quarta-feira, 2 de abril de 2014

2 DE ABRIL DE 2014, UMA DATA MUITO IMPORTANTE PARA O BRASIL, ESPECIALMENTE, PARA O POVO INDÍGENA DESTA NAÇÃO, E, TAMBÉM, PARA A BAHIA E PARA SÃO PAULO!



O Papa Francisco, hoje, assina decreto reconhecendo como SANTO DA IGREJA CATÓLICA O PADRE JESUÍTA JOSÉ DE ANCHIETA, que chegou em nossa terra em julho de 1553, com 19 anos de idade, onde aportou em terras baianas , no porto da barra, terceiro local onde os portugueses pisaram em terras firmes neste País: primeiro em Porto Seguro, sul da Bahia; logo depois, dias após no porto da barra, em Salvador, e, pela terceira vez, nessa data, também, no porto da barra, na linda e extensa Baia de Todos os Santos!

Deu início ao seu fantástico trabalho evangelizador, educador e catequizador do Povo Índio do Brasil, nesse momento de dominação pelos portugueses, ansiosos em aniquila-los, principalmente, por não enxergarem neles como seres humanos, e, sim, como feras brutais! Com um ano de convivência com  esse povo , Padre Anchieta, já era respeitado por eles, onde já dominava a sua língua - o tupi.

O seu trabalho evangelizador, educador e catequizador se deu em toda a costa do Brasil, de São Paulo, Guarujá e Mongaguá, Barueri, interior de São Paulo, até a costa do Maranhão! Incansável e perigoso trabalho, principalmente, em proteger esse povo dos dominadores, e, da sanha assassina dos 'bandeirantes' que tinham nos índios como inimigos das suas missões!

Ele criou a pedra fundamental da linda capital São Paulo, em janeiro de 1554, com a missa inaugural do Colégio de São Paulo de Piratininga, hoje o Pátio do Colégio, no centro dessa capital. Pela força ee prestígio que possuía entre os índios, Anchieta atraiu outros povos, como os nativos e colonos;

Em 1562 ele criou a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, essa linda e fantástica 'cidade maravilhosa' quando teve papel fundamental na expulsão dos franceses dessa cidade, cujo primeiro governador foi o português Estácio de Sá.
 
Padre Anchieta, com muita justiça, se tornará Santo, hoje, com decreto desse Papa e Jesuíta, da mesma Ordem Religiosa desse Padre, cujo processo corre há 417 anos depois da sua morte, tudo por causa da perseguição que sofreu essa Ordem pelos Reis de Portugal e Espanha, onde os jesuítas foram expulsos das suas terras, com todos os seus bens confiscados, deixando-a em estado falimentar! Também, não se confirmaram nenhum milagre atribuído ao Padre Anchieta, mesmo aqueles que os Índios afirmavam e divulgavam, infelizmente, já naquela época, 'INDIO NÃO TINHA APITO'! Ele era um Deus para esse Povo! Como os defendeu das sanhas assassinas de colonizadores portugueses, outros invasores como franceses e holandeses contra esse Povo, além de dar-lhes dignidades, educação, vida, etc., etc.!
 
Somente quando o jesuíta e Papa Francisco esteve no Rio de Janeiro, ano passado, que recebeu pedido da Igreja Católica do Brasil para que ele reabrisse o processo de canonização do Padre José de Anchieta, e, poucos meses depois, lá do Vaticano, ele ligou para o Cardeal de Aparecida do Norte, dando-lhe essa notícia!
 
Pensem bem, minha gente, esse jovem padre, espanhol, com 19 anos de idade deixou a sua Espanha, a Europa para desbravar um novo país, quase todo de florestas, rios e índios, vivendo nas piores condições de vida, dando a sua vida para um povo, indígena, não ser massacrados pelos colonizadores e invasores! Portanto, para que milagre maior do que esse?
 
Apesar de muitas proteções existentes para esse Povo, até hoje, são massacrados! Claro, a situação hoje é mil vezes melhor, mas, ainda passam por tantas misérias! A única coisa que não aceito é a interferência de ONGs estrangeiras, que se apresentam como defensores desse povo, mas, na verdade são exploradores dos mesmos, principalmente, pesquisadores da flora e fauna do Brasil nas suas florestas! Milhares de medicamentos são produzidos hoje por multinacionais farmacêuticas, cujas matérias primas foram extraídas, ilegalmente, da Amazônia e outras florestas do País, sem pagarem nada a esse povo e nem ao nosso Brasil! No ano passado, uma delas, querendo praticar terrorismo, botou na cabeça de lideres indígenas de que o local onde se encontra o Maracanã, há séculos, pertencia a um povo indígena! Foi uma luta policial, da justiça e do governo do Rio de Janeiro para convence-los, e, alguns expulsos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário