sábado, 1 de março de 2014

SEGUNDO BALANCETE DOS CARNAVAIS DA BAHIA, RIO DE JANEIRO, S.PAULO, RECIFE E OUTROS!



Estava assistindo pelas redes de tvs os carnavais, acima citados neste titulo, quando vi o repórter de uma delas dizer: "VEM AI A MAIOR NOVIDADE DO CARNAVAL DA BAHIA, AGUARDEM", e ai, já tediado com as mesmas cenas dos carnavais passados, fiquei ansioso pela novidade! E sabem qual era? O TRIO ELÉTRICO SABOROSA, QUE ESTREIOU NO CARNAVAL DA BAHIA EM 1960, PATROCINADO PELA CACHAÇA SABOROSA, onde já se encontrava no MUSEU DO CARNAVAL, HÁ MAIS DE QUINZE ANOS, ressuscitado pelo cantor CARLINHOS BRAW e outros! Meteram nova pintura, tiraram o nome da cachaça, já extinta há décadas por falência da indústria dessa aguardente, recebeu uma bolada de dinheiro público do Estado e da Prefeitura e desfilaram pelas avenidas como se fosse a MAIOR NOVIDADE DO CARNAVAL DA BAHIA DE 2014!
 
A fórmula é a mesma: dos lados das avenidas centenas de camarotes tomando conta do espaço público que deveria ser do povo, mas, no carnaval é doado para empresários do ramo que nos cobram uma fortuna, como diárias de R$1.200,00 para os melhores, e, os menos requisitados na faixa de R$300,00, e o povo jogado no lixo das ruas, pois, de um lado TOMAM PORRADAS DOS CORDEIROS DOS BLOCOS, QUE FICAM DONOS DAS VIAS PÚBLICAS NESSE PERÍODO, E, DO OUTROS, ESSES DONOS DOS PASSEIOS PÚBLICOS, ou seja, somente imbecis possuem coragem de ir para um carnaval desse, feito com o dinheiro do povo, mas, preparado para uma elite endinheirada!
 
Os caras que se dizem gestores do carnaval apelam para os proprietários de veículos que os deixem em casa e peguem táxis ou ônibus, e ai o sufoco é terrível!
 
Vejam o aperto que dois casais, amigos, tiveram ontem, ao pegarem um táxi no bairro de Stella Maris, distante 40 km do circuito barra-ondina, onde acertaram o preço de CEM REAIS! E ai, os casais já foram tomando whisky, onde bebiam na boquinha da garrafa! Depois de quase duas horas dentro do veículo, onde pegaram um engarrafamento infernal, chegaram no 'ponto final', ou seja, no bairro do Rio Vermelho, distante uns 5 km do circuito do carnaval! Ai começou o problema: o veículo táxi era impedido de entrar nesse circuito porque o taxista esqueceu de registra-lo, e ai, os passageiros , inconformados, queriam reembolso de parte dos cem reais! Depois de muita briga e sem resolver o impasse, resolveram andar, a pé, até o circuito, onde chegaram quase as 23 horas, ou seja, saíram as 18 horas do bairro de Stella Maris, ficaram duas horas no engarrafamento, e, ainda andaram do Rio Vermelho para Ondina, um sufoco terrível, inesquecível! Os dois homens queriam, de qualquer maneira, dar uma surra no taxista, e, as mulheres aliviando, e ai, ao som dos trios eles se empolgaram e esqueceram do sufoco! Mas, lá para as 4 horas, para voltar para casa, cheios de bebidas, e, com sono, pensaram no sufoco da volta, e, perguntaram a um e a outro, onde ficava o ponto do táxi, e, como todo baiano, diziam: 'ande um pouco, é a...li" e esse ali ficava a mais de 5 km! Mais aborrecimentos! Quando viram a fila, mais de trezentas pessoas, naqueles estados, os casais quase desmaiaram, de raiva e cansaço! Nesse momento toda a farra já era! Resultado, lá para as 6 horas  conseguiram entrar em um táxi, e, ao perguntarem o preço, o taxista foi logo dizendo: 'só vou por duzentos reais"! "Como, se eu paguei cem na vinda", e o taxista: "táxi falso"! "Faça-nos uma diferença de preço, e, ele: "qual lé, meu rei, quando eu chegar em Stela Maris e voltar para aqui já perdi vários clientes", e ai, o jeito foi pagar duzentos reais" Mas, como pagar se levaram valores menores, com medo de serem roubados? Tiveram que deixar o celular com o taxista para no dia seguinte receber a grana e eles juraram: NUNCA MAIS BRINCAREI O CARNAVAL DA BAHIA, SOMENTE QUANDO O METRÔ CHEGAR, e ai, um gaiato , perto, o falou: "se você for novo de idade, pode esperar, pois, pela minha expectativa, METRÔ DE SALVADOR SOMENTE DAQUI A UNS DEZ ANOS, lá para 2024!
 
Como as 'novidades' se repetem! Entra ano e sai ano e tudo se repete, mas, a fortuna de dinheiro público se triplica, e, ano e sai ano, o povo cada vez mais expulso dos circuitos!
 
Ontem, à noite, colocaram uma velhinha, de uns 88 anos de idade, líder de um terreiro de candomblé, em cima de um trio, sentada em uma cadeira de palha, parecendo uma 'rainha'! Eu nunca vi tanta falta de conforto para uma senhora nessa idade! Mas, parecia que ela estava feliz! E eu preocupado com o som altíssimo do trio , já provado uma das causas de muita surdez entre baianos e curtidores desse equipamento, onde os poderes públicos nada fazem para limita-los, mesmo tendo a lei do silêncio, nos ouvidos dessa senhora, mas, uma coisa me deixou intrigado: todos que falavam com ela chegavam perto dos seus ouvidos, ai, deduzir: deve ser quase surda para aguentar uma barra dessa!
 
Mas, um fato me marcou: pela primeira vez, depois de vários carnavais, vi o Carlinhos Braw falando alguma coisa com fundamento, ´de maneira clara, sem gírias, e ai, um conhecido, também, assistindo a entrevista, disse-me: 'deixou de fumar maconha', e eu , na maior inocência, o perguntei: 'e ele fumava?", "CO....MI....A"!
 
Vamos para o terceiro balancete! Eu quero falar algo de positivo!
 
Mas, e o primeiro dia do carnaval de S. Paulo? Como muita chuva, como sempre, também, a mesma fórmula! Eu fico indignado com os carnavalescos pelos temas escolhidos, sempre falando em riquezas e glamour, porém, o público, quase todo, inclusive, os sócios, pobres e vindos de favelas! Como gostam de se fantasiar de reis, rainhas , imperadores e imperatrizes! Quando acabam o carnaval, ah, a realidade chega, e ai, logo no fim do desfile, subirem mais de cem, duzentos degraus de escadas pelo morro acima, e lá,......a realidade crua e núa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário