sexta-feira, 8 de novembro de 2013

CONSOLAR AOS QUE FORAM E AOS QUE FICAM, ONTEM, HOJE E SEMPRE! POR QUE SOMENTE UM DIA ESPECIAL, 2 DE NOVEMBRO, DIA DOS FINADOS?


Quem lucra com esse dia? A indústria de flores; a indústria de cimento, areia, etc. para familiares recuperarem, pintarem, etc. as sepulturas dos seus 'ente queridos'! Ou seja, como "TODO DIA QUE OS ESPERTOS EM MARKETING DESDE Á ANTIGUIDADE CRIOU", tudo é para incrementar a economia regional, nacional e internacional! Até o "DIA DA CONSCIÊNCIA GAY" JÁ CRIARAM, QUE, NA MINHA CONCEPÇÃO, COM TODA AQUELA PALHAÇADA, COMO GAY VESTIDO DE PAPA; DE GENERAL; DE MARINHEIRO; DE PUTA; ETC., NÃO SE TRATA DE 'CONSCIÊNCIA GAY', E, SIM, DE UMA GRANDE DEMONSTRAÇÃO QUE SÃO INCONSCIÊNTES, claro, quando não estão com aquilo.........no .......! Eu fico pensando: o que essa raça protesta com toda aquela palhaçada? Que mensagem positiva estão dando à sociedade? E o "DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA"! Que horror! Quanta imbecilidade! Fica dando razão aos preconceitos racistas de certos imbecis brancos quando dizem que o NEGRO SOMENTE PENSA UM DIA POR ANO o que não é verdade, jamais, pois, todos nós SOMOS SERES HUMANOS! Não existe raças, e, sim UMA SÓ, A RAÇA HUMANA! Não existem diferenças de sangue, excetuando-se no regime nazista onde se pesquisavam gerações passadas, pelo sangue, para encontrarem o 'ARIANO PURO', como dizia o assassino ditador Hither! Mas, vamos deixar esses assuntos de lado, tratando-se do "DIA DOS FINADOS", que, até a década de 80, era um dia quase de meditação, oração, onde as rádios não tocavam músicas modernas, e, sim, clássicos, como óperas, melodias saudosas, etc.! Hoje, do axé ao pagodinho, os bares lotados com a turma tomando todas! Clubes com músicas ao vivo, e, o mais assustador, malucos fazem plantões, a noite toda, para reverenciar os seus 'idolos' (para a minha concepção são gestos de loucuras! Para aparecerem, talvez, nem compareçam aos cemitérios onde estão enterrados os seus parentes, amigos e conhecidos, mas, no de TOM JOBIM, AYRTON SENNA; RAUL SEIXAS (aqui, em Salvador, um bando de loucos, todos vestidos como o Raul se vestia, claro, loucamente, com os seus cabelos nas alturas, sem penteá-los, muita maconha, etc, e cantam, sem parar de um dia para o outro até o amanhecer!)!
 
A seguir, uma frase do fundador do Espiritismo, Allan Kardec sobre a morte: "O ESPIRITUALISMO É O OPOSTO DO MATERIALISMO. QUEM QUER QUE CREIA HAVER EM SI OUTRA COISA ALÉM DA MATÉRIA É ESPIRUTALISTA"......."EXISTE UMA OUTRA PALAVRA - ALMA - SOBRE A QUAL IMPORTA IGUALMENTE SE ENTENDER, PORQUE É UMA DAS CHAVES DE ABÓBADA DE TODA DOUTRINA MORAL E OBJETO DE NUMEROSAS CONTROVÉRSIAS POR FALTA DE UMA ACEPÇÃO BEM DETERMINADA. A DIVERGÊNCIA DE OPINIÕES SOBRE A NATUREZA DA ALMA DECORRE DO USO PARTICULAR QUE CADA UM FAZ DESSA PALAVRA.......POR ISSO, CHAMAMOS ALMA AO SER IMATERIAL E INDIVIDUAL QUE RESIDE EM NÓS E SOBREVIVE AO CORPO. ESSE SER, MESMO QUE NÃO EXISTISSE E NÃO FOSSE MAIS QUE UM PRODUTO DA IMAGINAÇÃO, PRECISARIA SER NOMEADO POR UM TERMO"! Essa é a minha opinião, que me convenceu, há décadas , da existência da ALMA, que faz parte da nossa Vida, pois, como é que uma pessoa, ao morrer, em poucas horas, vira lama, pó, um conjunto de ossos? E a nossa GRANDIOSIDADE DURANTE TODA A VIDA, UNS PARA O BEM, GRAÇAS Á DEUS, A IMENSA MAIORIA, E, UMA MINORIA PARA O MAL, desaparece com a morte como pregam os materialistas? Mas, é difícil convencermos as pessoas sobre esse tema, portanto, democraticamente, cada um assuma a sua posição, vivendo, como Deus nos orientou, na Paz, progredindo, sem parar nunca, pois, o ESPIRITO PRECISA DE MOVIMENTAÇÃO, DIÁRIA, POR SEGUNDOS! Ouvi uma mensagem espiritual onde esse Espírito nos pedia para não pararmos nunca, citando uma frase que sempre ouvimos por ai: "QUANDO EU ME APOSENTAR NÃO FAREI MAIS NADA", e ai, segundo esse Espírito, está o grande erro da humanidade: TEMOS QUE PRODUZIR, claro, se eu me aposentei como motorista de um ônibus, uma das mais difíceis profissões, principalmente, por transportar Seres Humanos, de diversas linhagens, quando se aposentar vai fazer outras coisas, até mesmo sem remuneração financeira, pois, o que existem de irmãos necessitando de nós, neste mundo, até mesmo de uma palavra, amiga, incentivadora, os números são tão imensos que não são contabilizados por nenhuma estatística! Ontem, SEU EU GASTAR UM SÓ REAL, SOMENTE SALIVA E COMPAIXÃO, uma colega estava ansiosa, onde já tinha fumado uns cinco cigarros, tensa, etc., e ai, vendo aquele quadro, perguntei-lhe se estava passando por algum problema, e, ela, simplesmente, me informou: "ESTOU MUITO PREOCUPADA COM A MINHA FILHA PORQUE ELA ESTÁ FAZENDO O VESTIBULAR, HOJE, E NÃO PASSA PELA MINHA CABEÇA SE ELA NÃO PASSAR"! Eu, indignado e preocupado, perguntei-lhe: "JÁ SÃO 18 HORAS, E, PELO QUE ME CONSTA O VESTIBULAR TERMINOU ÂS 17 HORAS, PORTANTO, O QUE ELA FEZ ESTÁ FEITO, E, AI, POR QUE DESSA PREOCUPAÇÃO?", E, ELA, PERPLEXA, ME DISSE: "É, ESQUECIR-ME DESSE DETALHE!", E, EU A RESPONDI: "E TEM MAIS: QUAL A SUA RESPONSABILIDADE SE ELA NÃO PASSAR SE NÃO É VOCÊ QUE ESTUDOU , HÁ MESES, E NÃO ESTÁ FAZENDO A PROVA?" E ela: "AH, MAS SOU MÃE!", E EU, "CLARO, MÃE É PARA TER ESSA PREOCUPAÇÃO, MAS, DE FORMA MODERADA, INCENTIVADORA, INCLUSIVE, PARA NÃO PRESSIONÁ-LA, POIS, IMAGINO A PRESSÃO QUE VOCÊ FEZ E FAZ PARA QUE ELA TENHA SUCESSO, E, AI, DESCULPE-ME, NÃO A ESTÁ AJUDANDO, E, SIM PREJUDICANDO" E ELA: "MAS, O PROBLEMA QUE O NAMORADO DELA EXIGE QUE ELA PASSE, POIS, ELE JÁ ESTÁ NA UNIVERSIDADE E NÃO ACEITA NAMORAR COM UMA QUE NÃO SEJA DO SEU NIVEL", E, AI, EU A CONSELHEI: "QUANDO CHEGAR EM CASA, INDEPENDENTEMENTE SE ELA FEZ BOA PROVA OU NÃO, ORIENTA PARA QUE ELA ACABE COM ESSE NAMORO, URGENTE", E, CONCLUI: "ELE ME PARECE QUE NÃO GOSTA DELA, E, VOCÊ, COMO MÃE, ESTÁ PECANDO, VIOLENTAMENTE, CONTRA A SUA FILHA"! ELA, NO ÍNTIMO DEVE TER ME XINGADO MUITO, QUE EU NEM ESTOU LIGANDO POR ISTO, E, CONCLUI: "TÁ NA BIBLIA: DEUS ENXERGA E SABE O MOMENTO CERTO DE RESOLVER OS NOSSOS PROBLEMAS, E, ELE MESMO NOS ACONSELHA: "OS PROBLEMAS DE HOJE SE RESOLVEM HOJE; OS DE AMANHÃ, AMANHÃ, POIS, NÃO SE PODE QUERER RESOLVER TUDO DE UMA ÚNICA VEZ, E, NEM PRESSA EM COBRAR D"ELE A RESOLUÇÃO"!
 
Mas, para concluir (não pensem que sou "Santo"! Vocês não me conhecem na vida real!), um resumo de uma entrevista de uma pessoa fantástica, um Médium de muita respeitabilidade, autor de livros mediúnicos, diretor do CENTRO ESPÍRITA HARMONIA, em Salvador , sobre o tema: "MORTES COLETIVAS"!
 
Mortes Coletivas são resgates coletivos?
 
. Precisamos primeiro saber o que é resgate. Quando se tem uma inundação ou um incêndio na floresta e morrem vários animais, isso é uma tragédia. Mas podemos dizer que esses animais estavam em expiação? Eles fizeram o quê em outra vida? O nosso problema geralmente está no conceito de 'dor injusta'. Dor injusta só existe quando se pega uma pessoa para torturar. No sentido natural, a dor existe em todos os tipos de seres viventes: nas plantas, nos animais ditos inferiores e em nós, animais racionais.  Geralmente pensamos que, se estamos sofrendo, para haver justiça, foi porque fizemos alguma coisa. A dor tem outra conotação. ....O sofrimento tem uma função didática: ele é sempre um desafio para que superemos alguma coisa. .........mas, na minha visão, não podemos explicar todo e qualquer tipo de dor e sofrimento por uma causa anterior: pode haver um sofrimento que surgiu agora.
 
Todos os espíritos envolvidos em mortes coletivas estão no mesmo nível evolutivo e, por isso, desencarnam juntos?
 
. De jeito nenhum. Eles podiam estar no momento errado, na hora errada. Em relação àquele tsunami na Indonésia, que vitimou 230 mil pessoas, por exemplo, podemos dizer que todas elas morreram porque afogaram outras pessoas no passado? As pessoas envolvidas não estão no mesmo grau: elas têm diversos graus evolutivos e não estão pagando coisa alguma, mas passando por uma experiência.
 
Os espíritos que desencarnam em tragédias têm ciência prévia de como se dará a sua morte?
 
. Exatamente como se dará a sua morte, eu não acredito. Acho até que é um masoquismo muito grande. Devemos levar em conta que, ao reencarnar, existem tantas variáveis que nós não podemos saber como será a nossa morte. Em O Livro dos Espiritos não se fala tanto em Lei de Causa e Efeito; fala-se muito em escolhas. Podemos escolher uma experiência de 50 ou de 70 anos.
 
Pois é, minha gente, QUEM ESTÁ VIVO, TAMBÉM, ESTARÁ MORTO, COMO BEM A BIBLIA NOS ENSINA: 'A VIDA É UM SÔPRO, PORTANTO, TEMOS QUE VIVE-LA COM INTENSIDADE, MODERAÇÃO, SEM FICÁRMOS PENSANDO NELA COMO SE FOSSE AGORA, AMANHÃ, ETC.. Por exemplo, ouvi um empresário com 78 anos de idade dizer que sempre o indagam 'por quê ele, já nessa idade, ainda pensa em trabalhar, produzir, etc.?', e, ele, fantasticamente, respondeu: "COMO DEUS ME DEU O PRESENTE DE NÃO SABER O MEU PRAZO DE VALIDADE, VOU CONTINUANDO ANDANDO, PRODUZINDO, ATÉ O DIA ESTABELECIDO! O QUE PRODUZIR FICARÁ PARA OS MEUS ANTECESSORES E PARA A PRÓPRIA SOCIEDADE, POIS, FOI ELA QUE NOS DEU TUDO"!
 
Para terminar, uma historinha: UM COLEGA, JOVEM, DE UNS 38 ANOS, FICOU VIÚVO, ONDE SUA ESPOSA, JOVEM, FALECEU POR PROBLEMAS MÉDICOS. No dia do funeral, ele estranhou que várias mulheres ficavam ao seu lado, chorando sem parar, constatando, também, que todas eram solteiras; as casadas ficavam afastadas, mas, com olhares de 'de compaixão'! Na hora de fechar o caixão, todas o abraçaram, beijando-o, e, algumas delas o aconselharam: "não chore mais; você é jovem, bonito e rico. 'Passando o luto, curta a sua vida. Conte comigo, pois, eu já tenho mais de dez baladas para esta semana, e, você é meu convidado especial'! Ele, muito magoado com esse convite, me disse: "estou arrasado pela morte da minha 'querida esposa', ainda sofrendo muito, e essas safadas ainda me chamam para baladas"! E, eu, ouvindo esse seu desabafo, disse-lhe: perdoe-lhes, pois, a coisa não está fácil: são 120 mulheres para 90 homens, muitos desses não gostam de mulheres! Na primeira semana o 'viúvo' todo triste, vestido de preto; na segunda semana, todo alegre, vestido como sambista do morro carioca, e, ai, eu tomado de espanto, perguntei-lhe: "e ai, tá melhor?", e, ele, todo gaiato, respondeu-me: "rapaz, bem você me disse: não é fácil agradar a 120 mulheres! Eu já não aguento mais"! E, ai, não tive coragem de perguntar sobre a 'saudosa' falecida!
 
Para concluir este 'pequeno e resumido texto', vocês viram, pelas redes de televisão, o FALA PAU (baiano fala assim de festas) na Embaixada do México, em Brasília, para 'comemorar' o dia dos finados? Eles pegam um altar, gigante, cheio de comidas, bebidas, perfumes, etc. tudo que os mortos, claro, conhecidos, gostavam, inclusive, músicas ao vivo, e fazem um verdadeiro carnaval! É ai, apesar de ser um costume desse povo, que eu admiro (no interior da Bahia um enterro é disputado aos tapas, pois, há comidas, bebidas, cafés, etc. à noite toda!), não posso aceitar certos costumes, onde a família fica toda enlutada, chorando sem parar, dias, semanas, meses, anos e anos, prejudicando a evolução dos que ficaram e dos que foram! TEMOS QUE LEMBRAR DOS FATOS ALEGRES E POSITIVOS DOS QUE FORAM! SEGUNDO O ESPIRITISMO, AO LEMBRAR-MOS DE FATOS NEGATIVOS É COMO SE MANDÁSSEMOS COROAS DE ESPINHOS PARA OS MESMOS! Claro, temos que chorar no dia, depois, alguns dias, mas, ficarmos chorando meses, meses, anos e anos, ai é demais! Também, não pode ser como o meu amigo 'viúvo'!

2 comentários:

  1. Em Taiwan, o respeito pelo recentemente falecido inclui um funeral luxuoso completo com dançarinas exóticas.
    http://channel.nationalgeographic.com/channel/taboo/videos/funeral-strippers/

    ResponderExcluir
  2. Veja esse documentário pai, tem vários interessantes no NATIONAL GEOGRAPHIC. O nome desse programa é "TABU".

    ResponderExcluir