quinta-feira, 14 de novembro de 2013

QUEM FOI A RELIGIOSA FRANCESA SUZANNE SIMONIN?



Um romance do escritor francês Denis Diderot sobre essa religiosa francesa, contando a sua história, ocorrida no século XVIII, onde ela foi obrigada pela família a viver em um convento, que, segundo esse escritor, ela se comportou como 'um cordeiro sacrificado no altar das crenas sociais do século XVIII",
 
Suzana passou por todo tipo de problemas, inclusive, de assédios e humilhações por parte de madres superiores. Primeiro fato a madre superior que não gostava dela, e depois que muda de convento é assediada pela madre que gostava dela até demais (era lésbica!). Nos dois extremos as cenas são fortes e muito bem executadas, com direito a nudez total da atriz que deu ao filme um tom artístico sem ser vulgar.
 
Fica marcante, nessa triste história, que o propalado 'livre arbítrio' defendido pela Bíblia Católica Apostólica Romana nunca existira nesse caso. Esse filme, 'A RELIGIOSA', causou muitos constrangimentos ao Vaticano por mostrar o lado obscuro da igreja católica naquela época!
 
Resumindo, no século XVII, a jovem Suzanne sonha em ter uma vida livre, mas seus pais têm outros planos para ela: coloca-la em um convento. Embora resista aos planos, Suzanne é forçada a seguir a preparação para a vida religiosa, entre madres superiores tirânicas, e outas 'carinhosas' em excesso...Aos poucos a jovem começa a preparar seu plano de fuga.
 
Assistam a esse fabuloso filme, de uma história verdadeira, tirada de um grande livro, e tão atualizado com os problemas da igreja de hoje, tão bem identificados pela mídia e pelo próprio e extraordinário Papa Francisco!
 
 
Esse texto foi retirado de um resumo feito por uma cadeia nacional de cinema: cinemax!

Nenhum comentário:

Postar um comentário