quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

COMO BAIANO, E, FEIRENSE (QUEM NASCEU OU NASCE EM FEIRA DE SANTANA, A 110 KM DE SALVADOR, A MAIOR CIDADE DO INTERIOR DA BAHIA), FIQUEI FELICISSIMO E HONRADO!



Gesse Gesse, atriz de teatro baiano, aposentada, já com seus 60 anos de idade, escreveu um livro sobre VINICIUS DE MORAES NA BAHIA, desde quando ele saiu do Rio de Janeiro para morar em Itapuã, Salvador - Bahia! Foram anos, segundo ela, de muitas felicidades! Adorava passar à noite, na varanda da casa ou no bar do galo (já fechou, há anos, hoje é um condomínio!), em frente a praia de Itapuã, um trecho, até hoje identificado com uma praça, com a sua estátua, como se estivesse sentado em uma mesa de bar, com um copo, e uma garrafa, seus inseparáveis 'companheiros', por sinal, ponto turístico, onde delegações de visitantes fazem filas para tirar retrato com essa estátua, cujo turista senta em outra cadeira como se estivesse conversando com esse grande poeta!
 
Segundo ela, o Vinicius  passava toda a noite bebendo, cantando ou ouvindo músicas, e, lá para meia noite ia para uma banheira, na sua suíte, cheia de água, acompanhado por um litro de whisky, ficando lá até o dia amanhecer; dormia, daquele jeito, e, no final da tarde ia admirar o mar de itapuã, também, voltava para casa, horas depois, após conversar e beber com os pescadores da colônia desse bairro!
 
Gesse nos informou que a sua vinda para a Bahia não foi 'ela que o forçou', como os seus 'amigos' cariocas diziam, mas, sim, pelo seu amor à Bahia, pelo seu sossego, e, o mais importante de tudo, pelo seu SANGUE BAIANO, POIS, ELE ERA NETO DE DOIS FEIRENSES!
 
Eu, na época estudante universitário, saia do bairro de Nazaré, quase 35 km de distancia para nos reunirmos no BAR DO GALO, onde presenciava a turma do VINICIUS, com a sua Gesse, Toquinho, sempre, e outros, onde tocavam violão, cantavam, bebiam todas, até o dia amanhecer, mas, infelizmente, eu e minha turma não tínhamos noção dos valores do Vinicius, Toquinho, e, talvez, outros famosos, porém, anônimos!
 
Lembro-me que um fofoqueiro, daqueles que fazem colunas sociais, que Gesse Gesse estava o traindo (ela era mais de 30 anos mais nova do que Ele, e, lindíssima, atriz, cantora, etc.), e ele, fantasticamente, o respondeu: "É MELHOR SER TRAIDO POR UMA MULHER LINDA COMO ELA, ONDE TENHO MEUS MOMENTOS DE PRAZER E AMOR, DO QUE VIVER COM UMA VELHA, QUE NÃO TRAI, POR ANOS E ANOS"!
 
Conversei com um velho pescador, já com 96 anos de idade, que me falou da sua amizade com Vinicius, onde ele pescava e guardava peixes para o Poeta, e, esse, ao desejar pagar-lhe, ele nunca recebeu um só tostão, que o deixava irritado por isto! E, resolveu não mais ir ao seu barco pegar peixes! Estranhou e o procurou, e ele o respondeu: "Você vive dessa pescaria, portanto, não se justifica o que me faz", e ele: "Eu não gosto de ganhar dinheiro com amigos"! E dai em diante, ele voltou a pegar peixes, mas, o que esse pescador recebia de dinheiro dava para comprar alguns barcos, onde o Poeta ficava irado quando ele não queria receber qualquer dinheiro! Esse senhor já está nessa fase de vida e não existem pessoas que possam procura-lo para um depoimento para a eternidade! Nem Gesse Gesse o procurou! Hoje, dizem, ele tem uma casa onde mora, e outra alugada, tudo com presentes do Vinicius de Moraes!
 
Mas, para concluir, dizem que V.M. largou o Rio de Janeiro decepcionado com pessoas que se aproximavam dele somente para beber e comer de graça, e, quando ele os procurava para uma ajuda, ou até para bater papo, eles sumiam. Ele dizia que na Bahia era tratado como um Rei, sem nunca o pedirem nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário