terça-feira, 12 de novembro de 2013

EU TENHO HORROR AS PESSOAS PRECONCEITUOSAS, MAS.....



Na Bahia, principalmente, Salvador, existem histórias fantásticas, da época da chegada da Família Imperial Portuguesa, até hoje vivenciada e homenageada pelos baianos e historiadores! Por exemplo:

. Uma transversal da Rua Carlos Gomes, no centro da cidade, um dos circuitos do carnaval de Salvador, possui o nome de RUA DA CABEÇA que liga essa rua ao largo 2 de julho, muito tradicional e antigo de Salvador! Por que desse nome? Na 'LADEIRA DE SÃO BENTO', assim chamada desde quando Salvador  ainda não era capital do Brasil, em homenagem ao PRIMEIRO CONVENTO DE SÃO BENTO NAS AMÉRICAS, havia a maior feira de gado em pé (que não foi morto para cortes), onde chegavam de toda a Bahia! Talvez, naquela época, era a maior atividade econômica desta terra! E, muitas cabeças de gado eram vendidas para açougues para suas carnes serem vendidas para donas de casas, etc.. A cabeça do boi e suas vísceras , que eram consideradas 'comida para pobre' eram jogadas fora, e, ai, as pessoas pobres pegavam esses restos e comercializavam em uma rua próxima, a chamada "RUA DA CABEÇA", onde enfiavam essas cabeças em paus para chamar os clientes! Era um comércio intenso de pessoas carentes comprando esses subprodutos para suas alimentações!
 
, Ladeira da Preguiça: uma subida, extensa, que passa ao lado da Igreja da Conceição da Praia até chegar ao largo 2 de julho, acima citado. Por que esse nome? O porto que recebia milhares de escravos vindo da África, em longas viagens de quase 50 dias, em estados lastimáveis, muitos morriam e eram jogados ao mar, e, quando chegavam em terra firme, quase em frente a essa Igreja, subiam essa ladeira, cansados , doentes e poucos alimentados, e ainda eram forçados a carregar mercadorias, muitas delas whisky , charutos, cigarros, tecidos finos, perfumes, etc. para a elite esropeia, principalmente, a Portuguesa se deliciarem, onde esses pobres escravos subiam essa ladeira, altíssima, na raça, tomando chibatadas de todos os lados, muitos não aguentando e caindo, alguns morriam, e, o povo, sem entender nada, juntamente com essa podre elite, ficavam nos casarões dessa ladeira os chamando de PREGUIÇOSOS!
 
. Campo da Pólvora, onde fica o Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, por ser lá um campo para condenados à morte, enforcados ou a tiros, principalmente, os que se rebelavam pela presença dos invasores portugueses!
 
. Jardim da Piedade, no centro da cidade, ao lado da avenida sete de setembro, outro circuito do carnaval da Bahia, onde o Império Português levava os 'condenados' baianos para a forca, como: negros, índios e brancos brasileiros, onde se destacaram quatro grandes líderes, heróis baianos do 2 de julho, que eram alfaiates de profissão! Lá, o julgamento era feito no mesmo dia da condenação, onde o nome PIEDADE era para que o 'réu' se defendesse da acusação, quase sempre não aceita, onde centenas foram mortos pela forca, assassinados ou jogados em prisões para o resto da vida!
 
. Pelourinho: muito endeusado em nossos tempos, mas, naquela época, era um campo de concentração para a morte! Centenas foram assassinados lá por não aceitarem as forças invasoras de Portugal!
 
. Bairro da barra, muito conhecido, porque lá era o maior 'porto' de barcos pesqueiros da cidade, ou seja, a maior 'barra' (é uma denominação geográfica que determina o melhor lugar para os barcos se atracarem ao porto pela profundidade e nunca falta de água).
 
Mas, por que tanta história? PORQUE O GOVERNADOR WAGNER, CARIOCA ATÉ OS SEUS 20 ANOS, TALVEZ NUNCA TENHA VINDO A BAHIA, NEM A PASSEIO, ao inaugurar uma obra iniciada pelo ex-governador Paulo Souto (e não citou o seu nome, muito feio, não é governador?), uma avenida de uns 6 km, ligando a br-324 ao porto de salvador, passando por uma rótula denominada 'RÓTULA DO ABACAXI' , CUJA DENOMINAÇÃO É DA ÉPOCA ANTES DÉ SALVADOR SER A PRIMEIRA CAPITAL DO BRASIL, e, esse governador, no ato da inauguração, na presença da Presidente Dilma, declarou: "AGORA, COM ESSA MODERNA VIA, OS BAIANOS NÃO MAIS CHAMARÃO ESSA RÓTULA DE ABACAXI, E, SIM, DO QUIABO" e a presidente foi na onda, e os puxa-sacos, todos, riram! Vejam quantas desinformações! A RÓTULA DO ABACAXI FOI DENOMINADA ASSIM PORQUE DEZENAS DE CAMINHÕES, CARREGADOS COM ESSA FRUTA E OUTRAS DESTA REGIÃO, CHEGAVAM NESSA RÓTULA, DE MADRUGADA, E, ASSIM QUE O MERCADO POPULAR DAS 7 PORTAS, O MAIS ANTIGO DE SALVADOR JUNTAMENTE COM A FEIRA DE SÃO JOAQUIM, FOSSEM ABERTOS (s.joaquim fica a uns 6 km dessa rótula) eles iam saindo para descarrega-los. MAS, O WAGNER E SUA EQUIPE DE 'ASSESSORES' acharam que o nome era ABACAXI face ao insuportável engarrafamento que temos há mais de quinze anos! Não disseram a esse 'lider' que naquela época Salvador não possuía carros, e, sim cavalos,  burros e jegues, muitos deles hoje deveriam ser seus assessores!. E quando citaram que o novo nome seria RÓTULA DO QUIABO, achando eles que o trânsito seria rápido e competente, esquecendo eles que o chefão anda de HELICÓPTERO, QUE NOS CUSTA, DIARIAMENTE, DEZ MIL REAIS DE MANUTENÇÃO, além do fato dessa rótula fazer parte de um sistema viário onde 90% estar condenado aos engarrafamentos, onde somente se viabilizar quando o metrô, há doze anos parados, ser colocado para funcionar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário