sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

EU NÃO POSSO CHEGAR NO MES DE JUNHO, COMO GRANDE NORDESTINO QUE SOU, COM MUITO ORGULHO (DESCULPEM-ME, RACISTAS CONTRA O NOSSO FANTÁSTICO, TRABALHADOR E ONDE O BRASIL NASCEU!), QUE...


Não me lembre de um grande baiano, nascido na cidade de        , em plena linda região da Chapada de Diamantina (a primeira região escolhida pelo Império Português para nos roubar ouro, diamantes, etc., para, depois irem para Minas Gerais), e, também, a única região que mandou um pelotão de 200 homens para a Guerra do Paraguai, essa covarde guerra contra esse País, onde mais de 80% dos homens foram mortos, onde se juntou o Brasil, Argentina e Uruguai, sem motivo nenhum, para aniquila-los! Até o Exército Brasileiro, de forma envergonhada, deixou de comemorar, inclusive, devemos homenagear, apesar de tudo, centenas de brasileiros, argentinos e uruguaios mortos, repito-lhes, nessa guerra injustificável, como todas as demais! Por exemplo, a primeira guerra mundial foi iniciada para se vingar, pasmem, o assassinato de um Duque da Áustria, naquela época, formadora de um dos maiores impérios, O HÚNGARO-AUSTRÍACO, também, para a nossa felicidade, extinto! Mas, voltando à minha lembrança de um grande baiano, falo do GRANDE MENDES, um bonachão, curtidor da vida, onde nada o abala na vida, nem mesmo quando está sem dinheiro! Muito humano, mas, na hora do pau, vira uma fera! Vejam o que ele fez com um cara, chatissimo, porém, um pobre débil mental!
 
Em um dos São João da sua terra, muito festejada pelos baianos, ele, COMO UMA ESPÉCIE DE XERIFÃO DA CIDADE, DE FAMÍLIA TRADICIONAL, QUASE 'DONA DA CIDADE', tendo os país como ex-prefeitos; a irmã como juíza; o outro irmão como Delegado de Polícia, e, mais um sobrinho como promotor público, além de um primo deputado federal, como, também, diversos primos como vereadores , esse MENDES SE ACHAVA O DONO DO PEDAÇO, e, todos o respeitavam, inclusive, esse parentesco todo, com tantos poderes, mas, ele tinha um poder especial: além da gaiva, bonachão, curtidor, um mão aberta, também, tinha os seus momentos de RAIVA, e como!
 
Era do seu costume, também, dos familiares, amigos e conhecidos, fecharem a rua onde moravam, cerca de CEM CASAS, 97 eram da família, e, 3 dos capatazes (altamente perigosos, trazidos do interior de Pernambuco, onde, para matar um, bastavam não irem com a cara do futuro defunto!), mas, somente o faziam por ordens do MENDES! Mas, como esse teve uma formação religiosa, inclusive, até os 18 anos FOI COROINHA, quase padre, onde somente saiu porque desconfiou que o PADRE ERA GAY, e, como ele gosta muito de mulher, machão, saiu de baixo, e, pasmem, nunca denunciou esse PEDÓFILO, como todos da Igreja Católica, onde os denunciados já são de altas patentes da igreja, ou seja, atacaram quando ainda eram coroinhas, e, ai , imaginamos, COMO O MENDES SE SAFOU! Pois é, esse chatissimo doidão, que, além desse estado psicológico, tomava todas, e, de vez enquanto, fumava uma macoinha, botava prá quebrar! O MENDES JÁ NÃO O AGUENTAVA MAIS, PRINCIPALMENTE, QUANDO ESSA FIGURA CHEGAVA NO SEU LUXUOSO RESTAURANTE, O MELHOR DA CIDADE E REGIÃO, PARA pedir esmolas e favores aos clientes, e, ao próprio, onde, todos os dias, o dava café, almoço e jantar! Mas, veio a festa de São João, 25 de junho de 1920! Lá para as 0,30 desse dia, o MENDES, JÁ TOMANDO ALGUNS GOLES DE 'QUENTÃO' (LÁ O FRIO CHEGA A 5 GRAUS, Á NOITE), misturado por licores de todo tipo, com a barriga lotada de comidas típicas, recebeu a triste notícia: O DOIDÃO ESTAVA ABUSANDO NA FESTA! Não pensou duas vezes: AMARRA ESSE CARA NO POSTE E DEIXA LÁ! E, a festa continuou! Na manhã, o DELEGADO, irmão do MENDES, recebeu a denúncia que o doidão estava amarrado, tremendo de frio, e ai ele correu e mandou desamarra-lo! Para a surpresa, o doidão gritou: 'DE JEITO NENHUM, SÓ SAIU DAQUI SE O SEU MENDES ME TIRAR, POIS, ELE É UM AMIGÃO, QUE ME DÁ COMIDA TODOS OS DIAS, E, TENHO CERTEZA QUE ELE DESCOBRIRÁ ESSE SAFADO, DESUMANO QUE FEZ ISTO COMIGO, QUASE ME MATANDO"! O irmão, autoridade, desesperado foi atrás do MENDES, e, lá, ele cheio de pinga, dormindo, foi avisado, e, para a decepção do IRMÃO-DELEGADO, ele confessou que tinha sido ele, e mais: NÃO É PARA DEZAMARRA-LO , SOMENTE O FAZENDO LÁ PARA O FINAL DA TARDE! O delegado-irmão: "VOCÊ TÁ DOIDO, O DOIDÃO TÁ FRACO, SEM COMER E VAI MORRER ALI, E , SE SOUBEREM QUE FOI VOCÊ, EU, INFELIZMENTE, TEREI QUE PRENDER O MEU IRMAOZINHO CAÇULA"! Mas, não adiantou: o MENDES ESTAVA COM MUITA RAIVA DO DOIDÃO, CAUSADA NÃO SOMENTE NA FESTA, MAS, HÁ ANOS! Mas, a sua mamãe, ao ser avisada, deu-lhe um cascudo, uns dois tapões nas costas e o exigiu que fosse tirar o cara de lá, e ele foi! Contrariado, claro! Chegando lá, o doidão, quando o viu, começou a ri, vibrando com a sua presença, dizendo-lhe: "DEUS LHE PAGUE, MEU SANTO L.MENDES"!, e ele, todo envergonhado, começou a desarmara-lo, quando o doidão pediu-lhe: "EU SÓ ESTOU SAINDO DAQUI PORQUE É O SENHOR QUE ESTÁ ME TIRANDO, MAS, HÁ UMA CONDIÇÃO: O SR. ME DÁ COMIDA NA MINHA BOCA, COMO A MAMÃE ME DAVA QUADNO EU ERA CRIANÇA, e, ai, o L.MENDES, TODO MACHÃO, O RESPONDEU: "Você acha que eu SOU VIADO PARA DÁ COMIDA, NA BOQUINHA, DE UM HOMEM?" Por mim, você morreria ai, amarrado e com fome! Mas, 'tão humano', tirou o pobre do doidão, ainda com raiva, deu-lhe um pescoção e foi para casa terminar a grande ressaca da noite, pois, a turma da pesada já o estava chamando para, novamente, acender a fogueira (era tanta madeira que, se fosse agora, na era da ecologia, o MENDES ESTARIA PRESO!), e to....mar.....to.....das!
 
Eu, como todos estão vendo neste blogdopovão, pressinto que alguns amigos já estão quase com o pé na cova, portanto, gosto de homenagea-los ainda vivos, portanto, fiz essa , e mais para outros, como o CARRAPATO E O GEL BELEZA, portanto, não estranhem esses textos, meios particulares, pois, se trata de uma FUTURA HOMENAGEM PÓSTUMA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário