segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

"NÃO É A DESIGUALDE SOCIAL QUE GRA VIOLÊNCIA", DO PAPA FRANCISCO, EM SUA PRIMEIRA EXALTAÇÃO AO POVO DE DEUS!



Hoje, em muitas partes, reclama-se maior segurança. Mas, enquanto não se eliminar a exclusão e a desigualdade dentro da sociedade e entre os vários povos será impossível desarreigar a violência. Acusam-se da violência os pobres e as populações mais pobres, mas, sem igualdade de oportunidades, as várias formas de agressão e de guerra encontrarão um terreno fértil que, mais cedo ou mais tarde, há de provocar a explosão. Quando a sociedade - local, nacional ou mundial - abandona na periferia uma parte de si mesma, não há programas políticos, nem forças da ordem ou serviços secretos que possam garantir indefinidamente a tranquilidade. Isto não acontece apenas porque a DESIGUALDADE SOCIAL provoca a reação violenta de quantos são excluídos do sistema, mas porque o sistema social e econômico é injusto na sua raiz. Assim como o bem tende a difundir-se, assim também o mal consentido, que é a INJUSTIA, tende a expandir a sua força nociva e a minar, silenciosamente, as bases de qualquer sistema político e social, por mais sólido que pareça. Se cada ação tem consequências, um mal embrenhado nas estruturas duma sociedade sempre contém um potencial de dissolução e de morte. É o MAL CRISTALIZADO NAS ESTRUTURAS SOCIAIS INJUSTAS, a partir do qual não podemos esperar um futuro melhor. Estamos longe do chamado 'FIM DA HISTÓRIA', já que as condições dum desenvolvimento sustentável e pacífico ainda não estão adequadamente implantadas e realizadas"!
 
Quem sou eu para comentar mais nada desse fantástico texto, de um Autor desse porte? Mas, somente um pouquinho para não ficar como um simples copiador. Como podemos aceitar um País como o nosso, precisando de quase tudo, principalmente, na segurança, em educação e saúde, assistirmos a DERRAMA DE BILHÕES DE REAIS para construção de luxuosas arenas, muitas delas serão elefantes brancos, ou melhor, acho até que o maracanã, fonte nova, na Bahia, o mané garrincha, pasmem, o maior do Brasil, onde o futebol de Brasília é um dos piores deste País, a construção do estádio para o Corinthians, onde gastarão quase 1,5 bilhão do povo do Brasil, dizem que esse time pagará durante os 25 anos seguintes, descontando-se nas rendas, ou seja, com o passar do tempo o povo esquecerá, etc., etc.? Pois é, o povo vivendo em ruas com esgotos escorrendo nas suas portas; casas em estados de miséria, localizadas em ribanceiras, com as suas vidas em perigo; insegurança, etc., e, quase sempre, os governos federal, estaduais e municipais dizendo que não possuem recursos, jogando a bola para frente até passar para o próximo esperto, e, ao mesmo tempo, vendo bilhões de reais para essas arenas, COM EXIGENCIAS, ABSURDAS, DESSA FIFA, QUE PENSA QUE O BRASIL É A SUIÇA, onde está o seu palacete, dando declarações que afrontam a nossa democracia, e, pasmem, não vemos uma só exigência deles para façam alguma coisa para o povão que vive nas periferias desses palacetes chamados arenas! Até obrigar mudar a lei que proibia vender cervejas nos estádios, há ano em vigor, simplesmente, por causa de um dos seus patrocinadores, todos os estados onde se realizarão jogos dessa copa tiveram que criar uma nova lei liberando essa bebida nessas arenas! REALMENTE, ESTÃO DE 4 PÉS, COM AS CALÇAS ABAIXADAS! Eu não aguento mais vê aquele nanico presidente da fifa, e, aquele seu mata-cachorro francês, esse, paparicado como se fosse um Estadista! Ridículos os papeis do Ronaldão e do Bebeto Gama! É por isto que admiramos o Romário, que, recebendo convite dessa raça, disse-lhes não!
 
Não adianta esses sociólogos, politiqueiros e outros justificarem essas ações de bandidos mascarados nas ruas das grandes e médicas cidades do Brasil, até mesmo com tentativas de assassinatos, como foi vítima o pobre cinegrafista da tv Bandeirantes,  pois, na verdade essa raça se julga injustiçada de um sistema perverso, mesmo com Lula e Dilma terem melhorado, e muito, as vidas das suas famílias,mas, por mais que conseguiram de crescimento social, ainda, se comparando com essa elite, irresponsável, que se julga dona do Brasil, ainda significa esmola!

Nenhum comentário:

Postar um comentário