terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

PARA TERMINAR DE FALAR, POR ENQUANTO, DO CARNAVAL DA BAHIA, PASSO-LHES UM TEXTO DE UM DOS MAIORES FOLIÕES DA BAHIA, GEO BELEZA, QUE ME EXIGIU RETIFICAÇÃO DE UM TEXTO QUE EU FIZ CONTANDO A SUA HISTÓRIA, 'VERDADEIRA', MAS QUE ELE ACHOU 90% MENTIROSO! ANALISEM!



!MIL E UMAS NOITES NO CARNAVAL", DE AUTORIA DE GERALDO BELEZA, QUE, PARA OS AMIGOS, TAMBÉM, GÉO BELEZA!

"Acordou feliz da vida, afinal era domingo de carnaval; tomou uma ducha fria, onde nem se enxugou para acordar de vez, do ensaio do bloco do jacu , saindo, como sempre, na limpeza do salão! A ansiedade era total! Não queria perder um só minuto da festa;  dez horas e ainda não estando pulando na avenida, era quase um golpe mortal,  além dos telefonemas dos amigos, um atrás do outro, marcando encontros : na barraca do Juvená (O fantástico filósofo e intelectual das noites baianas, uma das maiores injustiças que fazem com esse cidadão, símbolo da boemia, a sadia, da Bahia, desde os velhos tempos das festas de largo, e, sua querida e inseparável companheira, a linda MOMO, por sinal, estava charmosa, como sempre, na festa de itapuã, deste ano, como sempre faz! Mas, saindo um pouco do texto do Geo, mas, tenho certeza que ele ratificará, POR QUE JUVENÁ AINDA NÃO FOI HOMENAGEADO EM UM CARNAVAL DA BAHIA? ESTAO ESPERANDO O QUE? TEMOS QUE HOMENAGEÁ-LO, AINDA, EM VIDA! POR SINAL, NA ADMINISTRAÇÃO DO ESPORTE CLUBE  BAHIA, QUE FOI RETIRADA NA MARRA POR UMA DECISÃO DA 'JUSTIÇA BAHIANA', COM VÁRIOS DESEMBARGADORES INTERDITADOS PELO C.N.J., E QUE PROMETIAM MARAVILHAS E VEMOS QUE TUDO SE ENCONTRA MUITO PIOR, COM ATRASOS DE SALÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS, JOGADORES E OUTROS, E SEMPRE JOGANDO A CULPA NO MGF - até quando, sete meses após (?), recebi a promessa de que o Bahia homenagearia esse casal colocando os seus nomes nos seus padrões de camisa, mas, com essa gente ai....., até hoje nada, mas, continuando o texto do Geo, outros locais de encontro da raça biriteira: Praça Castro Alves, na Rua Carlos Gomes no Clube de Engenharia (local de 'revolucionários' contra o regime militar; de gays e lésbicas enrustidos, pois, na época era crime; etc., etc.), no 'relógio de São Pedro, na Av. Sete, etc., etc., ou irem para um apartamento, em frente ao Hotel da Bahia, no Campo Grande (na época a falida VARIG ERA A SUA PROPRIETÁRIA!), e lá, de binóculos, vendo turistas e demais hóspedes , nuas, se trocando de roupas! Era uma 'festa', onde esqueciam de todo o carnaval! Mas, um dia tiveram o dia de cão: ao olharem para um apartamento, viram lá uma suruba, entre seis gays, os deixando irritados!
 
A mamãe, muito querida, com apoio da irmãzinha (aquela que lhe sugeriu fazer uma mortalha com a cortina da casa da 'mamãe', vejam que é do 'mesmo sangue'), preocupadas com a grande carga de energia que o GEO PERDERIA, socavam nele todo tipo de comidas, principalmente, vitamina de: BANANA, COM NESCAU E LEITE; meia hora depois, CHÁ DE CATUABA (era o viagra dos pobres!) para que a sua grande resistência continuasse! Não se contentando, por exigência da sua amiga HELÔ, tomava outra vitamina: um copo, inteiro, de um liquidificador, de guaraná, canela em pó, mel, aveia e granola à gosto! O GEO SAIA COMO UMA TANQUE DE GUERRA DESGOVERNADO!
 
Assim que pisou na avenida, vejam quem ele o encontrou! BEBETO, vestido em uma mortalha multicolorida, que ele dizia: 'é a dos meus sonhos apesar de ter custado uma nota, onde irei pagar não sei nem como, em dez parcelas, mas não quero nem pensar nessa bronca; depois das 'cinzas' eu pensarei no caso"!
 
Vejam o diálogo entre esses dois foliões:
 
.  Bebeto:Géo, hoje à noite como vai ser?
 
. Géo: No Clube fantoche! (já estava de olho na mortalha do Bebeto);
 
. Bebeto: Mas, o Machado, na portaria é duro; no ano passado não conseguir entrar, onde acabei na
  porta, sentado no meio fio, chupando laranja, na esperança de ter acesso, mas, já quase de manhã,
  resolvi ir prá casa, puto da vida!
 
. Géo: Estou no Bloco do Beto da Piedade (vejam os nomes das figuras!), amigo comum, onde me
  'garantiu' três dias no clube (e querendo mostrar a mortalha feita com a cortina da mamãe pela
  irmãzinha), com tudo liberado; BEBETO, já hipnotizado com tanta mordomia, com os olhos quase
  soltando fora, gritou:
 
. Você não é meu amigo! Aqui e agora, me dê sua mortalha e tome a minha (ambos, por minutos,
  ficaram de cuecas em plena avenida, tanto era a pressa do GÉO PARA QUE O BEBETO NÃO
  DESISTISSE!), POIS, NÃO IREI PERDER O MELHOR CARNAVAL DE CLUBE DA BAHIA!
 
. E, o Géo: Vou mostrar que sou seu amigo, 'até debaixo ´d'água'! Aqui e agora, para que eu não me
  arrependa, me dê sua mortalha e tome a minha (pasmem, do 'fantoche').
 
E ai estava realizada a NEGOCIATA! Vejam que a CORRUPÇÃO NÃO É DE AGORA!
 
Bebeto ficou perplexo com a atitude do 'amigo', afinal teve uma demonstração dessa 'velha amizade'!
Ficou com a mortalha , conforme 'garantia do Géo, e esse 'grande amigo', ficou com a linda e cara fantasia do BEBETO! "Um negoção"! E mais: o Bebeto, feliz por essa negociata, coitado, pagou tudo para o Géo!
 
Ao chegarem à praça do povo (Castro Alves), deram de cara com DORGAL (nosso 'comandante'), com seu tradicional 'arroto Coca-Cola; DÉLIO, enroscado com uma 'japonesa', onde a prometia casamento e trazê-la da fria Tókyo para a Bahia! O problema era que ele não sabia japonês e ela português, mas, 'se entendiam"!; o FERRAZ; VIRGILIO E ZÉ, com duas lança-perfume da marca RODOURO, uma em cada bolso, e uma em cada mão (naquela época era perfume, liberada, mas, depois virou droga..!); Juarez e Célia tomando todas (que injustiça! Na época não saiamos da Igreja da Pituba, em' retiro'!) e o grande JOÃO UBALDO se esbaldando no bloco 'BARROQUINHA ZERO HORA', que ficava atrás do grande jornal da Bahia, onde esse fantástico jornalista e escritor escrevia uma das melhores colunas jornalísticas de todos os tempos: J.U.RIBEIRO!
 
Esse é o Geo! Não pensem que retratamos toda a sua vida de folião, talvez, uns 2%, mas, não é que esse curtidor se transformou em um dos melhores profissionais em consultoria organizacional da Bahia e do Brasil? Ele sempre nos diz: "NO CARNAVAL SOU UM, FORA, SOU OUTRO"!
 
.

Um comentário:

  1. É claro que foi omitido grande parte da história onde se tratava esbornia de Juarez que em todo carnaval fazia que nem o macaco, só queria esculhambar.

    ResponderExcluir