quinta-feira, 13 de março de 2014

UMA DAS PREOCUPAÇÕES DOS ENTENDIDOS EM SOCIEDADE É SOBRE 'A PREGUIÇA', E, O PAPA FRANCISCO, QUASE SEMPRE, NOS PEDE QUE A EVITAMOS!



A preguiça é a pouca ou falta de disposição ou aversão ao trabalho, demora ou lentidão para fazer qualquer coisa. É o tédio ou a tristeza em relação aos bens interiores e espirituais. É um aborrecimento natural pelo trabalho no dia-a-dia, se o mesmo não tiver seu esforço recompensado.

Este sentimento faz com que as pessoas desqualifiquem os problemas e a possibilidade de solução. A preguiça não se resume na preguiça física, mas também na preguiça de pensar, sentir e agir. A crença básica da preguiça é 'não necessito aprender nada', levando a um movimento limitador das ideias e ações no cotidiano e traduzido pelo 'deixa para depois'. A origem da palavra vem do hebraico: atsêl, que pode ser traduzida por lentidão ou indolência: A preguiça é considerada pecado mortal ao se opor diretamento ao amor a Deus.

A característica básica da preguiça pode ser encontrada em pessoas que frequentemente adiam compromissos, decisões, projetos, mudanças, ou até simples afazeres rotineiros, comprometendo o resultado desejado, com a justificativa de que não houve tempo, ou que irá realiza4r outro dia, mas que na verdade, lentam ocultar uma insegurança exagerada em sua própria capacidade de agir. Utilizam-se do desânimo, esquecimento, como estratégia para fugir da necessidade de arregaçar as mangas e enfrentar a parte que lhes cabe realizar na vida. É como se sentissem imobilizadas perante à vida!

Eu retirei de um grande texto na internet, cujo titulo era: 'PREGUIÇA É O MAIOR SINAL DA FALTA DE AUTOCONFIANÇA'!
 
Gente, gostem quem gostar, mas, eu trabalho porque preciso, dizer, como vejo por ai: 'adoro trabalhar', realmente, acho uma grande falsidade! Um dia perguntei a um autêntico preguiçoso por que ele não fazia nada, e ele me respondeu: 'pra que, se acho tudo pronto'! E ainda me chateio quando dizem que BAIANO NÃO GOSTA DE TRABALHAR! E sabem por que dessa péssima e injusta fama? Quando os 'novos baianos' foram embora, para o Rio de Janeiro, onde alugaram uma chácara, na periferia da antiga 'Guanabara' (ah, que nome lindo!), onde não faziam nada, claro, excetuando-se jogar bola; fumar maconha; transar, não importando com quem, etc., etc., ai essa verdade foi transmitida para todos nós! Depois, o Caymmi, esse sim, preguiçosão, ficava horas e horas deitado em uma rede, na sua casa de Rio das Ostras, onde não fazia mais nada, pois, as suas lindas canções foram feitas ainda quando morava na Bahia, e, para consolidar essa 'fama', o Humorista fantástico Chico Anísio criou um quadro com um personagem, de um baiano, que ficava em uma rede (dizem que foi pensando em Caetano Veloso), onde até para beber água pedia apoio, de umas 'pretas velhas' e de uma jovem, engraçadíssima (cadê ela?), por sinal, esse personagem fazia o papel de um gay!

Nenhum comentário:

Postar um comentário