quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

"NÃO AO PESSIMISMO", PELO PAPA FRANCISCO EM SUA EXALTAÇÃO AO POVO DE DEUS, RECENTEMENTE LANÇADA!



"a alegria do Evangelho é tal que nada e ninguém no-la poderá tirar (cf.Jo 16,22). Os males do nosso mundo - e os da Igreja  não deveriam servir como desculpa para reduzir a nossa entrega e o nosso ardor. Vejamo-los como desafios para crescer. Além disso, o olhar crente é capaz de reconhecer a luz que o Espírito Santo sempre irradia no meio da escuridão, sem esquecer que, 'onde abundou o pecado, superabundou a graça' (Rm 5,20). A nossa fé é desafiada a entrever o vinho em que a água pode ser transformada, e a descobrir o trigo que cresce no meio do joio. Cinquenta anos depois do Concílio vaticano II, apesar de nos entristecerem as misérias do nosso tempo e estamos longe de otimismos ingênuos, um maior realismo não deve significar menor confiança no Espírito nem menor generosidade. Nesse sentido, podermos voltar a ouvir as  palavras renunciadas pelo Beato João XXIII naquele memorável 11 de outubro de 1962: "Chegam-nos aos ouvidos insinuações de almas, ardorosas sem dúvida no zelo, mas não dotadas de grande sentido de discrição e moderação. Nos tempos atuais, não VÊEM SENÃO PREVARICAÇÕES E RUÍNAS.....MAS A NOS PARECE-NOS QUE DEVEMOS DISCORDAR DESSES PROFETAS DE DESGRAÇAS, QUE ANUNCIAM ACONTECIMETOS SEMPRE INFAUSTOS, COMO SE ESTDIVESSE IMINENTE O fim do mundo. nA ORDEM RESENTE DAS COISAS, A misericordiosa providência  está-nos levantando para uma ordem de relações humanas, que, por obra dos homens e a maior parte das vezes para além do que eles esperam, se encaminham para o cumprimento dos seus desígnios superiores e inesperados, e tudo, mesmo as adversidades humanas, converge para o bem da Igreja"

UMA DAS TENTAÇÕES MAIS SÉRIAS QUE SUFOCA O FERVOR E A OUSADIA É A SENSAÇÃO DE DERROTA QUE NOS TRANSFORMA EM PESSIMISTAS LAMURIENTOS E DESENCANTADOS COM CARA DE VINAGRE. NINGUÉM PODE EMPREENDER UMA LUTA, SE DE ANTEMÃO NÃO ESTÁ PLENAMENTE CONFIANDO NO TRIUNFO. Embora com a dolorosa consciência das próprias fraquezas, há que seguir em frente, sem se dar por vencido.

O MAU ESPÍRITO DA DERROTA É IRMÃO DA TENTAÇÃO DE SEPARAR, PREMATURAMENTE,   O TRIGO DO JOIO, RESULTADO DE UMA DESCONFIANÇA ANSIOSA E EGOCÊNTRICA".

SE JESUS CRISTO, AO SER SACRIFICADO, NOS DEIXOU UMA FONTE DE ÁGUA VIVA, NÃO DEIXEMOS QUE NOS ROUBEM A ESPERANÇA"
 
Que lindo! Realmente é uma verdade! Como gostamos de lamentar da vida 'com barriga cheia', como falamos na Bahia! Li, há uns três anos, um psicólogo nos dando lições de vida:
 
1) Se não estar satisfeito com a vida, olha ao teu lado que verá centenas e centelhas de pessoas mais sofredoras do que você, inclusive, talvez, os seus problemas sejam várias e várias vezes mais graves!
 
2) Faça um balanço, como as empresas fazem, da sua vida:
    . como eu era; como sou hoje; e, qual era a minha expectativa, quando 'eu era' e como elas ficaram agora!
 
3) Por que eu quero ter muitas coisas que, na maioria delas, não as usarei! Por exemplo, 50 bolsas; 100 pares de sapatos; dezenas de calças; uma ansiedade, louca, em comprar, comprar tudo que aparece, e ai, o mercado, estudioso e atento como é, sempre o induzindo a comprar, comprar, desejar, sem limites, e conclui: PRECISAMOS TER FREIOS NA VIDA PAR VIVERMOS MELHOR! E nos disse: OS MALES DA MENTE, TODOS, SÃO CAUSADOS POR ESSA ANSIEDADE, SEM LIMITE!
 
E eu, concluo: QUANDO ESSA GENTE MORRER COMO LEVARÁ, NO CAIXÃO, TANTAS BOLSAS, TANTOS PARES DE SAPATOS, TANTOS VEÍCULOS, TANTA RIQUEZA SE O CAIXÃO SOMENTE CABE O CORPO E ELE NÃO POSSUI COFRES?
 
Um velho Rei da antiga Grécia, antes de morrer, acometido de uma grave doença, incurável, fez o testamento, exigindo que o seu corpo ficasse nú, sem nada, onde o caixão deveria ficar sem ser lacrado, pelo fato do seu desejo para que as suas mãos ficassem para o lado de fora, e, mais, ordenou que toda a sua fortuna em ouro, diamantes, pratas, etc. fossem colocadas no trajeto do funeral até ao seu túmulo, onde o povo que desejasse fosse pegando, sem nenhuma restrição ou punição. E ai, seus assessores , indignados, o perguntaram: "POR QUE, MEU REI?", e ele: "POR QUE DEUS ME ENVIOU AO MUNDO SEM ROUPA, SEM NADA, LÓGICO, AGORA QUE PARTIREI QUERO DEIXAR TUDO PARA OS SEUS VERDADEIROS PROPRIETÁRIOS", "E por que as mãos para o lado de fora?", "porque quero que todos saibam que fui embora com as minhas mãos vazias e limpas"!
 
Já pensaram se no Congresso Brasileiro, e, demais parlamentos deste País, executivos, judiciários agissem assim? O território brasileiro, um dos cinco maiores do mundo, ficaria abarrotado das suas riquezas, quase todas surrupiadas do povo do Brasil! E as mãos para fora do caixão? Não tenho dúvidas que elas, mesmo mortas, ficariam fechadas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário