quarta-feira, 13 de novembro de 2013

"VATICANO REALIZA PESQUISAINÉDITA SOBRE TEMAS TABUS", O GLOBO, de 10.11.13




Questionário enviado a Igrejas mundo afora quer saber opinião dos fiéis sobre gays e divorciados: perguntas básicas:

1) Família: a pesquisa questiona como os fiéis aceitam a doutrina da igreja e se há dificuldades para coloca-la em prática;

2) Divorciados: O documento quer saber dos sacerdotes se os divorciados que desejam casar-se de novo são 'uma realidade pastoral1 em sua paróquia;

3) Gays: O questionário pergunta aos sacerdotes como eles 'transmitem a fé católica' aos casais gays e que recorrem à igreja"

Ainda é cedo para saber que influência os dados reunidos na pesquisa terão numa doutrina que é secular. Mas é certo, desde já, que a criação do questionário é mais uma tentativa de abertura do atual papado. Segundo o texto, ele busca promover 'esperanças renovadas', sem reduzir tudo a uma lista de 'doutrinas já conhecidas'.

Uma mudança, ao menos, já foi anunciada: a reunião do sínodo não será única. Até então, os bispos se reunião a cada dois anos e depois de várias semanas de debates votavam algumas propostas que dali eram repassadas ao Papa. Agora, após a reunião de outubro do ano que vem, haverá outa extraordinária, em 2015, para que os bispos tracem linhas de ação com base nas propostas votadas em 2014.
 
Não existem dúvidas que o Papa Francisco estar transformando a Fé Católica desde quando assumiu no seu primeiro dia! A desburocratização do Vaticano já é palpável! Eu nunca vi na minha vida como católico apostólico romano um Papa autorizar doação, em dólares ou em qualquer outra moeda, para desassistidos do mundo todo em casos de catástrofes ou epidemia! Ontem, ele autorizou a doação de 150 mil dólares para as Filipinas, face as catástrofes ocorridas lá com tufões (A China, pasmem, mandou 100 mil dólares!; o Brasil 150 mil dólares! E os EUA, 1.000.000 de dólares e vários aviões carreados de mantimentos, remédios e cem homens especializados em catástrofes, e ainda existem pessoas que condenam tudo vindo dos EUA, mas, vindo do Irã, Cuba, etc. não!
 
Mas, voltando ao questionário elaborado pelo Vaticano, gostaria de opinar sobre cada um, eu que sou Católico, atuante, além de ter trabalhado em minha Paróquia, a do bairro onde morava, Pituba, em Salvador, por mais de dez anos! Mudei de bairro e mudei de posicionamento, estando distante de padres, paroquianos, etc..
 
Por exemplo, participei, com a esposa, coordenando um grupo de dez casais, denominados "Encontro de Casais com Cristo", um movimento sensacional, onde discutíamos, por três dias seguidos, dormindo em conventos, etc. os problemas de família, filhos e sociedade. Dai, surgiam grupos, com dez casais cada, um deles, coordenador. Eu e esposa fomos por vários anos até que nos mudamos para outro bairro! Nessa caminhada, alguns casais se separaram, e, de uma noite para o dia, todos aqueles anos se apagaram, onde os dois, cada um para um lado, se afastavam da igreja e do nosso convívio. Eu protestei, e muito, junto aos padres da Paróquia, e, no final, de tanta gente se separando, resolveram acabar com o ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO , e, no seu lugar, criaram ENCONTRO DE AMIGOS COM CRISTO, onde podiam estar solteiros, solteiras, desquitados, amigados, etc., etc. Já foi um avanço! Isto há mais de 12 anos! Eu sempre indagava a um dos padres ou a todos eles, todos Espanhóis, pois a Ordem Religiosa é da Espanha, ONDE NA BÍBLIA ESTAVA ESCRITO QUE CASAIS SEPARADOS NÃO PODIAM MAIS PARTICIPAR DOS MOVIMENTOS DA IGREJA, E NÃO ME DAVAM RESPOSTAS! ONDE NA BÍBLIA ESTAVA REGISTRADO QUE GAYS, LÉSBICAS NÃO PODIAM PARTICIPAR DOS MOVIMENTOS DA IGREJA, E, QUE ELES NÃO ERAM CATÓLICOS COMO QUALQUER UM, mas, assassinos, nas penitenciárias eram, onde recebiam visitas de vários católicos , com todo apoio, inclusive para os seus familiares (chamavam de PASTORAL DO PRESO), onde eu concordava, plenamente, mas, dizia-lhes: POR QUE NÃO UMA PASTORAL PARA ESSA GENTE? Cobrava dos Padres, também, assistências sociais e materiais quando presenciava pessoas carentes pedindo esmolas nas portas das igrejas, onde não enxergava nenhum tratamento, nem mesmo carinhoso, de compaixão, para eles! PORTANTO, ERA UMA IGREJA ELITIZADA, FEITA PARA POUCOS!
 
Portanto, rezemos pelo PAPA FRANCISCO!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário