segunda-feira, 24 de março de 2014

"NO FRONT: EXPOSIÇÕES, FILME E LIVRO CELEBRAM O CENTENÁRIO DE ROBERT CAPA, ÍCONE ENTRE OS FOTÓGRAFOS DE GUERRA", JORNAL O GLOBO, DE 22.6.2013:



No texto , abaixo, publicado sobre a guerra da Criméia, que é considerada a primeira guerra do mundo contemporâneo, muito antes da primeira guerra mundial, uma das novidades foi a introdução do correspondente de guerra nos campos de batalha, e, logo em seguida o surgimento da máquina fotográfica! A seguir, esse jornal trás uma reportagem sobre a vida de Robert Capa, considerado como o maior correspondente de guerra de toda a história!
 
Mito supremo do fotojornalismo os campos de batalha, morto em 1954, ao pisar numa mina: na comemoração do centenário de sue nascimento, 22 de outubro de 1913, exposições, filme e livro redefinem sua história em conflitos armados na Europa e na Ásia. Único repórter fotográfico autorizado a desembarcar com as tropas americanas na praia de Omaha, na Normandia, no DIA D (6 de junho de 9144), que redefiniu o resultado da Segunda Guerra Mundial com saldo negativo para os nazistas. Capa colecionou aventuras só imagináveis no roteiro de uma superprodução de Hollywood,. Fotografou cinco guerras ao redor do mundo; foi amigo de Pablo Picasso e Ernest Hemingway, namorou a atriz Ingrid Bergman e fundou uma das maiores agências de foto do mundo, a Magnum. Tudo isso estará no longa metragem "Close enough', já em produção.
 
 
De todas as fotos clicadas por capa expostas na Atlas, incluindo seis da coleção pessoal, Burdett destaca a clássica (e trêmula) imagem o desembarque de um soldado nas águas da praia de Omaha, no Dia D. Ela é a mais famosa das 11 que restaram de um acidente durante a revelação dos negativos, no escritório londrino da revista "KUFE". Espantado com a qualidade do material fotografado por capa, debaixo de tiros, o laboratorista Larry Burrows errou a mão na temperatura do processo de secagem das fotos e deixou velar 95 delas. As remanescentes ficaram mutiladas.
 
Ele foi o primeiro fotógrafo a registrar a entrada dos judeus na palestina vinda da Europa fugindo do nazismo, para, em seguida, serem os primeiros habitantes do novo Estado de Israel.
 
Homem do mundo, namorou Ingrid Berman e inspirou Hitchocock na construção do repórter fotográfico de 'janela indiscreta'. Mas seguiu sozinho, fiel à ideia que se tornou lema do fotojornalismo de ação: "SE A SUA FOTO NÃO É SUFICIENTEMENTE BOA É PORQUE VOCÊ NÃO ESTÁ SUFICIENTMENTE PERTO".
 
Capa viveu a vida assim, de bem perto. E assim pisou em uma mina quando cobria os desdobramentos da batalha de Dien Bien Phu, no Vietnam, em 1954. Seu corpo foi encontrado sem as pernas, mas com uma câmera e cada mão. Tinha 40 anos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário