quarta-feira, 19 de março de 2014

SAIU NO JORNAL O GLOBO, DE SÁBADO , DIA 15.3.2014, NA COLUNA DE ANCELMO GOIS, A SEGUINTE NOTÍCIA:



"A Riachuelo, a rede de lojas de departamento, postou no YouTube um vídeo estrelado por uma mulher branca sendo vestida por uma negra. Foi o suficiente para, na internet, ativistas acusarem a empresa de fazer propaganda racista. Por causa disso a Riachuelo resolveu retirar o filme do ar, ontem. Diz estar empenhada em 1democratizar a moda' e que a 1exclusão1 não faz parte de suas coleções"
 
Realmente, como bem diz os baianos em situações difíceis, 'estamos lenhados'! Isto é que é preconceito, racismo puro! Se fosse uma branca que tivesse no lugar da mulher negra, tudo bem, ninguém protestaria, mas, foi uma negra, ai o preconceito, que, na verdade é a VERGONHA DE SER NEGRO, pois, quem mais tem vergonha da cor é o próprio negro, simplesmente agem dessa forma racista! A loja, que não quer perder freguês, simplesmente, muda o comercial, mas, se ele colocar a branca para vestir a cidadã, não caberia, também, um protesto? Eu sei que nós não sabemos onde pararemos com tanto racismo, de ambos os lados! Para que mais vergonhoso, humilhante do que essas cotas que tanto eles defendem? Quem as criou, os EUA, já não aceitam mais, inclusive, por decisão da Suprema Corte desse País, e olhe que esse Órgão não é o nosso politiqueiro e duvidoso STF! Por sinal, perguntaram ao seu Presidente, um branco, porém, dos sete Membros, três são negros, e a decisão foi por unanimidade, por que essa CORTE DEMOROU TANTO PARA AGIR, e, ele, maravilhosamente, declarou: "Por que ninguém nos provocou!".  Eu fico indignado quando vejo, quase nada, é bom frisar, o porre do Programa do Faustão, um dos maiores puxa-sacos que eu já vi na minha vida, quando vejo aquela humilhação de uma bailarina negra e mais dezenove brancas, onde os câmeras focam, quase minuto por minuto as loiras e outras brancas, e, de vez em quando, a negra, isto é que é racismo, preconceito, e todos acham 'lindo'!
 
Lembro-me que aqui na Bahia, quando cheguei de Feira de Santana, a 110 km da Capital, em 1966, era comum os baianos de cor negra falar, com orgulho, que era baiano ou soteropolitano! Com os movimentos racistas negros, que exigiam mudanças, como: preto é racismo, negro é lindo; e, o negro baiano se declarar: 'SOU AFRODESCENDENTE' como se ser baiano era e é uma ofensa. Eu até sugerir para alguns negros, meus amigos e conhecidos, quando eles se julgam assim, que se mudem da Bahia e do Brasil e vão morar na África pobre, como o Laos, Angola, Moçambique, etc., e ai eles se sentirão, autenticamente, como AFRODESCENDENTE, um termo racista, criado pelos racistas brancos americanos, em plena escravidão, para distingui-los dos 'puros sangues americanos', inclusive, para joga-los nas linhas de frente das forças armadas do exército e da marinha (os da aeronáutica eram brancos e ricos, pois a chance de morrerem era mínima), onde 98% é de negros ou brancos pobres e imigrantes! Por sinal, por que descobriram o avião sem piloto denominado DRONES? Um dos grandes motivos era evitar a morte de pilotos brancos, todos oriundos de famílias ricas, pois, quando um branco desse morria até o Congresso dos EUA protestava, mas, os negros....., ah, levavam o KIT-MORTE: a bandeira do país, dobrada; o resto da farda; e uma comenda!
 
O que precisamos são de politicas públicas de inclusão, como o PROUNI, fantástico programa educacional, onde mais de UM MILHÃO DE JOVENS ORIUNDOS DE FAMILIAS COM RENDAS DE ATÉ TRES SALÁRIOS MÍNIMOS ESTÃO, MAIS DE 300 MIL DIPLOMADOS, E OUTROS, NESTE ANO CONCLUIRÃO OS SEUS CURSOS, TODOS ESTAGIANDO, GANHANDO BONS SALÁRIOS COMO ENGENHEIROS, MÉDICOS, ENFERMEIROS, ADMINISTRADORES, ADVOGADOS, ETC., onde já retiraram os seus familiares de áreas degradadas, muitos deles já com veículos próprios! E não essas ridículas e preconceituosas cotas, e não essas exigências absurdas para que se recupere todo o período assassino da escravidão em um espaço o mais breve possível, inclusive, até indenização econômica e financeira desejam como se todos os brasileiros brancos fossem culpados por essa escravidão, quando, na verdade, os brancos portugueses, holandeses, franceses, esses sim, foram os responsáveis! Na revolução da Bahia, o 2 de julho, se juntaram brancos baianos, índios, negros e caboclos (mistura de brancos, negros e índios) e expulsamos os brancos portugueses e outros, portanto, como podem nos culpar? Esculhambar com um branco pode, mas, esculhambar com um negro não! Vejam o exemplo das Lojas Riachuelo: que pecado ela cometeu em colocar uma negra para vestir uma branca, se, em uma amostragem de cem lojas de conserto e confecção de roupas femininas, 98% do seu quadro de pessoal é composto de pessoas da cor negra ou parda? 98% dos salões de beleza, homens e mulheres, é de pessoas da cor negra, e, ai, qual o problema fazer um comercial com um negro cortando o meu cabelo? E mais: de cada cem cabelereiros, não tenho dúvida, uns 97 são gays, e ai, se colocar um homem cortando o cabelo será preconceito contra a 'classe'?

Em recente pesquisa feita pelo IBGE, 80% do nosso sangue, dos baianos, é uma mistura de brancos portugueses, negros africanos e índios, e, ai como pode ter preconceito nessa faixa? E mais: somente 20% do povo de Salvador é de negros, o restante, brancos e morenos, ou seja, há décadas mentem ao dizer que SALVADOR É A CAPITAL MAIS NEGRA DO BRASIL, COMO, TAMBÉM, DIZEREM QUE SALVADOR É A CAPITAL DA FEITIÇARIA, QUANDO, SEGUNDO O IBGE, o Rio Grande do Sul , Porto Alegre especialmente, é a cidade que mais possui adeptos das religiões importadas pelos negros da África! Como prova mais consistente, passeiem pelo centro de Porto Alegre onde em cada cem metros encontraremos uma loja de produtos para atender a essas seitas! Em Salvador, dificilmente, você encontra uma, excetuando-se nas tradicionais áreas da periferia, e, na bicentenária 'feira de são joaquin', onde até BODE PRETO , GALO PRETO, ETC. existem para vendas para rituais de sacrifícios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário