sexta-feira, 21 de março de 2014

O POVO TÁRTARO, VÍTIMAS DA ANTIGA UNIÃO SOVIÉTICA, DO NAZISMO, E, AGORA, DA RUSSIA!



Em uma reportagem do Jornal O Globo, de 1.3.2014, com o título "TÁRTAROS TAMBÉM ELEVAM A VOZ", o jornalista Henry Meyer e Kateryna Choursina, da Bloomberg News, diretamente da Criméia nos proporciona uma importante reportagem sobre esse povo!
 
É uma minoria muçulmana tártara que habita essa região por séculos! Expulsos da Criméia em 1944 pelo líder soviético Josef Stalin, quase a metade morreu de fome, sede e doenças. Os tártaros apoiam a oposição pró-Europa que derrubou o presente apoiado pelo Kremlin, Viktor Yanukovich. E a oposição deles à Rússia já provoca conflitos étnicos - e dá ao presidente russo, Vladimir Putin, a oportunidade de se concentrarem em frente ao prédio da prefeitura de Sebastopol para declarar sua fidelidade a Moscou. Milicianos montaram uma barricada com um veículo blindado no caminho para a cidade de Simferopol: 
 
.' Em um minuto nós nos tornamos cidadãos ucranianos e ninguém pediu a nossa opinião - disse Galina Sosluk, de 60 anos, viúva de um capitão naval russo que serviu trinta e três anos na frota do Mar Negro, queixando-se da independência ucraniana da União Soviética, em 1991, - não somos imigrantes. Nós nascemos e crescemos aqui. Neofascisas estão tomando o governo na Ucrânia'.
 
Essas conversas alarmam Refat Chubarov, chefe do Conselho do ovo Tártaro da Crimeia. Segundo ele, enquanto os tártaros da Crimeia ainda estiverem lutando por seus direitos, mais representação no governo e no parlamento e escolas em seu idioma nativo, a Ucrânia oferece mais segurança que a Rússia:
 
. 'nos últimos 250 anos, todas as desgraças que se abateram sobre o povo da crimeia vieram de Moscou. Nós temos alergia em relação à Rússia' - disse Chubarov.
 
Os Tártaros só voltaram à sua terra natal em 1989. São o povo indígena dali. Após a anexação de seu estado muçulmano de língua turca pela Rússia em 1783, centenas de milhares deixaram a região em ondas de emigração. Sob o domínio soviético, a repressão aumentou e culminou com deportações de Stalin. A população caiu para 300 mil -- de cerca de cinco milhões na época do Canato da Crimeia no século XVIII. Hoje é 12% da população de mais de dois milhões da Crimeia - em comparação com os quase 60% de russos!
 
Essa é minha: não existem dúvidas de que Stallin foi o maior assassino da história do mundo, ficando em segundo lugar o outro assassino austríaco Hither! Os dois 'até se entendiam', e muito, até quando o segundo o traiu mandando as tropas alemães invadirem a Rússia! O filho de Stallin, que admirava Hither, fugiu da Rússia e foi combater pelos nazistas, a própria Rússia e demais aliados! Hither, ao saber que o filho de Stallin estava na tropa alemã, autorizou a sua prisão, e, logo em seguida, começou a barganhar um acordo com Stallin! Esse, sanguinário como era, simplesmente ignorou os pedidos desesperados da sua mulher e não aceitou negociar com Hither que exigia a devolução de um general nazista por ele! Mas, Hither, mesmo não tendo sucesso, o manteve vivo, onde somente foi libertado com o fim da guerra por soldados da própria Rússia! Morreu em um hospital, em Moscou, onde o pai, STALLIN, não o visitou em momento algum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário