segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O PRIMEIRO GRITO , REGISTRADO, RELATANDO AS BARBARIEDADES PRATICADAS PELOS RACISTAS AMERICANOS! COM ELE, O MUNDO DESPERTOU E A IRA VOLTOU CONTRA OS EUA!



Saiu uma linda e educativa reportagem , publicada no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, de 25 deste mes, de autoria do jornalista João Marcos Coelho, sobre a biografia da cantatora norte-americana , negra, Billie Holiday, na década de 1939, pelo jornalista David Margolick, que escreveu para a revista Life, nessa década referida. Ele retrata a luta dessa extraordinária mulher, pacifista, que lutou, até a sua morte, pelo fim do RACISMO NESSE PAÍS, COMO, TAMBÉM, PELA ESCRAVIDÃO EM TODO O MUNDO, INCLUSIVE, O BRASIL, E, PELAS CONDIÇÕES DE MISÉRIAS QUE VIVIAM OS NEGROS EM TODO O MUNDO, INCLUSIVE, NAS INTERMINÁVEIS GUERRAS TRIBAIS NO CONTINENTE AFRICANO, GRANDES "EXPORTADORES DE ESCRAVOS" PARA OUTROS PAÍSES, ESPECIALMENTE, EUA; INGLATERRA; FRANÇA; E, O BRASIL! O titulo do seu trabalho sobre essa PACIFISTA é "BIOGRAFIA DE UMA CANÇÃO", que chega ao Brasil pela tradução de José Rubens Siqueira, com apresentação de André Midani.

"Margolick desfaz equiívocos, mentiras e mitologias em torno de Strange Fruit (a canção referida). E a trata como ela é: sintoma de uma das feridas mais perversas de seu país, o RACISMO. De fato, ela é, como disse o crítico Leonard Feather, 'O PRIMEIRO PROTESTO RELEVANTE EM LETRA E MÚSICA, O PRIMEIRO CLAMOR NÃO EMUDECIDO CONTRA O RACISMO".

"Em 1939, foi cantada pela primeira vez por BILLIE HOLIDAY (1915-1959), e, naquele mesmo ano, o 78 rotações foi lançado pelo selo  Commodore. Um ano chave, o mesmo do clássico filme ....E o Vento Levou , 'repleto de condescendência com os negros e com os artistas negros', diz Margolick. Neste contexto anestesiado, Strange Fruit 'devolve o elemento de protesto e resistência ao centro da cultura musical negra contemporânea', nas palavras da ATIVISTA ANGELA DAVIS"

O impactante poema do judeu branco nova-iorquino, comunista, Abel Meeropol compara a 'ESTRANHAS FRUTAS' OS CADÁVERES DOS NEGROS MORTOS EM LINCHAMENTOS E/OU ENFORCADOS NO SUL DOS EUA E PENDURADOS POR CORDAS NAS ÁRVORES: VEJAMOS O POEMA: 'ÁRVORES DO SUL DÃO UMA FRUTA ESTRANHA/FOLHA OU RAIZ EM SANGUE SE BANHA;CORPO NEGRO BALANÇANDO, LENTO;FRUTA PENDENDO DE UM GALHO AO VENTO', dizem os primeiros versos. A sequência é de arrepiar: 'CENA PASTORIL DO SUL CELEBRADO/A BOCA TORTA E O OLHO LINCHADO/CHEIRO DE MANGNÓLIA CHEGA E PASSA/DE REPENTE O ODOR DE CARNE EM BRASA/ EIS UMA FRUTA PARA QUE O VENTO SUGUE;PRA QUE UM CORVO PUXE, PRA QUE A CHUVA ENRUGUE;PRA QUE O SOL RESSEQUE, PRA QUE O CHÃO DEGLUTA/EIS UMA ESTDDRANHA E AMARGA FRUTA'. A versão em português é de Carlos Rennó". Esse poema, cantado por essa extraordinária artista, envolveu o mundo civilizado, com protestos gerais, inclusive, do Vaticano, e, da própria sociedade americana não racista!

"Bille, prostituída aos 12 anos de idade, drogada,  daí em diante parece não ter entendido, de cara ,o trágico sentido da letra. Mas, quando percebeu o impacto que causava nas plateias, assumiu a autoria de letra e música. Só voz e piano, STRANGE FRUT escapa , como diz Margolick, "a qualquer categorização musical fácil (....) é artística demais para ser música folk, politicamente explícita e polêmica demais para ser jazz".

"Há um vídeo na internet em que Billie, em 1959, entorta a boca imitando a expressão dos cadáveres pendurados nas árvores e dá um grito contido nos versos finais - sobretudo em 'FOR THE SUN TO ROT, FOR THE TREE TO DROP'. É lancinante"

Mas, como citei, acima, os maiores TRAFICANTES DE ESCRAVOS PARA O BRASIL E OUTROS PAÍSES, ERAM NEGROS CONTRA NEGROS, NO CONTINENTE AFRICANO, onde, após sairem vencedores de guerras tribais, pegavam os vencidos, FORTES E SADIOS, CRIANÇAS, JOVENS E ADOLESCENTES, e os deportavam para navios negreiros, que ficavam a pouca distância da terra, onde esses pobres seres humanos eram vendidos como se fôssem mercadorias! OS RACISTAS NEGROS BRASILEIROS, COMO TODOS OS RACISTAS DE QUALQUER COR, SÃO RADICAIS E NÃO ACEITAM ESSA VERDADE HISTÓRICA, COMPROVADA! Por sinal, historiadores brasileiros descobriram, nos arquivos da biblioteca nacional, no rio de janeiro, fatos históricos, provando que NEGROS, SUBMISSOS AOS SEUS SENHORES, em troca de certa liberdade, faziam serviços ilegais para esses traficantes e escravocratas, como, por exemplo, sairem com missões para prenderem e trazerem de volta escravos que fugissem, tratando-os com brutais violências! Naquela época, negros escravos temiam por esses violentos caçadores de seres humanos! Mas, para concluir a história da venda de seres humanos por negros, citado acima, velhos e doentes eram presos, em currais, ao céu aberto, onde ficavam lá até falecerem! PORTANTO, QUEM INICIOU A ESCRAVIDÃO FORAM OS PRÓPRIOS NEGROS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário