terça-feira, 12 de novembro de 2013

"EM BUSCA DO OVO PERFEITO"!



Em uma excelente reportagem de Sarah Nassauer, do The Wall Street Journal, traduzida pelo jornal Valor Econômico, sobre como ober ovos mais saudáveis, algumas empresas começam pela GALINHA!

E começam assim:

. QUE OVO É ESSE?
   Ovo de galinhas fora do cativeiro: que frequentemente são de aves que passam o dia todo em galpões;
   Ovo de galinhas de quintal: andam km e km por dia, e, por isto, possuem carnes saborosas, porém, duras;
   Ovo colorido: diversas variedades de galinhas botam ovos de cores diferentes (um dia eu estava tomando uma cerveja, em um bar, quando chegou um cara, cheio da birita, e pediu dois ovos na cor rosa, ai, um cidadão, curioso, é bom frisar, ao seu lado, perguntou-lhe: 'por que o ovo fica nessa cor?". E o bêbado o respondeu: "Primeiro pergunte ao galo, mas, acho que colocam baton no c...das galinhas"). Dizem, no jeitinho brasileiro, que colocam uma espécie de corante na água que cozinha o ovo!);
   Ovo comum;
   Ovo orgânico: de galinhas alimentadas com ração orgânica que têm acesso ao pasto;
   Ovo da Eggland's Best

 
Em um pequeno laboratório na periferia da Filadélfia, no Estado americano da Pensilvânia, Bar Slaugh está tentando desenvolver um ovo melhor;
 
Ele é o diretor do laboratório responsável pelo controle de qualidade dos ovos da Eggland's Best e sua missão é fazer com que os consumidores em geral estejam dispostos a pagar mais pelo humilde produto.
 
Nos EUA, até recentemente, as vendas de ovos comuns se mantinham estáveis ou caíam durante décadas. Para muitos consumidores, o ovo é um item básico da alimentação que se come mexido, com garfo e faca, o que não combina com o estilo cada vez mais comum de 'comer em movimento'.
 
 
Agora, a indústria está ganhando impulso nas vendas dos ovos que levam certos atributos em que seus rótulos como 'orgânico', 'extra ômega-3' ou de galinhas criadas 'fora do cativeiro'. Esses ovos especiais, como são conhecidos na indústria, são vendidos a preços mais altos, o que significa que produtores, vendedores e cadeias de supermercados querem encontrar maneiras de vender mais. Os ovos orgânicos tendem a ser os mais caros das prateleiras e aqueles com nutrientes adicionais são os mais vendidos entre os especiais.
 
 
Slaygh tem experimentado centenas de receitas para a ração das galinhas, acrescentando ingredientes que podem aumentar a quantidade de ácidos graxos, vitaminas ou o sabor amanteigado das gemas, além de tentar que a casca do ovo seja mais resistente, pois, uma das maiores queixas dos comerciantes e consumidores é com referencia a fragilidade da casca. Essa é minha: já combinaram com a galinha se ela pode expelir um ovo com a casca parecendo ferro? E, para nós, consumidores, teremos que ter um martelo, na cozinha, para quebra-lo , frita-lo ou cozinha-lo? Ai, é demais!
 
Mas, o ovo possui outra grande importância: ele serve como parâmetro para medir a situação do povo na economia de um país! SE O CONSUMO DE OVO FOR GRANDE, SIGNIFICA QUE O POVO NÃO ESTÁ PODENDO COMER CARNES DEVIDO A SUA PÉSSIMA SITUAÇÃO ECONÔMICA-FINANCEIRA, MAS, SE ESTIVER COMENDO MENOS OVO, É A PROVA QUE A ECONOMIA VAI BEM , POIS O POVO ESTÁ TROCANDO O OVO PELA CARNE! Mas, se continuarem inventando tanto tipo de ovo, brevemente, esse base de análise será trocada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário