terça-feira, 28 de janeiro de 2014

CONTINUO LENDO E INDICANDO O FANTÁSTICO LIVRO DO PAPA EMÉRITO BENTO XVI, UM DOS MAIORES FILÓSOFOS DO MUNDO CATÓLICO, NOS RELATA OS 'DIVERSOS MONTES' QUE JESUS CRISTO SUBIU PARA NOS SALVAR!



Assim o nosso querido Papa Emérito escreveu sobre os 'diversos' montes que Jesus Cristo teve que ultrapassa-los para nos salvar!

"Vamos agora para o próprio texto da história da transfiguração. Ai se diz que Jesus tomou à parte Pedro, Tiago e João e conduziu-os a um alto monte, somente os três (Mc 9,2 - Mateus, capítulo 9, versículo 2). Encontraremos de novo os três no monte das Oliveiras (Mc 14,33), na derradeira agonia de Jesus como a réplica da transfiguração, ambas, porém, inseparavelmente relacionadas. Não deve aqui passar despercebida a relação com o referido capítulo do Êxodo, em que Moisés toma consigo na sua subida a Aarão, Nadab e Abihu - certamente também 70 dos anciãos de Israel.
 
De novo encontramos, como já no Sermão da Montanha e nas noites de oração de Jesus, o monte como o lugar da especial proximidade com Deus; de novo devemos pensar em conjunto os diversos montes da vida de Jesus: o MONTE DA TENTAÇÃO; O MONTE DA SUA GRANDE PREGAÇÃO; O MONTE DA ORAÇÃO; O MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO; O MONTE DA AGONIA; O MONTE DA CRUZ; e, finalmente, o MONTE DO RESSUCITADO, no qual o Senhor - em oposição à oferta que lhe fizera Satanás do domínio sobre o mundo - declara: "Foi-me dado todo o poder no céu e na terra' (Mt 28, 18). Por trás aparece também o Sinais, o Horeb, o Moriah - os MONTES DA REVELÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO - , que são todos ao mesmo tempo MONTES DE PAIXÃO E MONTES DE REVELAÇÃO e, por sua vez, também chamam a atenção para o MONTE DO TEMPLO, no qual a revelação se torna liturgia.
 
E conclui esse fantástico filósofo do mundo moderno: "Se agora nos interrogamos  acerca da interpretação  a dar, então imediatamente aparece o SIMBOLISMO GERAL DO MONTE COMO PANO, DE FUNDO, O MONTE COMO LUGAR DA SUBIDA - não apenas da subida exterior, mas, também da interior. O MONTE COMO LIBERTAÇÃO DO PESO DE CADA DIA, COMO RESPIRAÇÃO DO AR PURO DA CRIAÇÃO; O MONTE QUE OFERECE O PANORAMA PARA A VASTIDÃO E PARA A BELEZA DA CRIAÇÃO; O MONTE QUE ME DÁ ELEVAÇÃO INTERIOR E ME PERMITE PRESSENTIR O CRIADOR"

E ai , companheiros, quantos MONTES JÁ SUBIRAM NAS SUAS VIDAS PARA CRESCEREM, PARA SE DESENVOLVEREM, PARA AMAR MAIS, PARA TEREM UMA VISÃO, MAIOR , LINDA DE UMA VIDA EXTENSA, E, POR SER LONGA, CHEIAS DE ALEGRIAS, E, POUCAS TRISTEZAS, MAS, INFELIZMENTE, NÓS, HUMANOS, TEMOS UM PÉSSIMO GOSTO DE SOMENTE VALORIZARMOS AS COISAS RUINS, OU SEJA, SUBIMOS AOS MONTES , MAS , LÁ, NO PICO, NÃO SABEMOS VALORIZAR AS LINDAS IMAGENS DA VIDA QUE ELES NOS PASSAM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário