terça-feira, 25 de setembro de 2012

MAS, FALANDO EM DITADOR, LEMBREI-ME DO DISCURSO ESCRITO PELO GRANDE CINEASTA, HUMORISTA, CONTADOR DE HISTÓRIA, JAMAIS IMITADO, CHARLES CHAPLIN, INTITULADO O 'GRANDE DITADOR':



"O ÚLTIMO DISCURSO: O GRANDE DITADOR", de Charles Chaplin, indigando com a carnificina da segunda-guerra mundial, dirigido aos soldados da Alemanha, e, outros, que seguiam esse ditador, assassino e sanguinário, Hitlher:

"Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu oficio. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar - se possivel - judeus, o gentio...negros...brancos.

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo - não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar ae desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens...levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticinios. criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloquente à bondade do homem...um apelo à fraternidade universal....à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora...milhões de desesperados, homens, mulheres, criacinhas....vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: 'Não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia...da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao ovo.E assim, enquanto morrerm homens, a liberdade nunca perecerá.

SOLDADOS! Não vos entregueis a esses brutais...que vos desprezam....que vos escravizam....que arregimentam as nvossas vidas...que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passso, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar...os que não se fazem amar e os inumanos!

SOLDADOS! Não batalheis pela escravidão! LUTAI PELA LIBERDADE! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem - não de um só homem ou grupo de homens, mas dos homens todos! Está em vós! Vós, o POVO, tendes o poder - o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida e bela...de fazê-la uma aventura maravilhosa. Portanto - em nome da democracia - usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo...um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzem à ventura de todos nós. SOLDADOS, EM NOME DA DEMOCRACIA, UNAMO-NOS!

Hannah, estás me ouvindo? (o apelido que Charplin dera ao Hither) Onde te encontrares, levanta os olhos! HANNAH?(Hitler) O sol vai rompendo as nuvens que se dispersam! Estamos saindo da treva para a luz! Vamos entrando num mundo novo - um mundo melhor, em que os homens estarão acima da cobiça, do ódio e da brutalidade. Ergue os olhos, HANNAH! (Hither) A alma do homem ganhou asas e afinal começa a voar. Voa para o araco-íris, para a luz da esperança. Ergue os olhos, HANNAH! (Hither). Ergue os olhos!

Que lindo, meus companheiros deste blogdopovão! Essa mensagem de Charles inundou o mundo, inclusive, junto ao Povo Alemão, que não admitia a guerra e não aceitava o Nazismo! Invadiu as Fôrças Armadas da Alemanha que não sabia das atrocidades do Hither através da assassina SS, sua polícia secreta! Hither ficou mais louco ainda, exigindo que não deixassem uma só página dessa pérola circular na Alemanha! As Fõrças Aliadas despejaram em território Alemão, via aviação, milhões de panfletos sobre essa fantástica mensagem de amor e paz!

Mas, para concluir, lembrei-me de outro "SENHOR DA GUERRA", Buchs, filho: no último sábado, através da globonews, uma reportagem com o jornalista Geneton Neto, com o ex-secretário de Estado Americano para o combate ao terrorismo, desculpem-me, não anotei o seu nome, em que esse afirmara que milhares de jovens desse País foram para a guerra do Iraque, crentes que foi Saddan Houssein que tinha autorizado a derrubada das tôrres gêmeas, onde esse ex-Presidente e seus Assessores, mesmo com informações da CIA E OUTROS ORGANISMOS DE SEGURANÇA DESSE PAÍS que o Iraque e nem o seu ex-Presidente tivera culpa por esse ato terrorista, mesmo assim, Buch e cia., na tentativa de diminuir o impacto da catástrofe junto ao Povo Americano, sorteou o Iraque para ser atacado! Sòmente meses depois, a verdade aparecera, com o envolvimento do Afeganistão, dos Talibães e o Bin Laden como responsáveis! Resultado, milhares de jovens morreram nessa guerra, pensando que estavam se vingando pelos ataques as torres gêmeas, como, também, milhares de Iraquianos, jovens e crianças, também!


Um comentário:

  1. Sr Redator
    è um prazer enorme ler os seus textos,pois deles podemos extrair o melhor da história do mundo.Parabéns!Folgo em saber da sua disponibilidade em revelar-nos fatos até então esquecidos.Abraços.Cleuza

    ResponderExcluir