terça-feira, 18 de março de 2014

COBRAM DO LULA, DOIS GOVERNOS PRESIDENCIAIS, E DILMA, UM GOVERNO, AINDA NÃO CONCLUIDO, COMO RESPONSÁVEIS PELOS PROBLEMAS DE FALTA DE ENERGIA NO BRASIL!



Tudo para tentarem esconder que nos governos passados, especialmente, o do FHC, dois desgovernos, aconteceram vários apagões, de várias e várias horas, onde o sistema energético brasileiro não era interligado, além da produção ser insuficiente para o novo Brasil, com um crescimento populacional e industrial gigantesco! Eles não enxergaram! O Lula, nos seus dois governos, construiu barragens gigantescas, além da construção de linhas de transmissão de eletricidade, interligando todas as regiões do Brasil, cujo programa continua com a presidente Dilma, inclusive, hoje o Brasil já se encontra com todo o sistema interligado! A terceira usina atômica, infelizmente, já se encontra em construção no Rio de Janeiro, ao lado das de Angra dos Reis, e, já estão planejadas mais três no norte e nordeste do Brasil! Umas quatro usinas hidráulicas estão em fase de conclusão, onde não foram concluídas antes por problemas de autorizações dos Órgãos ambientais! Mais de cem usinas movidas à óleo, que não é o ideal, mas, para se evitar os apagões, elas ficam como reservas técnicas, inclusive, sendo usadas neste momento por falta de chuvas! Querem culpar o Lula e a Dilma  quando o verdadeiro culpado é 'SÃO PEDRO' que não manda as chuvas previstas!
 
Se chover nos meses de abril a junho, como sempre, nas regiões onde se encontram as usinas de energia, sem dúvida nenhuma, como em todos os anos, teremos água para movimentar todas as turbinas por dois a três anos, e, com a conclusão das que estão sendo construídas, umas quatro, e mais as demais opções energéticas, como a solar e eólica  que, juntas, poderão abastecer uma cidade como São Paulo!
 
Mas, a pergunta é a seguinte: se não desejarmos problemas dessa ordem, todos os anos, nesse período, será que desejaríamos um sistema a base da energia atômica como a do Japão? Por sinal, os japoneses estão exigindo o fim dessa energia, pelos perigos acontecidos depois do último terremoto, inclusive, o governo desse país já instalou milhares de torres para captar energia eólica em pleno mar desse País, já em funcionamento!
 
Mas, o que mais nos indigna foi o descaso dos governos passados, claro, antes do Lula, que autorizaram construção de barragens que são verdadeiras fábricas de seca dos rios e das regiões, pois, elas armazenam águas somente para produzir energias, claro, milhares de dólares, deixando faltar água até para à alimentação dos seres humano, animal e vegetal! Segundo um especialista em construção de barragens os modelos existentes nos EUA e Europa possuem dois tanques, um para armazenar água para produção de energia, e o outro para perenizar os rios, onde, o ano todo, possuem água! Eu mesmo fui testemunha desse descaso, desse erro de engenharia, esse erro de gestão pública, quando fui visitar o Município de Canindé do São Francisco, para conhecer uma imensa região criada pela barragem de xingó, uma das maiores do Brasil, criando um cânion  de mais de vinte km de água, passando por montanhas gigantescas de pedras, com divisas dos Estados de Sergipe, Bahia, Pernambuco e Alagoas, armazenando um depósito de água inesgotável, porém, nas épocas das secas simplesmente do outro lado de xingó não existe uma só gota de água para o povo, animal e vegetal, com o rio , totalmente, seco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário