quarta-feira, 5 de março de 2014

QUARTA-FEIRA DE CINZAS, VAMOS MEDITAR!


"A FÉ E A FAMÍLIA", DO PAPA FRANCISCO, UMA PÁGINA DA   SUA PRIMEIRA ENCÍCLICA DO SEU PAPADO 'LUMEN FIDEI', SOBRE A FÉ!


No caminho de Abraão para a cidade futura, a Carta aos Hebreus alude à bênção que se transmite dos pais aos filhos (cf. 11, 20-21). O primeiro âmbito da cidade dos homens iluminado pela fé é a FAMILIA; penso, antes de mais nada, na união estável  do homem e da mulher no matrimônio. Tal união nasce do seu amor, sinal e presença do amor de Deus, nasce do reconhecimento e aceitação do bem que é a diferença sexual, em virtude da qual os cônjuges se podem unir numa só carne (cf. Gn 2,24) e são capazes de gerar uma nova vida, manifestação da bondade do Criador, da sua sabedoria e do seu desígno de amor. Fundados sobre este amor, homem e mulher podem prometer-se amor mútuo com um gesto que compromete a vida inteira e que lembra muitos traços da fé: prometer um amor que dure para sempre é poss´viel quando se descobre um desígno maior que os próprios projetos que nos sustenta e permite doar o futuro inteiro à pessoa amada. Depois,a fé pode ajudar a individuar em toda a sua profundidade e riqueza a geração dos filhos, porque faz reconhecer nela o amor criador que nos dá e nos entrega o mistério de uma nova pessoa; foi assim que Sara, pela sua fé, se tornou mãe, apoiando-se na fidelidade de Deus à promessa (cf. Heb 11, 11).
 
Em família, a fé acompanha todas as idades da vida, a começar pela infância; as crianças aprendem a confiar no amor de seus pais. Por isso, é importante que os pais cultivem práticas de fé comuns na família, que acompanhem o amadurecimento da fé dos filhos. Sobretudo os jovens, que atravessam uma idade da vida tão complexa, rica e importante para a fé, devem sentir a proximidade e a atenção da família e da comunidade eclesial no seu caminho de crescimento da fé.
 
Hoje, pela band, à noite, duas vítimas terríveis da falta de fé! Duas mães, uma teve o seu filho assassinado pelo outro, ambas desesperadas, também, os seus pais! Perguntaram a ambas se sabiam do relacionamento homossexual de ambos, e elas disseram que não! O jornalista as perguntou se não tinham acesso ao facebook, de ambos, onde toda a população da cidade, pequena, do interior do Estado de São Paulo sabia, onde trocavam 'mensagens' de 'amor', e os pais disseram que não! É como diz o nosso Papa, acima, temos que acompanha-los, em cada minuto, em toda a sua vida! Conheço alguns que dizem assim: "MEUS FILHOS JÁ CRESCERAM, JÁ SÃO DE MAIOR IDADE, PORTANTO, ELES QUE SE VIREM"! Terrível!
 
Meus pais nos diziam: 'ANTES NÓS NOS PREOCUPÁVAMOS COM VOCÊS, DEPOIS VIERAM OS GENROS E NORAS, DEPOIS NETOS E BISNETOS, PORTANTO, COMO PODEMOS DESCANSAR? E complementava, maravilhosamente: "JÁ PENSARAM SE NÃO TIVÉSSEMOS ESSAS PREOCUPAÇÕES, IRÍAMOS VIVER PARA SEMENTES?" Ela viveu até os 88 anos, bem vividos, mas, o meu Pai, infelizmente, com 60 anos, também, bem vividos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário