quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

AINDA NO INICIO DO ANO DE 2014, VAMOS CONTINUAR FALANDO EM FLORES: 'GRATIDÃO':



Em um excelente artigo Suzana Herculando-Houzel, neurocientista,, professora da UFRJ, com um trabalho sobre GRATIDÃO, conforme, a seguir, trechos do mesmo:
 
"De todos os feriados, o de Ação de Graças norte-americano é meu favorito: um dia para reunir a família ao redor de um enorme jantar e lembrar de todas as pessoas, coisas e oportunidades pelas quais somos gratos. Ainda por cima, é um feriado não religioso e não comercial (ainda que dê início à temporada de compras natalinas).
 
Muito apropriadamente, o site TED. com publicou no feriado a palestra do monge Beneditino David Steind-Rast, que vem divulgando uma mensagem de gratidão.
 
Em voz deliciosamente serena porém firme e sem qualquer apoio audiovisual o monge nos lembra que todos nós, de qualquer cultura, etnia, credo ou profissão, temos algo profundo em comum: o DESEJO DE SER FELIZ. E ousa dar uma receita: O CAMINHO MAIS FÁCIL E IMEDIATO PARA A FELICIDADE É A GRATIDÃO.
 
é uma mensagem simples e poderosa - e a neurociência assina embaixo. David nos lembra do que é dar graças: É PARAR POR UM INSTANTE PARA OLHAR AO REDOR E RECONHECER AS OPORTUNIDADES QUE TEMOS E LEMBRAR QUE, MESMO SE ALGO DÁ ERRADO, A VIDA NOS DÁ A OPORTUNIDADE DE TENTAR DE NOVO. NA PIOR DAS HIPÓTESES, PODEMOS SER GRATOS SÓ POR ESSA OPORTUNIDADE DE SEGUIR ADIANTE.
 
........um belo  estudo do americano Jordan Grafman com o brasileiro Jorge Moli sobre emoções morais.
 
Apoiados na filosofia de David Hume, eles supõem que essas emoções dependem da noção de agência, ou seja, de responsabilidade pessoal pelos acontecimentos. Quando algo de bom acontece como resultado das nossas ações, ficamos orgulhosos: mas, quando algo de bom acontece por ação alheia, ficamos....GRATOS. ...........A equipe mostra que, nos dois casos , de fato há ativação do sistema de recompensa do cérebro, que nos deixa instantaneamente felizes e satisfeitos".
 
É só fazer uma pausa, dar graças (à vida, aos céus, a Deus, ao acaso, às pessoas boas que você conhece, não importa) e instantaneamente seu cérebro encontrará um momento de felicidade. Dar graças pelas coisas boas da vida é dar ao cérebro uma chance de lembrar tudo que tem dado certo"
 
Na Bíblia Sagrada temos uma passagem em que Jesus Cristo sobe à montanha para meditar visando conversar com Deus, e, nessa passagem, ele volta revigorado! Como podemos ter sucesso se NUNCA ESTAMOS SATISFEITOS COM NADA, TUDO CONSEGUIDO É POUCO? Vejam as pessoas deprimidas: nunca se satisfazem, sempre insatisfeitas, nunca dão valor a nada que possui, nem aos seus filhos, marido, amigos, etc..!
 
Pois é, como essa extraordinária profissional Suzana, eu, também, há anos admiro esse dia de AÇÃO DE GRAÇÁS DO POVO AMERICANO, inclusive, em 1995,  eu e minha família estávamos lá e sentimos, de perto, como vibram, como rezam, como se unem! Dizem que até nos campos de batalha os seus soldados param! Os únicos que sofrem são os PERÚS, onde milhões são assados nessa data, apenas, um só é salvo pelo Presidente da República que o manda para uma fazenda do governo americano, se juntando aos demais salvos em anos anteriores, onde somente morrerão de velhice ou doença! O último que morreu, de velhice, já com quase quinze anos de idade!
 
Mas, não sei por quê, o nosso Brasil adora copiar o que não presta de fora, como as famigeradas e preconceituosas COTAS PARA NEGROS, INDIOS E OUTROS, como o dia das bruxas, horrível, mas nunca copiaram um dia DE AÇÃO DE GRAÇAS! E somos um Pais de um povo pacífico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário