver"

Portanto, minha gente, até que encontramos pessoas que querem defender esse ANIMAL, DIVINO, que é o Jegue! Dizem que o único SANTO QUE O ESCOLHEU COMO MONTARIA FOI JESUS CRISTO, pois, os demais, até hoje, não aguentaram e não aguentam a PREGUIÇA DO JEGUE! E quando ele FICA INVOCADO, PÁRA DE ANDAR, COLOCA O PESCOÇO PARA O CHÃO, E, AI, NEM UM TRATOR O REBOCARÁ! A situação do JEGUE NO NORTE E NORDESTE DO BRASIL É CATASTRÓFICA! Os fazendeiros estão os expulsando das suas fazendas, jogando-os nas estradas, alegando que, além de ruins para o trabalho, são grandes comedores de capim! Por outro lado, o JEGUE FOI TROCADO PELA MOTO PELOS JOVENS E ADULTOS DAS ZONAS RURAIS E PEQUENAS CIDADES DO INTERIOR DO BRASIL! Até entrarem nos pastos a procura de animais estão fazendo montados em moto! Em termos de segurança que se exige para montar em um veículo desse, no interior e nas zonas rurais, como capacete, simplesmente não o usam, pois, segundo pesquisa, COM O CAPACETE AS 'MENINAS' NÃO OS PAQUERAM! E as quadrilhas rurais, usando motos, para assaltarem? Ai, eles usam capacete! Um Prefeito, no interior do Piauí, baixou um decreto proibindo que se dirija moto de capacete visando melhor identificação do possivel assaltante! Para esse imbecil gestor, qualquer motoqueiro é ladrão; é assassino; e, ai, a segurança que se dane!

Por falar em JEGUE, eu acho uma "injustiça" a legislação eleitoral não permitir que um JEGUE; UM BURRO; UMA ÉGUA; UM CACHORRO; UM CAVALO; UM MACACO, ETC., QUE SE JUNTE AOS DEMAIS CANDIDATOS QUE ESTAMOS ASSISTINDO PELA TV, PARA SEREM CANDIDATOS! Eu tenho dois cachorros, lindos, fiéis; honestos; inteligentes; não roubam comida dos demais cachorros; não sujam o ambiente; etc., que, tranquilamente, poderiam ser candidatos! O problema todo, além da proibição da legislação, é que não terei ajuda financeira para bancar as suas campanhas, pois, qual o CAIXA DOIS IRÁ FINANCIAR AS SUAS CAMPANHAS? Voces podem até pensar que eu estou brincando, mas, se verificármos bem, EXISTEM VÁRIOS CANDIDATOS SE APRESENTANDO NOS PROGRAMAS ELEITORAIS QUE PARECEM UNS ANIMAIS, PRINCIPALMENTE, MACACOS!

Se os meus cachorros fossem candidatos, vejam o slogan: o nome de um é BELO: VOTE EM BELO, BELEZA DE VOTO, ANTES, DURANTE E DEPOIS DAS ELEIÇÕES!  O outro, uma cachorra, de nome CINZA: "SE PARTE DA SUA VIDA  ESTAR CINZENTA, VOTE EM MIM PARA CLAREAR"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário