segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ALEGRIA!



O querido Papa Francisco, lançou, há uns vinte dias, a sua PRIMEIRA EXORTAÇÃO APOSTÓLICA (EVANGELLI GAUDIUM, dirigida ao Episcopado, ao clero, Às pessoas consagradas e aos fiéis leigos sobre o anúncio do Evangelho no Mundo atual!

Simples como o seu papado, até agora, ele nos trás um trecho sobre a ALEGRIA:

"O próprio JESUS estremeceu de alegria sob a ação do espírito Santo  sob a ação do espírito Santo (Lc 10, 21).

"Há Cristãos que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa. Reconheço, porém, que a ALEGRIA não se vive da mesma maneira em todas as etapas e circunstâncias da vida, por vezes muito duras. Adapta-se e transforma-se, mas sempre permanece pelo menos como um feixe de luz que nasce da certeza pessoal de, não obstante o contrário, sermos infinitamente amados. Compreendo as pessoas que se vergam á tristeza por causa das graves dificuldades que têm de suportar, mas aos poucos é preciso permitir que a ALEGRIA DA FÉ comece a despertar, como uma secreta mas firme confiança, mesmo no meio das piores angústias. ..........por isso, mantenho a esperança. É que a MISERICÓRDIA DO SENHOR não acaba, não se esgota a sua compaixão. Cada manhã ele se renova; é grande a tua FIDELIDADE.......Bom é esperar em silêncio a salvação do Senhor (Lm 3, 17,21- 23, 26).

A TENTAÇÃO apresenta-se, frequentemente, sob forma de desculpas e queixas, como se tivesse de haver inúmeras condições para ser possível a ALEGRIA. Habitualmente isto acontece porque a sociedade técnica teve a possibilidade de multiplicar as ocasiões de prazer; no entanto ela encontra dificuldades grandes no engendrar  também a ALEGRIA. Posso dizer que as ALEGRIAS MAIS BELAS E ESPONTÂNEAS, QUE VI AO LONGO DA MINHA VIDA, SÃO AS alegrias de pessoas muito pobres que têm POUCO A QUE SE AGARRAR. Recordo, também, a ALEGRIA GENUINA DAQUELES QUE, mesmo no meio de grandes compromissos profissionais, souberam conservar um coração crente, generoso e simples.  De várias maneiras, estas ALEGRIAS bebem na fonte do amor maior, que é o de deus, A NÓS MANIFESTADO EM jesus cristo"

Eu procuro basear a MINHA FONTE DE ALEGRIA VENDO-ME COM SAÚDE, VENDO A FELICIDADE DA MINHA FAMÍLIA , DOS AMIGOS, DOS CONHECIDOS, tendo compaixão, até mesmo por pessoas perigosas, como, ontem, um filho, de 40 anos de idade, doente mental, que matou o seu pai, um cineasta paulistano, famoso, e , sua mãe! Por que toda essa catástrofe? FALTA DE ALEGRIA, QUE É GERADA DO CORAÇÃO, 'RESIDENCIA' DE DEUS, pois, d'ele parte as ALEGRIAS E AS TRISTEZAS, independentemente do estado doentio desse pobre cidadão, talvez, trazido de heranças passadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário