segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

NA ÚLTIMA SEMANA RECEBEMOS DOIS ACESSOS DO TURCOMENISTÃO (NEM SABIA DA SUA EXISTÊNCIA!), PELO ÃO, DEVE SER DA EXTINTA UNIÃO SOVIÉTICA; CINGAPURA 5, JAPÃO 9, UCRÂNIA, TOTALIZANDO 378, MALÁSIA TOTALIZANDO 639, REALMENTE, O MUNDO, CADA VEZ, MAIS PRÓXIMO FACE A ESSA EXTRAORDINÁRIA E FANTÁSTICA REDE DE COMUNICAÇÃO MUNDIAL!


Já ultrapassamos os trinta mil acessos vindo do exterior! No Brasil, mais de trinta mil! Ultrapassamos todas as nossas expectativas, onde pensávamos em atingir a um público doméstico, especialmente, amigos e conhecidos! Não existem mais campos para os ditadores mentirem e enganarem aos seus dominados! Por mais que procurem criar barreiras, como em Cuba, Irã, Coréia do Norte e outras republiquetas não conseguirão ter êxitos! UM DIA A CASA CAI, COMO ESTAR CAINDO EM VÁRIAS DITADURAS DO ORIENTE MÉDIO, jamais prevista por historiadores!
 
Mas, hoje gostaria de registrar o DIA INTERNACIONAL DO 'OBRIGADO', 10 de janeiro de cada ano! UMA GENTILEZA FANTÁSTICA, pouco usada! Como diz um ditado popular: GENTILEZA GERA GENTILEZA! Dificilmente um bruto continuará bruto depois de uma GENTILEZA! Mas, normalmente, uma brutalidade gera brutalidade!
 
O jornal Nacional, de sábado, comemorando essa data, entrevistou diversos personagens da nossa sociedade, especialmente, um gari da limpeza pública da cidade do Rio de Janeiro; um porteiro de um restaurante de luxo dessa cidade; um porteiro de um edifício de classe alta e mais outros, e todos lamentavam a falta de educação das pessoas em não fazerem um mínimo ato de gentileza, como : OBRIGADO, BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE, UM OI, UM OLÁ, UM ATÉ JÁ, ETC., ETC.!
 
Como é que o cidadão toma um elevador de um edifício, cheio ou não, e não cumprimenta ninguém, nem mesmo o operador do equipamento! Como é que você sai de uma garagem com o seu veículo e nem cumprimenta o guardador, ou melhor, nem o agradeceu por ter guardado o seu veículo que lhe custou tanto? Um cidadão, conhecido, sempre de mau humor, um dia me disse: "eu não aguento ter que responder a terceiros, 'que nem o conheço', por ter me dado BOM DIA", e eu o respondi: "E SE ELE O DESEJASSE UM MAU DIA QUAL SERIA A SUA REAÇÃO? E ele: "não aceitaria, de jeito nenhum"!
 
A GENTILEZA É UM CONJUNTO DE BOAS AÇÕES, QUE FAZ BEM AO RELACIONAMENTO HUMANO! Em minha casa os meus País ficavam irritados quando nós, irmãos, cinco, acordávamos e não cumprimentavam os demais, e, o mais grave, não lhes dava as bênçãos! Assim continuamos com a minha família, duas filhas! Quando elas foram crescendo, lá para a faixa dos dez a doze anos, começaram a mudar de comportamento ao nos cumprimentar assim: OI, OLÁ, e nós, eu e esposa, não aceitávamos, repelindo e exigindo que fosse 'Benção Pai, Benção Mãe; Benção Vó, tios, etc., além de BOM DIA, BOA TARDE, BOA NOITE para os demais que se encontravam na casa! Ensinamos, e muito, para que agradecessem por mínimo trabalho que fosse, mesmo que tivesse sido uma obrigação! Existem pessoas que, porque pagam, acham no direito de não agradecer, ou, até mesmo, tratar mal o cidadão, principalmente, quando são humildes! Há poucos dias, viajei de Salvador para o Rio Grande do Sul, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, etc., andando de veículo próprio, onde usamos mais de cinquenta sanitários nos postos de combustíveis das estradas, 90% em estado deplorável, mas, nos dez por cento encontrado, ao ver o responsável pela manutenção, eu fazia questão de parabenizar-lhe, agradecendo-o, e ele, parecendo que nada entendia, timidamente, respondia-me! Por que, como alguns fazem, somente possuem GENTILEZAS PARA GENTE DE PODER ECONÔMICO ALTO?
 
Um caso verdade: morava em um edifício, no bairro da Pituba, em Salvador, infelizmente, síndico, onde vários moradores, todos de classe média alta, quase não cumprimentavam funcionários, demais moradores, etc., com pouquíssimas exceções. Um deles, médico, proprietário de clínica, entrava e saia do elevador sem cumprimentar ninguém, onde fazia questão, dentro do elevador, de olhar para o chão, e, quando a porta se abriria, saia em velocidade como se não quisesse ter algum contato. Eu, sindico, teimoso, o cumprimentava e ele, na maior falta de vontade, balança a sua cabeça! Mas, eu insistia. Um dia, ele se sentiu mal, caindo, desmaiado, em sua sala, e sua esposa ligou-me pedindo socorro, muito envergonhada, se desculpando 'pelo abuso', etc., mas eu o fiz, imediatamente, e como morava em minha residência uma sobrinha, no quinto ano de medicina, fomos lá e ela constatou que o seu estado de saúde era gravíssimo e sugeriu um atendimento de emergência!  Mas, para não aumentar o sofrimento familiar, resolvemos pedir socorro para leva-lo a um hospital antes da chegada da ambulância! Liguei para uns quatro moradores, e, todos se negaram, dizendo que já estavam de pijamas, etc., etc., mas, na verdade, uma retaliação ao comportamento do cidadão! Tive que pedi socorro aos funcionários do condomínio para transporta-lo em meu veículo, temendo que à ambulância atrasasse! Mas, infelizmente, no caminho para o hospital ele veio a falecer! Eu jamais concordei ou concordaria com os moradores que se negaram a socorre-lo, mas, na verdade, ele foi causador desse péssimo e desumano comportamento! Por sinal, existia uma figura folclórica na cidade do Rio de Janeiro, no início do século XX, muito admirada e querida por todos, cujo apelido era GENTILEZA, onde ele, apesar de pobre, morador de rua, fazia de tudo para ajudar aos outros, independentemente do seu poder econômico e financeiro, inclusive, era um grande poeta com vários poemas escritos em muros, paredes de passarelas, viadutos, etc.! A sua morte foi um choque para toda a sociedade carioca!
 

Um comentário:

  1. É como eu costumo dizer: Gentileza gera gentileza e gente lerda gera gente lerda.

    ResponderExcluir