sexta-feira, 22 de novembro de 2013

"O AMANÃ É TÃO DISTANTE', DE AUTORIA DE UM COMPANHEIRO DESTE BLOGDOPOVÃO, DR. ANDRÉ CARLOS DA SILVA, UM DOS MELHORES PROFISSIONAIS EM VETERINÁRIA DESTE ESTADO, TALVEZ, UM CIENTISTA NESSA ÁREA!



Por ser um tema atual, onde assistimos greves e mais greves de professores , em todo o Brasil, inclusive, na Bahia ficaram quase 90 dias parados, uma profissão que, não somente na minha ótica, mas, de todos os educadores, sociólogos, filósofos, etc. consideram a PROFISSÃO MÃE DE TODAS AS DEMAIS, pois, se um cidadão hoje é médico, é veterinário, é cientista, é motorista, etc., tudo nasceu do PROFESSOR, PRINCIPALMENTE, O MAIS IMPORTANTE DELES TODOS, O 'PROFESSOR PRIMÁRIO"! Nos países modernos, e, antigamente, nos chamados países da 'cortina de ferro', a profissão de professor é e foi a MAIS IMPORTANTE DE TODAS! Na antiga União Soviética era a profissão mais remunerada de todos, pois, como todo regime comunista, o pedreiro, o servente, o taxista, o médico, o engenheiro, etc. ganhavam salários iguais, mas, o PROFESSOR PRIMÁRIO E OS DEMAIS ERA A PROFISSÃO MAIS VALORIZADA!
 
Mas, no Brasil e nos Países pobres, atrasados, professor é como qualquer mercadoria! E o mais grave de tudo, esse falta de respeito começa dentro das famílias, pois, os seus filhos 'são perfeitos', 'quem não presta são os professores'! Hoje os estudantes, claro, com exceção, se dirigem para as escolas como se fossem para uma 'barca' (baiano chama assim o irresponsável, que só pensa em festa, inclusive, são apelidados de 'barqueiros'!),  muitos se vestindo mal, onde parecem que pegam as piores roupas para irem para as escolas, tudo aprovado pelos irresponsáveis pais! Os professores são tratados como escravos, muitos agredidos, ameaçados, não somente pelos alunos, também, e muito, pelos pais! Para eles os seus 'filhos' são perfeitos, não falham, mas, o professor é um elemento qualquer!
 
Mas, vamos ao lindo texto "O AMANHÃ É TÃO DISTANTE"
 
As greves dos corpos docentes começam a emergir em todo País por melhores salários e melhores condições de trabalho, com apoio do alunato (essa é minha: do bom aluno e da boa família) o que me consta ser bastante saudável.
 
Porém, me soa indigno nos movimentos de rua, a infiltração e atuação dos baderneiros e arruaceiros a depredar tudo que encontra pela frente , como: carros, agencias bancárias, lixeiras, etc.. Embora, conforme o amigo Mauricio Cabeça observa "tem que haver esses percalços para quebrar a dormência a insensibilidade e a hercúlea 'cara-de-pau dos políticos (eu os chamaria de politiqueiros, pois, o verdadeiro missionário público é um político, coisa rara, hoje!) desta laboriosa e sofrida Nação que trata a saúde, segurança, infraestrutura e a educação como arremedos.
 
Posso afirmar que nosso País estaria em outro patamar se a educação fosse levada a sério, como nos Países asiáticos, por exemplo; logo as outras nuances já expostas, acima, tenderiam a crescer, não a reboque que nos dá idéia de força, mais com criatividade e sapiência de uma Nação educada. Enquanto isso temos como selecionador para o acesso às Universidades o ENEM, que não 'enxerga' os erros dos voluntários e seleciona com boas notas àqueles que substitui a redação solicitada pelo hino de um time de futebol
 
Agora, com a proximidade das eleições, fala-se em dividendos do Pré-Sal para a educação como foi prometido a água do velho rio São Francisco para os nordestinos, naquela época, através de uma propalada e insistente divulgação e até hoje, água, nada. Só através de muitas novenas a fé dos fiéis e a boa vontade dos Santos (mais de 50% dos municípios ribeirinhos desse fantástico e salvador rio do nordeste não possui água encanada puxada desse fantástico manancial hídrico que, na época de extrema seca despeja no mar 20.000.000 m3 e a população pegando água na lata , quilômetros de distancia das suas casas ou vivendo , como cachorro na coleira, dos politiqueiros 'vendendo' água de carro pipa em troca de votos - essa é minha).
 
Porém, nem tudo está perdido neste País, pois aparece justamente aqui na Bahia, a 740 km da Capital, conforme anúncio do Jornal A Tarde, de 21 de agosto de 2012, uma venturosa manchete: "LICÍNIO DE ALMEIDA TEM A MELHOR ESCOLA MUNICIPAL DA BAHIA". A escola "PINGO DE GENTE" é uma ilha de esperança e nos dá um exemplo para toda Nação: mantém entre seus alunos, ouçam bem, os filhos do prefeito, do secretário da educação e outras pessoas de projeção na cidade, elevando o nível dos professores envolvidos e com isto a qualidade do ensino. Entretanto a divulgação dessa ratica não se tornou um polo multiplicador e inovador como deveria ser e que, certamente, mudaria para melhor o aprendizado nestas plagas do ganho fácil e do ensino precário.
 
Em tempo : acaba de ser divulgado o ranking das 200 MELHORES UNIVERSIDADES DO PLANETA. Municiei-me de óculos e lupas e me dirigi para a rabeira ou melhor para o final do rol onde a USP, de São Paulo, bravamente sempre se posicionava, e, nada. Será que o soluço do Pré-Sal já a deslocou para uma melhor colocação? Os olhos já me ardem, e vou deslizando o dedo na pauta da colocação em direção aos números menores, murmurando baixinho: 180º, ....100º, ......90º,.....50º ..., parei e meditei! Daí em diante tomei o caminho de Harward, Massachusets, Institute of Technology, Cambridge, Stanford que estão sempre localizadas no inicio da listagem como se os lugares lhes fossem perpétuos, sem nenhuma expectativa ou prentensão de encontrar uma das nossas universidades, pois naquela região só há "TERRAS RARAS" (matéria prima para tecnologias de altíssimas precisões, como: aparelhos de alta sensibilidade, etc., etc., essa é minha) e bem cultivadas para que bons frutos sejam colhidos. Por tudo isso é que os EUA registram 500.000 patentes, por ano, seguido pela China, Japão, Reino Unido, Alemanha, enquanto a nossa República se debate em ínfimas 22.000, um péssimo resultado para quem pretende ombrear-se com as nações do primeiro mundo (essa é minha: dessas 22.000 não se aproveitam dez por cento em escala industrial!).
 
Aí está como uma coisa puxa a outra e estamos justamente divagando sobre educação e os reurônios não me traem! Lembrei-me da pertinente frase proferida, há alguns anos, pelo senador e ex-ministro da educação Cristovão Buarque: "O Brasil ficou entre os oito melhores do mundo no futebol e ficou muito triste! É o 85º na educação e não há tristeza" (essa é minha: Caro Dr. André: e ele, como ministro, por anos, senador por anos, qual a sua culpa nessa vergonha? Acho graça que fala como se nada tivesse culpa! Você, Eu e sei que milhares de companheiros, conhecemos algum projeto ou idéia desse 'politico'? Mas, conhecemos de Anísio Teixeira, Darcy Gonçalves, que, infelizmente, foram sabotados por serem homens honestos! ( essa é minha:Vejam o caso da Bahia: Anísio Teixeira , baiano de Caetité, uma pequena cidade distante uns 400 km de Salvador, ficou famoso no Brasil e no mundo pelos seus projetos educacionais, mas, em nossa Bahia, o HOMENAGEADO 'PELO QUE FEZ PELA EDUCAÇÃO' foi o filho do ex-governador e senador Antônio Carlos Magalhães, ainda vivo, recebeu 'homenagem' de muitos puxa-sacos prefeitos, deputados, etc. com nomes de grandes centros educacionais em toda a Bahia! Em Salvador, há um centro Anísio Teixeira, quase destruído! Não existe um museu para homenagear esse grande brasileiro! Uma comenda com o seu nome para homenagear quem fizer algo pela educação! Eu acho que essa faixa da população até 40 anos de idade não sabe quem foi Anísio Teixeira, e, talvez, nem saibam do Darcy!).
 
Eu, tu, vocês passamos boas partes de nossas vidas sendo monitorado por umprofessor que é a CÉLULA MATER mais importante par ao desenvolvimento de uma Nação. Portanto é mister a sua valorização com salários e condições de trabalhos condizentes. Identificar o que torna a PINGO DE GENTE , em Licínio de Almeida, como outras isoladas neste País, por quê foram CLASSIFICADAS DE EXCELÊNCIA, e, transferir as boas idéias educacionais para os municípios de todo o Brasil, principalmente, os mais carentes, infelizmente, a grande maioria!
 
Por fim eu creio que se depender de nossos políticos, voltados , unicamente, para fazer poupança com o dinheiro alheio, dos royalties do Pré-Sal (essa é minha: somente lá para 2016 e já estão brigando de foice!) para a educação, podemos , seguramente, afirmar, parodiano o letrista e cantor nordestino Geraldo de Azevedo, com o título de uma de suas belas músicas: "O AMANHÃ É TÃO DISTANTE"!
 
Vumbora BA...Ê....Ê.....A...., MENGU, GALU, FOGÃO.....I nóis vai votá é nêli, diz mané com o rosto crispado e sofrido, deixando à mostra, ao abrir a boca, a falta da 'mobília' de frente e o carimbo de um povo"
 
Pois é, companheiro André, disse tudo e muito mais......
 
Nota: vocês não me condenam porque escrevo demais, .....tá ai o André!

Nenhum comentário:

Postar um comentário