quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

QUEM NÃO AMA 'GEL BELEZA"°



Desde o início do século XX o 'GEL' já aprontava nas festas da Bahia, começando pela LAVAGEM DA CONCEIÇÃO DA PRAIA, 8 DE DEZEMBRO; depois passando pela LAVAGEM DA BOA VIAGEM (virada de ano), dai para a LAVAGEM DO BOM FIM, segunda semana de janeiro, logo em seguida a LAVAGEM DA RIBEIRA, a chamada 'SEGUNDA FEIRA GORDA DA RIBEIRA', continuando com aos FESTEJOS Á YEMANJÁ, 2 de fevereiro, no bairro boêmio do Rio Vermelho, e, mais uma peregrinação desse grande CURTIDOR DAS NOITES E DIAS DA BAHIA, 'O GEL', assim chamado por alguns que o 'odeiam', e, pela mulherada como 'GEOZINHO', e, por nós, que o amamos, apesar de momentos, também, de ódio, 'GEL BELEZA', continuando na FESTA DA PITUBA, no bairro da Pituba, e, finalmente, a FESTA DE ITAPUÃ (onde se encontra a fantástica BARRACA DO JUVENÁ, um filósofo, o maior boêmio e intelectual das noites da Bahia, denominada de CENTRO CULTURAL E ETÍLICO JUVENÁ, vizinho ao antigo hotel 4 Rodas),  próximo ao carnaval! GEL É O PRIMEIRO QUE CHEGA, INCLUSIVE, AJUDA A TODOS OS BARRAQUEIROS A MONTAREM AS SUAS BARRACAS, como também, é o último a deixar a festa, também, ajudando a desmontar as suas barracas! Mas, 'esta ajuda' é cara para os pobres e sofridos comerciantes, pois, o GEL, com aquela 'gaiva' (para baiano é o bom vivam, que adora curtir todas, mas, na hora......de pagarem as contas.....ah, que sufoco! Desculpas mil! E não é que colava?). Curtia toda a programação de festas populares da Bahia, onde levava , digamos, R$10,00, e, no final de todas, ainda chegava com uns R$100,00! Mágica? Nenhuma! Roubo, jamais, é um dos mais sérios que eu já conheci! Além dessa 'ajuda' aos barraqueiros, que ficavam 'gratos' por aquele cara, com 'estampa', 'filho de papai' (para os baianos são aqueles de famílias ricas), vestindo roupas de marcas, relógios caros (nunca foi roubado em uma festa dessa, onde nós, baianos levamos relógios genéricos para os caras não nos roubarem, mas, ele......, indo de encontro à realidade, ia todo cheio de ouro, etc., e ainda se cartava, dizendo: "CONHEÇO TODOS OS MALANDROS DA REGIÃO! QUANDO ESTÃO COM FOME E PASSANDO OUTRAS NECESSIDADES, QUEM OS ATENDE SOU EU, E, VOCÊS, JÁ FIZERAM O QUE? EU OUÇO É DIZEREM: 'DEUS O FAVOREÇA', 'A CULPA É DO GOVERNO', e, ai, acho certo que eles mandem brasa', pois, DEUS PEDE : FAÇAS QUE EU O AJUDAREI , MAS. DE BOCA......" "E MAIS, QUANDO ESTOU FAZENDO FARRA, EM QUALQUER LUGAR, 'PAGO' O QUE ELES ME PEDEM, E VOCÊS, EU VEJO, NÃO DÃO UM COPO DE CERVEJA PARA ESSES POBRES MISERÁVEIS', portanto, como podem me assaltar? Eu tenho certeza que se eu pedir-lhes um produto de roubo, na hora, eles me dão alguma coisa, mas, DEUS ME LIVRE, vocês me conhecem, jamais quero nada dos outros, principalmente, roubado"! 'MAS, GEL, NÃO É ERRADO, TAMBÉM, BEBER TODAS, COMER TODAS E NÃO PAGAR, SEMPRE PENDURANDO AS CONTAS?" "Claro que não, pois, quem POSSUI CRÉDITO, COMO EU, PODE FAZER, E, VOCÊS, POR QUE NÃO FAZEM? NÃO PRECISAM NEM ME FALAR NADA, POIS, É A FALTA DE CRÉDITO QUE NÃO POSSUEM! NA HORA QUE ESSES POBRES BARRAQUEIROS  CHEGAM PARA MONTAR AS SUAS BARRACAS, QUEM ESTÁ AQUI, NO PRIMEIRO MOMENTO? E QUANDO VÃO DESMONTA-LAS, QUEM ESTÁ AQUI? EU, ENQUANTO VOÊS ESTÃO COM O C.....CHEIO DE CACHAÇA E DORMINDO"!
 
ESSE É O GEL!
 
Mas, também, há os dias que o GÉL PAGA CARO! Nos tempos negros da ditadura militar, estudávamos na Faculdade de Administração, eu em Administração Pública, e, ele de Empresas, mas, sempre juntos, até os dois últimos semestres! Foi uma invenção universitária copiada mal do sistema americano! O GEL ,  boa pinta, luxando como nunca, boêmio, era um 'deus' entre as mulheres! Chegava ao ponto de namorar umas cinco colegas, em uma mesma sala, e nenhuma delas sabia! E namoro daqueles, como nós, baianos chamamos, 'PEGAJOSO', com promessas de noivado, casamento, etc., mas, como sempre, quando o GEL VIA A COISA PRETA, ELE SE PICAVA, E SUMIA! DEIXAVA A FAMILIA DA 'NOIVA' EM ESTADO DE COMA! VÁRIAS! Mas, como o titulo, acima, ele, como sempre um bom falante, 'conciliador', etc., sabendo que a secretária da faculdade, uma mulher de uns 60 anos, 'derrubada' (baiano chama assim mulher feia, como, também, homem de derrubado!), era como se fosse 'a dedo duro do regime militar', começou a paquera-la, pasmem, a paquera-la, e, ela, descarada como era, mesmo 'casada', caiu na gaiva do GEL! Quando o perguntávamos por que daquele namoro, ele nos respondia: "FAZ PARTE DA MISSÃO!", e, não sabíamos que missão era essa! Meses depois, descobrimos: a mulher era casada com um alto militar do comando das forças armadas na Bahia, e, quando o traído tomou conhecimento, mandou a ordem para acabar com o pobre GEL, e, o mais grave, como prova, as suas duas orelhas e o pênis! O GEL, desesperado, sumiu, e nós perdemos os benefícios dessa missão! Mas, naquela época, muitos jovens curtiam o movimento hippie,  onde íamos muito a localidade de AREMBEPE, uma das maiores  comunidades dessa gente no mundo, e era chic se vesti como eles, ou seja, roupas velhas, rasgadas e machucadas (eu só curtia barba e cabelo grande, pois, não aguentava o mau cheiro da raça!), ter barba grande, cabelo grande, e, o cara que não estivesse nessa 'onda', nada 'pegava' ninguém, como aqui os baianos chamam 'nem gripe', e, o GEL, como sempre, começou a se comportar assim visando mais uma das suas 'presas', onde se encantou com uma jovem argentina, lindissima! Frequentador assíduo dessa Comunidade, chegando ao ponto de 'encostar' nessa  linda mulher, hippie, fugida do regime assassino militar argentino, mesmo tendo parentes no alto comando de lá,  suja como todos eles, aprendendo a sua arte de fazer brincos, pulseiras, etc. ela fazia peças , como: colares, caindo nas graças da portenha!,  Resultado, a pobre argentina se apaixonou por essa figuraça! Prometeu-lhe tudo, mas, como sempre, na hora H, sabendo que os pais dela viria desse País, inclusive, o pai era um militar da repressão argentina (pensou logo: já pensou esse brutamonte argentino se juntar com o brutamente brasileiro, 'esposo' da balzaquiana, o que farão comigo?), ah, o GEL SE PICOU E SUMIU POR DIAS!
 
Outras pequenas broncas ele já participou, mas, sempre se saindo de grande, talvez, tenha sido, no bom sentido , 'o único malandro' que se saiu bem em todas, apesar desses percalços!
 
Porém, já em meados do século XXI, o nosso querido e amado GEL, também, odiado por muitos, começou a entrar em processo de STRESS, e, quase virou DEPRESSÃO, coisa jamais pensada por qualquer amigo, parente  ou conhecido que conhecia o GEL BELEZA! Vendo o carnaval da Bahia, da década de 70, se aproximando, sem condições financeiras para comprar uma mortalha, por sinal, nunca pagou por uma em qualquer bloco dos mais de 300 da Bahia, pois, sempre tinha um 'amigo' na direção dos mesmos que o presenteava como 'cortesia', DEPOIS EVOLUIDA PARA ABADÁ, até hoje mas, O GEL ESQUECEU QUE OS NOVOS DIRIGENTES ERAM NETOS E BISNETOS DAQUELES 'SEUS AMIGOS', perdendo todo o poder!  Não tinha dinheiro para comprar essa fantasia, a preço de ouro, até hoje (como é que se dá 2 mil reais em um pedaço de pano que não dura todos os dias do carnaval, e, mais grave ainda, para acompanhar essa turma do axé, já a quarta preferencia dos baianos, com os cantores já quase todos na terceira idade, onde levam anos sem gravarem novas músicas?), mas, quem iria dar esse conselho ao boêmio e curtidor GEL? E, entrou em estado psicológico que gerou preocupações da família, amigos e conhecidos! Sua irmã, sabendo que a sua paixão era uma fantasia do maravilhoso bloco do Jacú, o primeiro e único sem corda em todos os carnavais, sendo o motivo do seu fim, face a pressão do cartel do carnaval, que não admitia e nem admite, até hoje, que o povo brinque sem pagar, onde USAM E ABUSAM DO ESPAÇO PÚBLICO COMO SE FOSSE QUINTAL DELES,  deu-lhe um conselho: 'VAMOS PEGAR A CORTINA DA CASA, FAÇO UM ABADÁ E VOCÊ VAI CURTIR NO JACÚ QUE NÃO POSSUI CORDA E TODOS BRINCAM', e, ele"E MAINHA, SERÁ QUE ACEITARÁ", "Claro, para você, principalmente, ela fica até nua!", mesmo contrariado aceitou! Como todo bom pano de cortina, principalmente, da antiguidade, que parecia uma lona, ele se vestiu e saiu como um predador, faminto, pelas ruas centrais do carnaval! Logo, um inconveniente: choveu muito, molhando a sua 'fantasia', e ai, o GEL, que estava sentado em uma cadeira de bar, tomando conhaque dreher (só toma whisky de primeira, mas , como não achou quem o pagasse, logo, o que viesse era bom, principalmente, para combater aquela pesada mortalha, além do frio e chuva!), ao se levantar, ah, que sufoco, o peso da cortina era tanto que ele não conseguia! E ai, que decepção! Começou a meditar como aguentaria andar mais de 6 km do circuito de carnaval com aquela carga, pesadíssima! Mas, foi! Mas, não é que A SORTE VOLTOU PARA O GEL? Encontrou um cara, do seu bairro, um daqueles que nós, na Bahia, o chamamos de 'pentelho', 'chato de galocha', etc,, e foi logo perguntando ao GEL: 'QUE FANTASIA LINDA É ESSA? (CLARO, ESTAVA BÊBADO!), e, o GEL: "É DO BLOCO DO CLUBE DOS FANTOCHES", e, o chato: "EU MORO NO LARGO 2 DE JULHO, DESDE CRIANCINHA, E NUNCA SOUBE QUE O FANTOCHES TINHA BLOCO", e ele: "Claro, tudo tem a primeira vez, e este ano botaram pra quebrar: além dos bailes, e você sabe que lá só vai mulher bonita e cheirosa, da 'elite' e não pé rachada, tudo é O800"!"Ah, GEL, você tem que me arranjar uma dessa1 Pago o que for", e ele: "OLHA, EU ESTOU DESANIMADO EM BRINCAR NO FANTOCHE, ONDE VIVO LÁ HÁ ANOS, DIA E NOITE, onde não aguento mais aquelas caras, portanto, quero vende-la ou trocar por uma fantasia do jacú, no pau"! "Tá fechado, passo-lhe a do jacú e você me entrega essa". E assim a NEGOCIATA FOI REALIZADA!( foi a primeira e única trambicagem do GEL, uma pessoa honrada!) Ah, todo o stress, quase depressão, acabou para o GEL! O chato foi para o baile, à noite, que começava às 23 horas, pegando uma fila de mais de mil pessoas, mas, 'todo feliz'; quando chegou perto do porteiro, se apresentando como membro do bloco do fantoche, o cara chamou o gerente e disse: "veja o que esse malandro quer aplicar em nós", e ai  o gerente chamou a policia e deu-lhe voz de prisão, onde ficou todo o carnaval preso! O Chato, nos labirintos da prisão, ouvindo os trios elétricos, toda aquela festa, não se esquecia da sua promessa: "ASSIM QUE SAI DESSE INFERNO MATAREI O GEL, ELE ME PAGA", mas, o chato, apesar de tudo, tinha formação religiosa, e sabia que DEUS NÃO O PERDOARIA, fazendo com que ele tivesse momentos de VONTADE DE MATAR E DE PERDOAR! Após o carnaval, com a ficha devidamente anotada, portanto suja, ele saiu atrás do GEL, e, esse ao saber, novamente, sumiu! Vários meses sumido, e, um dia, ao se encontrar com o chato, foi logo o dizendo: "GIL GALINHA, EU ESTOU RETADO COM VOCÊ, POIS, COMO É QUE ME ENTREGA UMA MORTALHA DO JACÚ, FALSIFICADA, ONDE FUI PARAR NA DELEGACIA, FICANDO TODOS OS DIAS PRESOS? MAS, O QUE ME CONSOLAVA ERA A DÚVIDA QUE EU TINHA SOBRE VOCÊ, QUANDO ME PERGUNTAVA: O ZÉ GALINHA NUNCA FARIA ISTO! ELE DEVE TER SIDO ENROLADO, E AI A MINHA RAIVA PASSAVA", e, o zé galinha, já com o coração mais ameno, disse-lhe: "A MESMA RAIVA ESTAVA DE VOCÊ, MAS, agora o compreendo, ambos fomos enrolados,   caímos no conto do vigário",  voltando  a paz  ao seio dos dois boêmios!
 
POIS É, POR ISTO AFIRMO: QUEM NÃO AMA O GEL BELEZA?MAS, COMO VIMOS NESTE TEXTO, HÁ MUITA GENTE QUE O ODEIA! Tomara que um dia ZÉ GALINHA NÃO SAIBA A VERDADE! E, para vocês não terem uma imagem negativa dessa figura histórica de todas as festas e noitadas baianas, o seu outro lado: EXCELENTE PROFISSIONAL EM GESTÃO ADMINISTRATIVA, um dos melhores consultores nessa área no Brasil!
 
Desculpem-me este longo texto, mas, falar do GEL,ONDE DEIXEI VÁRIAS DAS SUAS AÇÕES DE FORA, COMO BEBER DE SEGUNDA A SEGUNDA NOS BARES, UM EM CADA SEMANA, TODOS PENDURADOS, PORÉM PAGOS, ah, seriam várias páginas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário