terça-feira, 7 de janeiro de 2014

AINDA ESCREVENDO SOBRE A ECONOMIA DO POVO BRASILEIRO X ECONOMIA DOS 'NERVOSINHOS', CONFORME ABAIXO, VEJAM, A SEGUIR, UMA ANÁLISE DENOMINADA 'PERSPECTIVAS GLOBAIS', COM O TITULO 'ECONOMIA MUNDIAL AINDA PATINARÁ', PUBLICADA NO JORNAL ESTADO DE SÃO PAULO, DE 5.1.2013.



'NOVA GRANDE DEPRESSÃO FOI EVITADA, MAS NADA INDICA QUE HAVERÁ AUMENTO NA RENDA E QUEDA NA DESIGUALDADE', de autoria do Dr. Joseph E. Stiglite, do progrma 'Project Syndicate', em Nova York, traduzida por Paulo Migliacci e Marcelo Mitehof.

Há algo deprimente em escrever sumários anuais na meia década transcorrida desde que irrompeu a crise financeira mundial de 2008.

Evitamos uma segunda Grande Depressão, mas terminamos contagiados por um grande mal-estar, com rendas que mal bastam para pagar as contas, no caso de muitos cidadãos das economias avançadas.E podemos antecipar que as coisas CONTINUARÃO AS MESMAS EM 2014.

Nos EUA, a renda média manteve-se em declínio aparentemente inexorável.Para empregados do sexo masculino, ela caiu a níveis inferiores ao patamar que vinha mantendo há 40 anos.

A recessão na Europa acabou em 2013, mas ninguém pode alegar, responsavelmente, que ela foi seguida de uma recuperação. Mais de 50% dos jovens estão desempregados na Espanha e na Grécia. De acordo com o FMI, a Espanha deve contar com desemprego superior a 25% por muitos anos.

O verdadeiro perigo para a Europa é que surja uma sensação de complacência.

.......Há um risco significativo de nova crise em outro país do bloco em um futuro não distante.

EUA:

Nos EUA, a desigualdade social é crescente - e maior do que em qualquer outro país avançado. A contração provável da próxima rodada de austeridade - que já custou de 1% a 2% em crescimento do PIB em 2013 - significaria que o crescimento continuará anêmico, mal conseguindo acomodar os recém-chegados ao mercado de trabalho.

EMERGENTES:

A boa notícia é que a maioria dos países emergentes acumulou reservas cambiais e suas economias estão fortes o suficiente para resistir ao choque.

Ainda assim, a desaceleração no crescimento dos emergentes decepcionou e deve continuar em 2014.

Pois é, minha gente, e os 'nervosinhos', agiotas e seus empregados 'economistas', que se vestem de 'comentaristas econômicos', querem que o Brasil seja uma ilha de prosperidade, claro, prosperidade para eles e o povo que se f.......

Os países vizinhos ao Brasil, todos, estão em crises econômicas, principalmente, à Argentina; o Uruguai quase em depressão, e o mais grave, com um malucão como presidente desse País, que anda e se comporta como um mendigo! Uma das suas poucas ações como presidente desse País foi autorizar a liberação do uso da maconha, onde cada residencia do Uruguai, em seus jardins, podem plantar e cultivar, no mínimo, quatro pés de maconha! Façam a conta e vejam que floresta de maconha nascerá! Recentemente, censurou uruguaios que tentam um segundo emprego, achando ele que um é suficiente (vejam que democrata! Deseja interferir na vida de cada um!), e, como exemplo, doou 50% do seu salário como presidente ao governo! Vive na periferia de Montevidéo, capital, em uma casinha que mais parece mais uma de uma das favelas dessa linda cidade! Dirige um veículo Fusca, de 1986, caindo aos pedaços! Eu acho isto loucura ou demagogia! O Chile, que os 'nervosinhos' citavam como um exemplo do nosso continente, onde, excetuando-se a riqueza do cobre e da indústria da pesca, vive de quatro pés para à economia americana. O desemprego é assustador, principalmente, junto aos jovens na faixa de 18 a 25 anos, especialmente, os recém formados em faculdades! A Venezuela até papel higiênico está sendo importado, o caos deixado pelo Hugo Chávez e continuado pelo seu ex-empregado, hoje presidente desse país, o VERDE, ah, desculpem-me, o MADURO (toda vez que penso nesse elemento, lembro-me de uma fruta MADURA, quase podre, ou, de um jumento!); a Colômbia, com uma ajuda de um bilhão de dólares por ano dos EUA para combater o cartel da droga, ainda com a forte presença das FARCS, criminosos que matam, sequestram e roubam em nome da 'democracia', e que tiveram apoio, total, dessa burra esquerda do nosso continente, continua patinando! Portanto, de todos os países, o Brasil está em uma situação muito boa, com todos os fundamentos econômicos em funcionamento, como, por exemplo, uma POUPANÇA DE QUASE 400 BILHÕES DE REAIS como reservas internacionais, e, brevemente, lá para 2016, essa reserva deverá duplicar com as extraordinárias, gigantescas reservas do pré-sal.

Portanto, por favor, não liguem para os 'NERVOSINHOS', pois, eles somente pensam nos seus patrimônios. O povo que se f......




Nenhum comentário:

Postar um comentário