terça-feira, 18 de setembro de 2012

"É MELHOR SER APENAS BOM O SUFICIENTE DO QUE SER PERFEITO"

 
 
O jornal VALOR, de 17 de setembro deste ano, publica um artigo da colunista do "Financial Times", Londres, Inglaterra, com esse título! E é verdade! Para que sermos perfeitos, se podemos fazer bem as coisas? Ela cita o exemplo de um japonês, que, há setenta e cinco anos, prepara, do mesmo jeito, desde os seus dez anos de idade, por exigência do seu Pai, pedaços pequenos de peixe cru em rolinhos comprimidos de arroz grudento. Qualquer um pensaria que ele estaria cansado desse rotineiro e massante trabalho, mas,puro engano! Ele afirma: "Fico em êxtase todos os dias. Quando faço sushi, sinto-me vitorioso". Ele é obcecado por cada pedaço de peixe que coloca em rolinhos de arroz! Não tolera feriados! Não gosta de descanso, e, nunca tomou férias! Já colocou os seus dois filhos nessa profissão, exigindo o mesmo rigor, e, eles, como se fossem robôs, querem ser igual ao seu Pai:'NÃO HÁ NADA QUE EU POSSA FAZER PARA SUPERÁ-LO', diz um deles, meio que resignado"
 
Para essa colunista, muito lida na Inglaterra e em toda a Europa, é melhor ser apenas bom o suficiente do que ser perfeito, pois, eu cheguei à conclusão oposta ao Japonês: De maneira nenhuma você deve dedicar toda a sua vida para dominar um ofício - especialmente se o resultado for simplesmente uma boca cheia de arroz e peixe. Há muitas outras coisas interessantes e prazerosas que valem a pena serem feitas" E disse mais: "A ânsia pela perfeição, na maioria dos casos, é grotesca, distorcida e insana".
 
"Andando, com a minha filha, de bicicleta, passei em frente ao GOODENOGH COLLEGE, onde achei um nome ruim! Depois, ao ser traduzido, achei que é UM BOM NOME. Significa: SER BOM O SUFICIENTE. E, todos sabemos que NA MAIOR PARTE DAS COISAS, SER BOM O SUFICIENTE EXIGE MUITO ESFORÇO".
 
Essa é minha: até hoje fico me perguntando por que os meus professores do primário e ginásio queriam que aprendêssemos qual o VOLUME DE ÁGUA DO RIO AMAZONAS; DO RIO SÃO FRANCISCO; QUAL O MAIOR RIO DO MUNDO; QUAL O MAIOR PICO DO BRASIL; E DO MUNDO; QUAIS AS CAPITAIS DOS PAÍSES DA EUROPA; ERA UM INFERNO SÓ! Hoje, já formado há uns .......anos (para que vocês saberem? Para calcularem a minha idade, não é?), e, nunca precisei dessas INÚTEIS INFORMAÇÕES, até hoje! Hoje, o moderno ensino é transmitir o que será útil para a sua vida profissional! É por isto que o ENEM estar voltado para esse fim, ou seja, assuntos da atualidade, como: conflitos entre Palestinos x Israelenses; Por que as duas Tôrres Gêmeas nos EUA foram destruídas pelos terroristas? Por que o Brasil é o maior exportador de carne de boi do mundo? Por que a Bahia possui a maior parte de terra árida do Brasil! O que é Área de Proteção Ambiental; Por que o govêrno estar realizando o projeto da Transposição do Rio São Francisoco, etc, etc.!
 
 
 
Este artigo pensei nos jovens que estão iniciando as suas vidas! Nas pessoas que estão trabalhando e se aperfeiçoando! Nas pessoas que só pensam em trabalhar mas não pensam no lazer; na família! Nas pessoas que querem fazer tudo perfeito, mas, deixam de fazer muitas coisas importantes do dia-a-dia, como, por exemplo, fazer as coisas simples e certas!
 
Não sejam como o Povo antigo do Japão, da geração até a década de 2000, trabalhavam sem parar; sem descansos, tudo para que pudessem poupar para terem uma "VELHICE TRANQUILA E FAZEREM UMAS VIAGENS DE LAZER!" Com esse pensamento, não é à tôa que o volume de poupança do povo japonês chega a SEIS TRILHÕES DE YENES, a maior do mundo, um dos fatores de instabilidade da economia deste Pais, pois, POUPAR É MARAVILHOSO, MAS, NÃO DEMAIS!
Hoje, o jovem e o adolescente japonês já possuem outros modos de vida, viajando pelo mundo, com muito consumismo e lazer!
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário