sábado, 8 de março de 2014

UM ACESSO VINDO DA GRÉCIA, O DÉCIMO DESSE LINDO PAÍS, E UM DA REPÚBLICA THECA, O VIGÉSIMO, QUE MARAVILHA!



Eu não conheço à Grécia, infelizmente, mas a Theca sim, onde fomos lá em 2012, na chamada "Europa Imperial"! Lembrei-me da minha Salvador, pois, ela é dividida em cidade alta e cidade baixa! Visitamos a Catedral da Cidade, cujo padroeiro é o MENINO JESUS DE PRAGA, que, para a nossa felicidade, dos baianos, especialmente, estavam celebrando missas para que a sua Imagem fosse visitar  Salvador, pela primeira vez na sua história! Eu somente não gostei por ter que pagar dois euros (mais ou menos R$4,00) para ter acesso à Igreja, de mais de um mil e novecentos anos, gigantesca, muito escura, cheia de pequenas capelas, cujo acesso era feito por várias entradas, todas com catracas! Eu achei um absurdo, e, ainda o Papa , hoje Emérito Bento XVI, E TODA A IGREJA PROTESTANDO pela falta de católicos, principalmente, em toda a Europa!
 
A ligação de uma cidade, a baixa, chamada NOVA, e, a alta, chamada VELHA, origem dessa Capital, toda protegida por Castelos, é feita por uma ponte, de mais de 2 km, com estátuas gigantescas de cada lado, muitas reverenciadas como se fossem altares, onde acendem velas, colocam flores, etc.!
 
Mas, vamos ao texto de hoje: DIA INTERNACIONAL DA MULHER, por que?
 
Em 1930, aproximadamente, o mundo industrial tratava o trabalhador como escravo, principalmente, as mulheres, onde muitos ficavam trancados nas fábricas, dias e mais dias, trabalhando mais de vinte horas , diariamente, com índices de mortes, muitas causadas por acidentes com máquinas ou suicídios, gerando grandes indignações, principalmente, por parte de intelectuais e familiares desses trabalhadores, gerando dai o surgimento de um dos seus mais importantes críticos que foi o Karl Marx, idealizador do regime comunista! Mas, em um dia dessa década, uma indústria, nos EUA, trancou 32 mulheres em suas dependências, exigindo que elas trabalhassem durante à noite, e, como protesto, elas colocaram fogo em objetos, que, infelizmente, se espalhou por toda a fábrica, gerando um incêndio total, onde todas elas foram mortas!
 
Essa catástrofe gerou protesto nos EUA e em toda a Europa, principalmente, junto aos ILUMINISTAS FRANCESES, dai surgindo as primeiras leis trabalhistas, principalmente, regulando a carga diária, que passou, inicialmente, para dez horas, e, anos depois, para oito horas como é até hoje! No Brasil, através do grande GETÚLIO VARGAS, em 1946, surgiram a famosa CLT, com FGTS, etc., etc.!
 
Por causa dessa catástrofe, em homenagem a essas trinta e duas mártires, se instituiu, em todo o mundo, o DIA INTERNACIONAL DA MULHER, na minha ótica, uma das poucas datas importantes que temos que comemorar! O que me irrita é que a minha mulher, hoje, ao acordar, me disse:
 
. hoje, é o meu dia, portanto, vá limpar a casa; corte as gramas do jardim; lave carro; vá comprar pão; faça café; lavar os pratos; etc., etc., e eu, querendo quebrar o pau, me lembrava: HOJE É O DIA DELA, TENHO QUE AGUENTAR! Como estou torcendo para chegar as ZERO HORA DE HOJE! E o DIA DO HOMEM QUANDO SERÁ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário