quarta-feira, 26 de março de 2014

REDES SOCIAIS, UM EMARANHADO DE SIGLAS QUE NOS DEIXAM LOUCOS!



São ferramentas digitais que facilitam o contato entre as pessoas (os internautas) se que encondtram nas diferentes partes do mundo, as chamadas 'praças virtuais'.

No site "The Socialpedia (thesociaalpedia.wordpresse.com.) encontramos o conceito de algumas das principais utilizadas pelo mundo das comunicações digitais:

. Facebook: a maior rede global do mundo, funciona com um algorítmo que leva e consideração suas preferências e relacionamentos; quanto mais você interage com alguém, mais a plataforma incentivará essa relação. Essa é minha: quando criaram essa ferramenta, os seus idealizadores apostavam em um público anônimo, onde a base da comunicação seria, por exemplo, muita fofoca! Para surpresa dos mesmos, com pouco tempo, viram que as pessoas estavam se identificando, e o mais grave, falando coisas pessoais, até mesmo íntimas! No ano passado o Presidente Barack Obama declarou: "Lá em casa, eu, Michelle e as meninas não entramos no facebook, apesar de admirarmos, pois, achamos que escrever algo nele é como escrevermos, também, em um muro de uma praça pública"! Ou seja, a intimidade ficou devassada no Facebook! Como existem pessoas fáceis, até ingênuas, que usam essa ferramenta para falar tanto, apesar de, na minha concepção, 90% de mentiras e mentiras! Dificilmente encontramos crises pessoais ou familiares no facebook! Somente 'festas'! Mas, existem outros sucessos, como a interação entre as pessoas, de vários lugares do mundo, como se estivessem próximas! A democracia passou a ser temida pelos ditadores com o facebook! Ditaduras foram acabadas ou rachadas por esse facebook! Até mesmo denúncias contra maus empresários foram valorizadas no facebook, pois, basta ameaçármos que denunciaremos o produto no facebook para o mau empresário correr para resolver o problema! Mas, não podemos devassar as nossas vidas, especialmente, das famílias! O descontrole é quase total!
 
. Twitter: permitir que se mande um recado com, no máximo, 140 caracteres por postagem é o máximo, principalmente, para quem não gosta de ler, de escrever, portanto, é uma ferramenta importante!
 
. Linkedin: ela foi concebida para a realização de negócios. Nela podemos colocar o nosso curriculum vitae, até mesmo fazer a nossa propaganda pedindo emprego! Milhares são selecionados e contratados por grandes e médias empresas! Acabaram-se os tradicionais avisos em jornais solicitando candidatos!
 
. Instagram: focado no compartimento de fotos onde o usuário pode tira-la ou retira-la no momento que desejar. Eu acho um aplicativo dos piores dos existentes, pois, para que se colocar na rede a sua foto se ela somente interessa aos seus próximos? De vez em quando lemos, ouvimos e assistimos atrizes, cantoras, cantores, etc. 'protestando' porque as suas fotos, nuas, estão expostas ao público! E quem foi que tirou essas fotos? Elas mesmo! Ora, se não queriam se expor, por que as tiraram? Claro, para aparecerem, e vejam que as autoras são sempre atrizes, atores, etc. em fase terminal de carreiras!
Ontem, uma jovem, ex-namorada de um jogador, revoltada porque a sua foto, nua, tinha sido divulgada pelo instagram, pelo seu ex-namorado! O repórter o perguntou: 'e essa foto você permitiu que ele fizesse?" "Não, foi eu mesmo que fiz e o entreguei"!
 
. Tumbir: é plataforma em blogs com postagens curtas, incentivando bastante a interação entre os usuários. Parece um pouco com o twitter. Eu nem conhecia essa!
 
. Flickr: também baseada em troca de imagens, porém, com facilidades para a procura de novas imagens, inclusive, até do passado, etc., etc.. Eu também não conhecia.
 
. Reddit: Você aparece ou não, dependendo da sua imagem se positiva ou negativa, dependendo do interesse do receptor. Não o conhecia mas deve ser perigosíssima! Alguém fazer de você uma imagem negativa para prejudica-lo!
 
. Filmow: o usuário classifica os filmes que já assistiu e seleciona aqueles que ainda quer assistir, contando com análises de outros usuários. Eu não o conhecia, mas o achei legal!
 
. Badoo: incentiva os relacionamentos amorosos ou não. O foco é a interação entre as pessoas. Eu já o conhecia, mas, jamais o acessei, inclusive, por achar de baixa categoria! É um verdadeiro 'puteiro' eletrônico! Não aconselho que pessoas que se prezam participar desse instrumento! Ele parece muito aquelas páginas dos jornais onde garotos e garotas de programas, gays, etc. se oferecem para a prática do sexo!
 
. Skoob: semelhante ao Filmow, mas para livros. Também, não o conhecia.
 
. Pinterest: baseado na divulgação de imagens e quadros. Não o conheço mas deve ser legal;
 
. Whatsapp: é um dos aplicativos mais avaliados do Brasil. Fantástico. Eu adoro, principalmente, por economizar dinheiro com ligações telefônicas e pela rapidez do recado. Querem acabar com os serviços do carteiro!
 
. Wechat: similar ao whatsapp, porém com a exigência de criação de grupos;
 
. Vine: rede de vídeos do Twitter. Você pode fazer vídeos de no máximo seis segundos. Não o conhecia mas entendo que é uma boa desde que seja direcionado para uma pessoa, que nãos seja público! Eu também não o conhecia!
 
Portanto, minha gente, achei interessante passar-lhes essas informações, pois, como me julgo um semianalfabeto nessa área, resolvi que todos vocês, claro, os que possuem o mesmo nível do meu conhecimento tomem conhecimento.
 
Mas, o que me preocupa é a loucura do surgimento de novas ferramentas! Ouvi de um brasileiro, que possui uma empresa de tecnologia em informática, de São Paulo, que todos os anos, duas vezes, viaja para o Vale do Silício (EUA) a procura de novidades, onde, segundo ele, quase todos os dias aparecem, muitas verdadeiros lixos, outras, fantásticas! Disse-nos que é comum nos restaurantes e bares dessa região (Califórnia), em salas especiais, encontrarem jovens, universitários das faculdades voltadas para a tecnologia da informática, reunidos para bolarem novos aplicativos, etc., e, depois, tentarem vender por milhões e milhões de dólares aos famosos como Facebook , Microsolft, etc., etc.!
 
Eu gostaria de criar uma ferramenta onde o cidadão ao perder o seu controle emocional, até mesmo econômico-financeiro, recebesse uma CARGA ELÉTRICA, QUE NÃO O MATASSE, APENAS DANDO-LHE SUSTO, para que se controlasse, mas, infelizmente, 'não é a minha praia' essa tecnologia! Por exemplo: ao invés de contar até dez como Lula nos aconselhou para não ofender alguém, assim que a descarga emocional começasse, o cidadão receberia um choque de advertência, o paralisando por segundos; a mesma coisa, por exemplo, com um cidadão ou cidadã que adore gastar acima das suas condições econômico-financeira, onde, ao chegar em uma loja, e ver algo que o desperte, na hora, recebesse, também, um choque elétrico, brando, claro, que o tirasse da ideia de realizar essa compra, especialmente, quando admirasse bolsas, sapatos e bijouterias, ah que alegria eu ficaria! Eu irei torcer para que ainda surja, claro, se o mercado permitir!
 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário