quinta-feira, 14 de novembro de 2013

POR QUE OS CARIOCAS, TRADICIONALMENTE, HERANÇA ANTES DO IMPÉRIO PORTUGUÊS QUE INVADIU ESSE LINDO ESTADO, EM COLOCAR AVISOS FÚNEBRES GIGANTESCOS EM JORNAIS PARA DIVULGAR MORTES DE PARENTES, AMIGOS, ETC.?



Tomam quase uma folha, inteira, de um jornal! Diferentemente de outros Estados, como aqui, na Bahia, onde os comunicados são resumidos e pequenos, esse povo acha que esses avisos é como se o FALECIDO E SUA FAMILIA ESTIVESSEM AVISANDO A TODOS OS CONHECIDOS que o cidadão acabara de falecer, e, os convidando para a missa de 7º Dia, ou seja, no dia do velório e do enterro eles não querem a presença de estranhos, excetuando-se familiares e amigos próximos, mas, avisam a todos que o cidadão faleceu e os convidam para a missa do sétimo dia! Segundo especialistas, o objetivo maior é avisar a todos que o cidadão morreu e que não mais o procurem, inclusive, para não cobrar dívidas ou outras responsabilidades! Dizem até que as famílias sofriam com os calotes deixados pelo morto!

Em minha terra, Feira de Santana, há 108 km de Salvador, 600 mil habitantes, cidade industrial, onde se destaca a segunda maior fábrica de pneus da américa do sul, da Pirelli, também, a maior fábrica de produtos da Nestlé no norte-nordeste, grande criadora de gado e grandes frigoríficos, também, grande centro criador de frangos, inclusive, com um grande frigorífico da Avipal, do Frango Gurjão; do Frango Bahia, etc., também, grande centro universitário, com mais de 15.000 jovens da Bahia e do Brasil, uma senhora ficou viúva de um cidadão, talvez, um dos maiores caloteiros que a Bahia já teve! Quando os credores tomaram conhecimento da sua morte, já alguns dias passados, foram procura-la pedindo-lhe que honrasse os prejuízos causados pelo seu morto, e, ela, 'muito compreensiva', ainda chorosa, davam-lhe um papel com um endereço, porém, sem número de telefone, e, ao ser perguntado pelo número, ela dizia, simplesmente: 'lá não será preciso'! E todos foram para lá! Ao chegarem ao local indicado pelo endereço do devedor, perplexos, encontravam lá o CEMITÉRIO JARDIM DA SAUDADE, cuja indicação era o túmulo do pobre devedor! Voltaram, indignados com a viúva, muitos querendo agredi-la, e, ao ser perguntada ela os disse: "Vocês me pediram como resolveria os problemas deixados por ele, portanto, somente ele é o responsável, inclusive, nunca tive encontro com qualquer um de vocês, nunca avalisei nada, provando que nada tenho com esses débitos, mas, se desejarem, não fiquem constrangidos, abram processos contra ele"!
 
No caso dos avisos dos cariocas, acho, que os credores não terão coragem de ir procurar a viúva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário