segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

"MISERICÓRDIA, A PRIMEIRA ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO"





A primeira grande encíclica de Francisco é uma pregação dominical que durou alguns minutos. O novo papa a proferiu de improviso do ambão da pequena igreja paroquial de Santa Ana, dentro dos muros vaticanos: 'A mensagem de Jesus é a misericórdia. Para mim, digo-o humildemente, é a mensag3em mais fort4e do Senhor'.


Publicada no grande jornal italiano La Stampa, do dia 18.3.2013 e traduzida por Moisés Sbardelotto, cuja reportagem é de Andrea Tornielli:


"Vivemos em uma sociedade que nos acostuma cada vez menos a reconhecer as nossas responsabilidades e a nos encarregamos delas de fato, são sempre os outros. Os imorais são sempre os outros, as culpas são sempre de algum outro, nunca nossas. Mas, às vezes vivemos também a experiência de um certo clericalismo de retorno tencionado apenas a 'regularizar' as vidas das pessoas, aravés da imposição de pré-requisitos e proibições que  sufocam a liberdade e pesam o já fatigante viver cotidiano. Pronto para condenar, em vez de acolher. Capaz de julgar, mas não de se inclinar sobre as misérias da humanidade. A mensagem da misericórdia, coração dessa primeira encíclica não escrita do novo papa, derruba simultaneamente ambos os clichês".


O Papa Francisco comentou o trecho evangélico da adúltera, a mulher que os escribas e os fariseus gostariam de apedrejar como prescrito pela lei mosaica. Jesus salva a sua vida, pedindo que quem estivesse sem pecado atirasse a primeira pedra : todos foram embora. "NEM EU TE CONDENEI; VAI, E DE AGORA EM DIANTE NÃO PEQUES MAIS".


O Pontífice , referindo-se aos escribas e fariseus que haviam arrastado a mulher para ser apedrejada diante do Nazareno, disse: "TAMBÉM NÓS, ÀS VEZES, GOSTAMOS DE AGREDIR OS OUTROS, CONDENAR OS OUTROS".


O primeiro e único passo pedido para experimentar a misericórdia, explicou Francisco, é reconhecer-se necessitado de misericórdia: "JSESUS VEIO POR NÓS, QUANDO RECONHECEMOS QUE SOMOS PECADORES", disse. Basta não imitar aquele fariseu que, estando diante do altar, agradecia a DEUS por não ser "COMO TODOS OS OUTROS HOMENS". Se somos como esse fariseu, se nos acreditamos justos, 'não conhecemos o coração do Senhor, e nunca teremos a alegria de sentir essa misericórdia".


"Quem está acostumado a julgar os outros, para se sentir bem, para se considerar justo e bom, não sente a necessidade de ser abraçado e perdoado. Ao contrário, há quem a sinta, mas pensa que é irremediável, por causa do mal excessivo que foi cometido".

O Papa contou, a esse propósito, um diálogo que ocorreu no confessionário quando um homem, sentindo que ele lhe dirigia essas palavras sobre a misericórdia, respondera a Bergoglio: "Ah, padre, se o senhor conhecesse a minha vida, não falaria comigo assim! Eu fiz coisas terríveis". E ele respondeu: "Melhor! vai a JESUS: ELE GOSTA QUE LHE CONTEM ESSAS COISAS"  ELE SE ESQUECE. ELE TEM UMA HABILIDADE ESPECIAL DE SE ESQUECER. ESDQUECE-SE, TE BEIJA, TE ABRAÇA E TE DIZ APENAS: 'nem eu te condeno; vai, e de agora em diante não peques mais' . ele te dá somente esse conselho: Depois de um mês, estamos nas mesmas condições. Voltemos ao Senhor. O Senhor nunca se cansa de perdoar; nunca! Somos nós que nos cansamos de lhe pedir perdão. E peçamos a graça de nunca nos cansarmos de pedir perdão, porque Ele nunca se cansa de perdoar".

"DEUS NUNCA SE CANSA DE ACOLHER E DE PERDOAR, somente se reconhecemos que precisamos do seu perdão". essa é a primeira grande encíclica não escrita do novo Papa. Poder-se-á dizer: mas essa desde sempre foi o centro da mensagem cristã. Porém, há quatro dias, as palavras simples e profundas de Francisco são uma lufada de ar fresco. Para muitos. Justamente porque apresentam o rosto de uma Igreja que não acusa as pessoas das suas fragilidades e das suas feridas, mas as cura com o remédio da MISERICÓRDIA,conforme essa fantástica reportagem..

Portanto, minha gente, é tão simples pedi perdão! De várias formas, até mesmo em um piscar dos olhos! Por exemplo, eu não entendo como um casal, morando em uma mesma casa, por causa de algum problema, muitas vezes simples, fica dias e dias quase como inimigos! É um caos! Como é que um Pai!Mãe, ao vê erro(s) de um filho, além de repreende-lo ficam dias e dias sem dialogar com o mesmo? Por que armazenar  mágoas em nossos corações, até mesmo contra pessoas estranhas?

Como todo bom baiano, eu e esposa fomos na Colina Sagrada do Senhor do Bom Fim, após as festas, como um ritual de um novo ano! Lá, centenas de camelôs  nos infernizaram, quase nos agredindo, querendo empurrar fitinha, roupa de candomblé; colares; patuás; ou seja, se deixarmos, querem nos fazer igual a 'UM JEGUE NA LAVAGEM DO BOM FIM" (assim baiano apelida mulheres, homens que se fantasiam de forma abusiva, iguais aos jegues fantasiados para o desfile, por sinal, já extintos por decisão judicial, principalmente, por causa dos biriteiros que enchiam a barriga do pobre jumento de cachaça! Quantos ficaram em estado de embriaguez, e, o mais grave, ele e o dono, com amigos, todos bêbados!) Assim que descemos do nosso veículo, mais de trinta nos cercaram, de vendedores de fitinhas, patuás, pais de santo, mães de santo, guardadores de carro, vendedores de lanches, de água mineral, ou seja, um mercado de camelô, nos atacaram, sumariamente, onde nos enfeitaram todo, com fitas do Senhor do Bom Fim nos meus dois pulsos, nos tornozelos; no pescoço, uma mãe de santo, sem eu pedir-lhe, jogou-me um jarro cheio de 'água de cheiro', horrível, molhando-me todo! Eu queria protestar mas sufocado! Quando olhei para a minha mulher, que susto, toda enrolada de fitas, de patuás, até um vestido branco colocaram nela por cima do que estava usando! E ai, como um grito de independência, e, ao mesmo tempo, de socorro, gritei: "CAMBADA DE FILHOS DE PUTAS, NÓS NÃO SOMOS TURISTAS, SOMOS BAIANOS, PORTANTO, IREI RASGAR TODA ESSA PARAFERNALHIA RIDICULA", e, eles, todos, como se fosse um coral, gritaram: "CALMA, TENHA FÉ, NÓS NOS ENGANAMOS! PENSAMOS QUE O CASAL ERA PORTUGUÊS"! E eu: "E se fôssemos dessa nacionalidade, qual o direito de vocês agirem assim?" "Ah, 'irmão', o Português não reclama, pois, ele pensa que se não concordar, a FEITIÇARIA VAI TODA PRA CIMA DELE"! Até um 'pai de santo', como quase todos, gays, estava lá, fazendo 'rituais', e não é que vários turistas estavam recebendo a 'sua proteção'? Um vendedor de fitinha do Senhor do Bom Fim, agora de algodão e não mais de seda, e, pasmem, depois de mais de CEM ANOS FABRICADAS E OUTRO ESTADO, disse-me: "O Senhor não vai embora sem nos pagar por essas indumentárias, mas, por ser baiano como a gente, pague UM REAL POR TRES!"" E a roupa que vestiram em minha mulher?" "Essa é nossa gentileza: pague a metade"! "Ah, quer dizer que é gentileza?" "Claro, 'mano', a turista portuguesa pagou três vezes mais e não protestou"! E me disse: "TENHA FÉ, NÃO PRECISA SE IRRITAR, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTAMOS EM FRENTE AO SENHOR DO BOM FIM"! Mas, como fiquei misericordioso com a sua resposta, disse-lhe: "Eu gostei da sua resposta: quanto eu devo? "Como o Senhor é baiano como eu, pague três por R$1,00", e eu: "E o turista paga quanto?" Ah, meu irmão, boto pra quebrar! O Senhor não imagina como turista é idiota! Paga tudo e não pechincha como o senhor"! "Eu não pechincho, o que não gostei foi a sua pressão" , e ele: "O Sr. não viu nada o que fazemos com turista: teve um casal aqui, de português, que até nas orelhas nós botamos, e eles saíram felizes"! "Agora, 'maninho', turista que eu não gosto é o CARIOCA, esse sim, é um esparro!" "Por que"? "Ah, ele não reclama, deixa a gente enfeita-lo todo de fitinha, e, na hora de pagar nos pede um tempo, do jeito da malandragem do morro carioca, dizendo que vai rezar e quando sair da Igreja nos paga! Ficamos todos o esperando, e, ele, espertamente, sai pelos fundos da Igreja"! "E o Paulistano?" "Ah, esse é fácil, pois, com aquela mania de grandeza, mete a mão no bolso, tira um maço de dinheiro, e nos pergunta: "FAZ DUAS FITA POR DOIS REAL? E, ai a gente encarca fundo" "Mas, mano, por que PAULISTANO FALA TÃO ERRADO?" E eu o perguntei: "E você entende de gramática?" "Ah, baiano, vem você com seu preconceito: quer dizer porque sou pobre não tive educação?" "Olha, eu aprendi a soletrar o ABC, o dia todo, e minha mãe com uma palmatória, de um metro de comprimento para quando um errasse o pau comia"! "E você errava muito?" "Ah, nem imagina! AS PORRAS DAS LETRAS WY, principalmente essa safada da W, que fica escondida no meio do abc, me fudia......, as minhas mãos já andavam de calo! E a porra da minha mulher ainda foi colocar os nomes dos meus dez filhos com a inicial dessa filha da puta do W: Wille; Wilma; Walter; Washginton, Wellington; Wallisson,  Wallace; Wilson; Wilson, e, o último em minha homenagem, pois, a porra da minha mãe, dizendo que era para que eu nunca mais esquecesse dessa porra do W, ainda colocou o meu nome com essa inicial: WURANDI! É ou não é de matar"!


Nenhum comentário:

Postar um comentário