quarta-feira, 5 de março de 2014

INDIA E GUATEMALA, UM ACESSO DE CADA DESSES PAISES, NESSE PERÍODO DO CARNAVAL DESTE ANO! O PRIMEIRO DA GUATEMALA, MAIS DE CEM DA INDIA! EU NÃO ESPERVA TANTO....!



Mas, o meu terceiro e último balancete do Carnaval deste ano que , graças à Deus, acabou em todo o Brasil, claro, São Paulo, pela madrugada, e, no Rio de Janeiro, Recife e Salvador até quase uma hora de hoje!

EU NUNCA ACEITEI E NÃO POSSO ACEITAR o vazio dos poderes públicos em deixarem que um grupinho de aproveitadores, de um lado 'artistas' e mamadores das tetas dessa festa, e, do outro, um bando de desocupados, ou, irresponsáveis que não estão nem ai para os seus empregos, criem mais problemas do que já foram criados por esses carnavais em bairros, vias públicas, ou seja, em toda a cidade!

Antigamente, assistíamos o encontro de trios elétricos na Praça Castro Alves, que começava lá para as O hora do último dia do carnaval até lá para às 6 da manhã, vários trios, bandas, cantores, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Dodô e Osmar, Armandinho, Luiz Caldas, Lui Muritiba, e outros, apesar de nunca eu ter ficado ali, naquele caldeirão infernal que ficava aquela praça, logo no início da manhã tudo estava acabado, inclusive, a turma da limpeza já estava em ação! A cidade voltava ao normal!
 
Eu não sei como ainda existem pessoas que ainda aguentam ouvi Ivete Sangalo, Claudia Leite, Márcio Vitor, o malucão do Carlinhos Braw, e outros menos conhecidos, cantando as mesmas músicas que cantaram em todo o carnaval, mais de sete dias, e, mais ainda, essa raça usa e abusa dos baianos e turistas, desde setembro do ano passado, de segunda a segunda, tocando, pasmem, as mesmas coisas!
 
Hoje, morri de ri, assistindo a 'despedida' do Bell Marques, meia noite de ontem, com aquelas tranças de meninão (eu nunca vi um cara já sessentão, terceira idade, onde os cabelos, tesão e outros problemas aparecem, e o Bell com aquelas longas tranças! Hoje, vi pela tv que elas são grossas, loiras e trançadas! Por sinal, alguém da sua assessoria colocou aquele ridículo lenço, que cobre a careca (quando ele tocava no bloco Trás os Montes, na década de 70, já estava quase careca!), e não se preocuparam em coloca-la sobre as suas sobrancelhas, ou seja, taparam tudo! O Bell ficou parecendo um 'boi de careta"! Mas, ele lançou uma nova música, na sua despedida do Chicletes: a música mais linda da Igreja Católica Apostólica Romana, a SACRA 'AVE MARIA"! Que novidade! Todos os anos um 'homem de fé' faz essa homenagem! Do outro lado, 'homens' e 'mulheres', os novos BELGUETES, LOUCÕES! Vejam que são BELGUETES E NÃO BREGUETES COMO ERRARAM ANTERIORMENTE!
 
Mas, ainda sobre o Bell, eu quero saber se no próximo carnaval da Bahia, em 2015, se haverá privilégio para esse cidadão na formação da fila de desfile, pois, pelo critério normalizado novos trios ficam para o fim da fila, e ai, quero ver se irão privilegiar o Bell, como fez com o trio dos seus filhos, dois pobres 'cantores', que, graças à Deus, não desfilaram com o seu trio, onde tiveram uma 'canja' em um dia do camarote da tv bandeirantes, por sinal, 'uma animação' que dava sono!
 
Digam-me se algo mudou nesses últimos vinte carnavais da Bahia, excetuando-se a população de Salvador, hoje com mais de 3 milhões de habitantes? Como essa Band passa centenas de horas de imagens mostrando o perfil dos trios e sobre ele, com aquela turma cantando, cantando e alguns querendo se mostrar, como a Ivete Sangalo, antipática, metida a 'meininha', pornográfica, onde a única coisa que apresentou foi uma musiquinha, sem letra, chamada ALEGRIA, ...ALEGRIA.. , pegando o bonde da música do Márcio Vitor, esse sim é que merecia ser o cantor e com essa música os melhores da festa e não Ivete, repetitiva, com piadinhas contadas há décadas! Mas, a band não é boba e queria fazer média com ela , muito mais conhecida, nacionalmente, do que o M.V.! Que injustiça fizeram com esse rapaz, mas, se eu fosse ele ficaria HONRADO, POIS, A MULTIDÃO DO CARNAVAL CANTOU A SUA MÚSICA E O APLAUDIU! Antes, viajei de Salvador para Rio G. do Sul, São Paulo, Rio , Minas Gerais e chegamos em Salvador, pelas brs-101 e 116, em centenas de pequenos munícipios, capitais, todos cantando o LEPO, LEPO!
 
Quem foi na onda da prefeitura e governo do Estado para que deixassem os seus carros e fossem de táxis ou ônibus se f.........! Quem caio nesse conto nunca mais irá para o carnaval! Pergunto-lhes: se a cidade parou porque esses incompetentes, em Seu Sec. de Transportes do Município, por que não destinou quase toda a frota para pontos estratégicos, como: Largo do Rio Vermelho; Largo em frente ao Mercado Modelo; Avenida Garibaldi, Vale do Canela ? Quem deve ter adorado foram os donos das frotas de veículos, esse cartel violento, que inferniza a vida dos baianos há décadas, que deixou a sua velha frota guardada e o povo se campando! Os taxistas, com honrosa exceção, verdadeiros ladrões, aproveitadores, onde somente faltaram nos assaltar! Um amigo, com a esposa, pediu uma corrida para o bairro da Pituba, saindo de Ondina, e o vagabundo taxista o disse: só saio daqui por R$200,00 (o trajeto não dava 6 km!).
 
Saindo desse famigerado carnaval da elite de salvador, vamos ao Rio de Janeiro, que, excetuando-se os pré-históricos do sambódromo, que servia de lavagem de dinheiro sujo do jogo do bicho e outras contravenções, carnaval feito para uma elite endinheirada, feita por pobres 'carnavalescos', que passam todo o ano juntando dinheiro, quase tirando das suas mínimas necessidades, para, pasmem, se VESTIREM DE REIS, RAINHAS, IMPERADORES, ETC., para , menos de duas horas depois, subirem os morros da 'cidade maravilhosa'! Mas, o Rio estar nos dando exemplos de um fantástico carnaval, há anos, com aqueles blocos, cantando músicas lindas e inteligentes, as famosas 'marchinhas'! E não me venham dizer que é retrocesso, pois, o Forró, há séculos, com a mesma fórmula, é sucesso ano a ano, claro, com ramificações do tipo SERTANEJO, por sinal, maravilhoso! Aqui, na Bahia, essa raça do Axé, já o quarto ritmo dos baianos, que nunca mais produziram letras e músicas que prestassem (o Lepo, Lepo não é axé!), principalmente o 'HOMEM' DANIELA MÉRCURY, inventando um bocado de porcarias, como: até trazer um pianista americano, em um dos carnavais do passado, onde colocaram o gringo sobre o trio, sem iluminação, e o pobre tocando e o público vaiando e outros como se estivessem anestesiados; outro carnaval essa cidadã decorou um dos seus trios com um varal de roupa velha, com calçolões e cuecões, rasgados, pendurados ao redor do trio! Já trouxe  outras porcarias, todas sem nenhum vinculo com o Carnaval! A Claudia Leite, já cansando, também! Eu entendo que música para carnavais são músicas típicas dessa festas, e não essa mistura catastrófica que vemos por ai! Estão, homeopaticamente, acabando o nosso carnaval! O do Rio de Janeiro sendo revigorado, ano a ano, lindo, alegre, com mais de 300 blocos; Belo Horizonte; Brasília, etc.. Espero que chegue, com urgência, para Salvador! A terça-feira, no circuito já batizado de Sérgio Bezerra, um grande folião, amigo, do berço do fantástico Jacu, conseguiu criar o circuito de bandas de instrumentos de sopros, etc., já um sucesso, agora, sem estrutura mínima, como sanitários, etc., ai, amigo S.B., não vai colar! E o de Recife, com aqueles bonecões  horríveis, com 'atrações' do século passado, como Alceu Valença, Elba Ramalho (linda no forró, péssima no carnaval), ai, também, ninguém aguenta! Levaram até o Moraes Moreira (vejam como está parecendo com aquele boneco 'FOFÃO'!) para cantar lá, depois de ser rejeitado aqui na Bahia.
 
Não há dúvidas que o carnaval da Bahia já era! Ninguem aguenta tanto sofrimento para ir para os circuitos; para se alojarem lá, como encontrar espaços para os veículos, além dos 'guardadores', quase todos ladrões e exploradores! Como é que a Prefeitura de Salvador aceita milhões de reais de duas cervejarias, criando um cartel para as duas em todo o carnaval, e, ao MESMO TEMPO, PEDEM: SE BEBER NÃO DIRIJA, SE DIRIGIR, NÃO BEBA, ou seja, uma farsa! Ai, fico em dúvida: JÁ PENSARAM SE O CARTEL DA DROGA DE MEDELIM, NA COLÔMBIA, resolver patrocinar o carnaval da Bahia, e ai, irão proibir drogas?
 
Mas, uma coisa ficou marcada na minha imagem: UM CADEIRANTE, JOVEM AINDA, RESOLVEU CURTIR O CARNAVAL DE SALVADOR, PASMEM, DE ÔNIBUS! E ele ainda protestou pelo fato de estar há mais de quatro horas no ponto de ônibus para voltar para a sua casa, e, a gente vendo a multidão entrando nos ônibus pelas janelas, portas sem se fecharem, empurrões, etc., e esse 'louco' ainda vai para as ruas! Um amigo, vendo aquilo, disse-me: "SUICÍDIO, ELE QUER SE MATAR"! E eu o perguntei: "Como a sua família permitiu?", "Claro, esperando que o matem"!
 
Além desse herói, outros acontecimentos me marcaram: eu não vi, em nenhum dia, o Carlinhos Braw falando como um louco, como sempre fez nos carnavais passados. Acho até que ele somente tomou 'água' e 'fumou' cigarro de palha como os homens da zona rural fazem! Mas, o cara não tem jeito mesmo: não é que ele REZOU O PAI NOSSO, NO FINAL DO ARRASTÃO? E , logo depois, uma 'oração' de um candomblé! Realmente, é uma figuraça! A única coisa que ele não emplacou foi aquelas 'porras' que ele inventou e que a FIFA decretou para segurarmos nos jogos da copa, onde logo os baianos a apelidaram de 'culhões do carlinhos', e que a fantástica torcida do Bahia, reconhecida pela CBF como a TORCIDA DE OURO DO BRASIL, a rejeitou e sendo proibida por essa FIFA! Eu acredito que tenha sido a única rejeição do Brasil as exigências da FIFA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário