sexta-feira, 1 de novembro de 2013

"UM AVENTUREIRO EM TERRAS DO TALIBÃ"



Uma história resgata de um zoólogo que foi ao Paquistão em busca do Yeti, por Cristina R. Durán para o jornal Valor Econômico, na revista  EU & FIM DE SEMANA, anexada na edição de 27,28 e 29 de setembro deste ano!

Ainda na onda das feiras de literatura, mais essa extraordinária reportagem:

Em "The Adventurer" (O aventureiro), o poeta e ensaísta Paul Zweig escreveu que os relatos mais difundidos são sobre pessoas que se lançam em regiões desconhecidas e voltam com histórias do mundo. A arte narrativa, diz ele, vem da necessidade de contar uma aventura. "Esse homem que arrisca a vida, constitui a definição original do que merece ser contado". !"Essa essência perpassa as mais de 400 páginas do recém-lançado "SÓ PARA GIGANTES". Conta a história, real, vivida por Jordi Magraner no Paquistão, é escrita pelo jornalista e escritor Gabi Martínez, nascido em Barcelona em 1971 e apontado como uma referência do novo jornalismo literário na Espanha.
 
Entre investigação, entrevistas, pesquisas e uma perigosa viagem àquele país, em 2009, quando a região era apontada como base da Al-Qaeda, Martínez conta os últimos 15 anos ali vividos pelo zoólogo. Misto de sonhador e cientista, no fim da década de 1980 o biografado se aventurou pelo Paquistão em busca do Yeti ou Barmani - criatura bípede, gigante e coberta de pelos que habitaria nas mais elevadas e isoladas montanhas. Acabou envolvido por auela sociedade de leis, códigos e comportamento raros para um ocidental; depois tomada pelo manto negro do Talibã. Morreu degolado misteriosamente.
O fascinante percurso e a consequente e gradativa transformação de Magraner sustentam a obra. Ele é um homem genioso, tenaz, obcecado, de preferência sexual dúbia. Em outro extremo é carismático, sensível, fiel às suas crenças e à liberdade. A sua busca e a paixão pela literatura de Alber Camus se assentam na sua condição de quase apátrida. Esse aventureiro nasceu no Marrocos, de família de espanhóis de Valência, região onde o clã voltou a viver quando ele tinha 4 anos até ficar residência no interior da França.
 
À medida que a história avança pelo Paquistão, Magraner sobre suas inóspitas montanhas, recolhe testemunhos de pastores que teriam visto o Yeti, cruza e recruza a fronteira do Afeganistão e mergulha nesse universo baseado em uma sociedade muçulmana ortodoxa e radical. A sua vida se retorce e o envolvimento do leitor se acentua.
 
Em 2002, o cerco começa a apertar em torno de Magraner. Mil vezes ameaçado, é só nesse momento que ele sente o cheiro acre do perigo. Antes de partir, é assassinado ao lado de seu jovem ajudante, Wazir Ali. Passados sete anos, Martínez reconstruiu essa história, ajudado pela família Magraner. O crime contia sem solução. Assim como o insondável mundo vivido por esse homem"
 
Mais uma história, macabra, desses cães chamados Talibãs que querem transformar o mundo aos seus costumes, como queriam o Stallin, o maior assassino da história, como queria o segundo maior assassino da história, o Hither, etc.!
 
Esse livro "SÓ PARA GIGANTES", d Gabi Martínez, tradução André Pereira da Costa, Editora Rocco, 416 páginas, valor R$47,50. Comprem! É um livro fantástico, lido por um amigo. Breve , quando o governo deixar, comprarei um!

Nenhum comentário:

Postar um comentário